Na semana passada, o Zoom anunciou em seu blog oficial que iria remover o limite de tempo para chamadas de vídeo no Natal e Ano Novo. A empresa considerou que as datas terão que ser comemoradas de forma alternativa este ano devido à pandemia da Covid-19 (Coronavírus).
Pensando nisso, o Zoom alterou o tempo de chamadas de vídeo nessas datas para facilitar os eventos familiares online. O limite de 40 minutos das chamadas será retirado temporariamente, e, de acordo com as informações da empresa, os períodos ilimitados serão:
- Do 12h de quarta-feira (23/12) até 08h de sábado (26/12);
- Do 12h de quarta-feira (30/12) até 08h de sábado (02/12).
Muitas famílias irão se ver no Natal e Ano Novo por meio das chamadas de vídeo do Zoom. A iniciativa da plataforma vai beneficiar as famílias e a própria empresa, tendo em vista que o volume e o fluxo de usuários será bem maior nessas datas.
O limite de tempo será retirado de forma automática na plataforma, ou seja, o Zoom informou que os usuários não vão precisar alterar nenhum ajuste para ter o benefício. Os usuários terão apenas que criar a sala de reunião e convidar os familiares e amigos para aproveitar a interação digital, celebrando o Natal e Ano Novo de forma segura, respeitando o distanciamento.
Uso de plataformas como o Zoom cresceram durante a pandemia
As plataformas de chamada de vídeo foram a solução para reuniões de trabalho, aulas escolares e relacionamento com familiares e amigos na pandemia. O distanciamento social e o isolamento impulsionaram o uso das redes sociais que oferecem o serviço de chamadas de vídeo. As empresas do segmento registraram um crescimento de mais de 70% no uso do recurso de chamadas de vídeo.
As empresas tiveram que se adaptar ao trabalho remoto e a maioria adotou o uso das plataformas de videoconferências. O Zoom foi uma das plataformas que mais cresceu, se tornando um dos aplicativos mais usados para criação de salas de reuniões digitais formais e informais.
A ascensão da plataforma Zoom
A companhia de videochamadas Zoom registrou um grande crescimento este ano. A empresa divulgou que sua receita aumentou 355% em comparação com o ano passado. A plataforma foi descoberta por novos usuários no período de pandemia, aumentando os números e a presença da empresa no mercado.
De acordo com o próprio Zoom, a plataforma conta com mais de 370 mil clientes, esse número aponta um crescimento anual de 458% na base de usuários que usam o serviço de videochamadas. Apenas no 2º trimestre de 2020, a empresa faturou 663,5 milhões de dólares. Entenda como o Zoom já vale mais que a Petrobras.
Com todo esse crescimento, o Zoom acabou sofrendo algumas críticas relacionadas à segurança do aplicativo. Para reverter isso, a plataforma de videoconferência terá suporte da criptografia de ponta a ponta a fim de aumentar a privacidade e segurança de seus usuários dentro das salas de reunião.