Há alguns dias, o WhatsApp ganhou um novo recurso: o carrinho de compras nas conversas com lojas. Com isso, as empresas que utilizam o WhatsApp Business terão mais uma ferramenta para otimizar o atendimento ao cliente.
O carrinho de compras complementa o recurso catálogo do WhatsApp, onde as empresas podem organizar de forma estratégica a apresentação dos produtos, mostrando para seus clientes as variedades que possuem. Com o recurso carrinho, além de visualizar os itens, os clientes poderão selecionar os produtos que desejam e clicar em “adicionar ao carrinho”. O WhatsApp também lançou um botão de compras.
Quando o cliente termina de colocar os itens no carrinho, ele pode enviar o carrinho para a loja em forma de mensagem. De acordo com o WhatsApp, o recurso carrinho veio para simplificar a experiência do usuário em relação às lojas que estão trabalhando com o WhatsApp Business. Além disso, as empresas terão um gerenciamento melhor das vendas realizadas via WhatsApp.
WhatsApp é um dos canais mais importantes de comunicação
Segundo informações divulgadas pelo WhatsApp, mais de 175 milhões de usuários enviam mensagens para uma conta do WhatsApp Business todos os dias. Ou seja, mensalmente, são mais de 13 milhões de brasileiros acessando os catálogos das empresas disponíveis no app.
O WhatsApp afirmou em um post sobre o lançamento do recurso “carrinho’’ que o aplicativo está sendo cada vez mais usado por empresas e fins comerciais, sendo assim, a empresa vem investindo em atualizações para ajudar e aprimorar o relacionamento de empresas e clientes dentro da plataforma.
O cliente que usa o WhatsApp para comprar ainda não tem um recurso para pagamentos dentro do próprio aplicativo. Os pagamentos, geralmente, são combinados com cada vendedor, por meio das mensagens, antes de fechar uma compra.
O sistema de pagamentos do aplicativo – WhatsApp Pay
O Facebook comenta sobre o sistema de pagamentos e recebimentos dentro da plataforma do WhatsApp desde o início do ano. O recurso WhatsApp Pay está sendo esperado e estudado há algum tempo, porém, quando estava para ser lançado no Brasil, foi impedido pelo Banco Central.
Segundo informações do BC, a empresa foi barrada de concluir a iniciativa pois, para incluir um sistema financeiro, o WhatsApp precisa passar por análises mais profundas, a fim de determinar a segurança das operações. A plataforma conta com mais de 100 milhões de usuários no Brasil, então, é uma iniciativa que requer atenção e cautela.
O WhatsApp Pay é um sistema de pagamento desenvolvido para enviar e receber dinheiro diretamente no aplicativo de mensagens. Apesar do Banco Central declarar o sistema como pouco seguro, o WhatsApp, em contrapartida, informou que usa um PIN de seis dígitos (previamente cadastrado), ou a biometria (face ID) dos dispositivos móveis, para garantir a segurança das operações.
Em 2020, a necessidade de usar recursos digitais e aplicativos funcionais para realizar compras cresceu ainda mais por conta da pandemia. Segundo uma pesquisa do WhatsApp, 83% dos consumidores brasileiros disseram estar mais inclinados a fechar negócios ou comprar de empresas que oferecem a opção de atendimento ao cliente por mensagem. Veja como automatizar o atendimento por meio do WhatsApp para empresas.