A Wikipédia, enciclopédia livre multilíngue que tem como característica uma produção colaborativa, anunciou, no dia 16 de março, o Wikimedia Enterprise, um novo setor que tem como objetivo prestar serviços comerciais de grande escala. As produções do novo departamento da empresa irão ser ofertadas para grandes corporações, como a Apple, a Amazon, o Facebook e o Google, que recebeu atualizações e passou a exibir mais conteúdos de jornais brasileiros.
A nova transação entre esses grandes nomes do mercado promete romper com alguns cenários, uma vez que, mesmo utilizando os conteúdos gerados pela plataforma, nunca antes houve negociações entre as grandes empresas e a enciclopédia envolvendo recursos financeiros.
O Google é uma dessas empresas que utilizam os serviços prestados pela Wikipédia. A empresa de buscas usa as informações produzidas pela plataforma com a finalidade de dar respostas às buscas dos usuários. Apesar de criar uma reputação de qualidade do site no ambiente digital, o serviço prestado nunca exigiu retorno financeiro do Google.
Relação de anos
Os serviços prestados pela Wikipédia a essas empresas já ocorrem há anos de forma gratuita. Dados, por exemplo, são gerados pela plataforma, periodicamente, a essas empresas, que utilizam essas informações de forma comercial.
A Apple, por exemplo, usa as referências da Wikipédia no funcionamento da Siri, sua assistente virtual, assim como a Amazon, na Alexa. As negociações ainda não chegaram a ser concluídas, mas já estão em processo e com expectativa de conclusão para junho deste ano. Lane Becker, diretor sênior da Fundação Wikimedia, diz que “essa é a primeira vez que a fundação tem reconhecido que usuários comerciais também são usuários dos nossos serviços”.
Os motivos da mudança
Há motivos plausíveis para a nova deliberação da Wikipédia de cobrar grandes empresas pelos serviços prestados. A primeira razão é poder ofertar conteúdos destinados, especificamente, para cada empresa, levando em consideração serviços personalizados e o atendimento de demandas individuais.
A partir do Wikimedia Enterprise, a plataforma vai disponibilizar os dados dos conteúdos direcionados, em específico, para cada empresa utilizando uma API (sigla, em inglês, para Interface de Programação de Aplicações), isto é, uma união de funções que vai mediar relações entre a Wikipédia e softwares.
A segunda razão é poder contar com um adendo na receita da plataforma, possibilitando uma maior estabilidade financeira da corporação. É importante ressaltar que a maior parte das receitas da Wikipédia, hoje, é oriunda de doações e deve continuar dessa forma.
Apesar da nova política, a adesão tem caráter opcional, e os usuários comuns poderão continuar usufruindo da plataforma gratuitamente. Essas informações foram dadas por Lisa Seitz-Gruwell, diretora de receita da fundação Wikimedia, à Wired.
Leia também: Pesquisa do Google apresenta as prioridades dos brasileiros em 2021