Qual foi a última vez que você fez uma compra importante sem antes consultar alguma informação sobre o produto na internet? Ainda pensando sobre isso, qual foi a última vez que você fez uma pesquisa sobre algo e não usou o Google?
Todos os dias, milhares de pessoas em todo o mundo realizam buscas na internet com a intenção de comprar algo, assim como você. Quantas delas podem estar buscando soluções oferecidas pela sua empresa?
Se você sente que o tráfego do seu site não corresponde ao volume de potenciais clientes, talvez seja a hora de investir em uma boa estratégia de SEO. Quer entender mais sobre o problema? Este artigo é para você.
O que é SEO?
Em termos simples, SEO é a otimização de sites para mecanismos de busca, ou Search Engine Optimization. Na prática, o SEO é um conjunto de técnicas usadas para gerar tráfego orgânico, sem o uso de anúncios pagos, para o seu site, proveniente dos buscadores, como o Google ou o Bing.
Segundo pesquisa divulgada no final de 2019 pelo Neil Patel, a maioria das visitas em sites é de origem orgânica, seguida do e-mail e tráfego de referência, aquele que ocorre quando o visitante vem de outra página ou escreve o endereço de seu site na barra de pesquisa.
Outros resultados encontrados pela pesquisa State of Search Brasil, realizada pela agência Hedgehog Digital, Opinion Box e a SEMrush, também corroboram esse fato. Segundo o estudo, 44% dos usuários preferem os resultados orgânicos, enquanto apenas 10% dos entrevistados relatam clicar nos anúncios frequentemente.
Entende-se, portanto, a importância de oferecer um conteúdo relevante para o seu cliente no momento em que ele está procurando por uma solução.
Por que investir em SEO?
Se você ainda tem reservas sobre investir nessa importante abordagem de marketing, nós temos alguns argumentos que podem convencê-lo, de uma vez por todas, que esse é o caminho certo para a sua empresa.
Abaixo, entenda melhor por que você deveria adotar o SEO no conteúdo da sua empresa.
Apareça entre os primeiros resultados na pesquisa de termos relevantes para sua marca
Enquanto fazem buscas na internet, seus potenciais clientes não querem ter que perder muito tempo procurando por uma solução. Temos certeza de que você, como consumidor, pode entender.
Por isso, pode até ser que seu conteúdo seja rico e relevante para seu cliente, mas, se ele não estiver entre os primeiros resultados na busca, ninguém nunca vai saber. Seguir as melhores práticas de SEO, portanto, é essencial para garantir que o seu conteúdo seja realmente lido.
Torne-se referência no mercado
Na busca orgânica, grandes e pequenas empresas competem de igual para igual e apenas as melhores estratégias de SEO vencem. Portanto, se a sua página oferece um conteúdo melhor e mais relevante, sua empresa será vista como referência aos olhos do cliente, e isso é valiosíssimo.
Entenda como funciona o SEO para pequenas empresas
Aumente suas vendas
Sabemos que você não quer que as pessoas simplesmente leiam o seu conteúdo, certo? É importante que elas também convertam de alguma forma. O estudo State of Search Brasil mostra claramente que os comportamentos de busca estão intimamente atrelados aos comportamentos de compra, mesmo para aquelas que ocorrem no offline.
De acordo com dados coletados, 28,9% das pessoas realizam uma busca na internet antes de comprar em uma loja física. Para compras gerais, que incluem o e-commerce, o número sobe para 36%.
Percebe-se, dessa forma, que o SEO, apesar de ser uma estratégia para conteúdo orgânico, pode impulsionar significativamente as conversões do seu negócio.
Comece a investir em SEO o quanto antes
O melhor momento para investir em SEO é ontem, o segundo melhor momento é agora.
A otimização para mecanismos de busca não é uma estratégia que dá resultados do dia para a noite, mas, certamente, é recompensador. Se você quer resultados consistentes de médio a longo prazo, investir em SEO é o rumo que a comunicação da sua empresa precisa tomar.
Aplicar uma estratégia de SEO é um processo de constante atualização, uma vez que a regras de indexação mudam frequentemente. Portanto, aplique-se ao estudo dessa poderosa ferramenta e coloque as mãos na massa.
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