Conforme o tempo passa, a Internet e todos os recursos fornecidos por ela estão mais presentes em nosso dia a dia. Um deles são os aplicativos, como o WhatsApp, que têm o intuito de conectar pessoas independentemente da distância que elas se encontram, algo que era improvável até certo tempo.
Nesse sentido, faz-se necessário acompanhar os reflexos desses recursos tecnológicos sobre a sociedade. Inclusive, esse acompanhamento serve de forma estratégica para as empresas melhor compreenderem as novas demandas do mercado consumidor.
Sendo assim, continue acompanhando este artigo, e saiba mais a respeito dos dados atuais levantados sobre o uso do WhatsApp no Brasil e como usar essas informações de forma estratégica para os negócios. Boa leitura!
Leia mais: Como automatizar o atendimento por meio do WhatsApp para empresa
O WhatsApp em números
De acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box: uso de apps no Brasil, realizada junto com o site de notícias Mobile Time e pela empresa de soluções em pesquisas de mercado, Opinion Box, o WhatsApp é o aplicativo que os brasileiros mais utilizam diariamente.
Segundo o levantamento, 54% dos internautas declararam que ele é o app que mais acessam durante o dia, seguido pelo Instagram (14%) e pelo Facebook (11%). Como é possível observar, o WhatsApp ganha do Instagram com uma diferença de 40% e, em relação ao Facebook, com uma diferença de 43%.
Além disso, 29% dos entrevistados informaram que passam mais tempo no WhatsApp do que em outros aplicativos. Novamente, ele é sucedido pelo Instagram (24%) e pelo Facebook (20%). No entanto, dessa vez, a diferença é menor, sendo de 5 e 9 pontos percentuais, respectivamente.
Além do mais, a pesquisa verificou que o WhatsApp também é o aplicativo mais popular na home screen dos brasileiros, estando presente na tela inicial de 56% dos participantes estudo. Mais uma vez, ele é seguido pelo Instagram (45%) e pelo Facebook (43%), apresentando uma diferença de 11 e 13 pontos percentuais.
A pesquisa também aponta que o aplicativo mais usado para a realização de videochamadas é o WhatsApp (74%), muito à frente dos demais aplicativos apresentados, como Google Meet/Hangouts (9%), Zoom (7%) e Microsoft Teams (4%).
Por fim, vale destacar que a pesquisa contou com a colaboração de 2.003 brasileiros entre 16 anos ou mais que possuíam acesso à Internet e smartphones. Além disso, é importante mencionar que foram respeitadas as proporções de gênero, idade, faixa de renda e distribuição geográfica do grupo. A margem de erro foi de 2,2%, o grau de confiança de 95% e o questionário foi aplicado de modo online entre os dias 6 e 23 de novembro de 2020.
Leia também: 5 aplicativos gratuitos para atender seus clientes online
O WhatsApp e os negócios
Os dados revelados pela pesquisa podem ser utilizados de forma estratégica por empreendimentos dos mais variados setores, visto que as empresas devem ocupar os mesmos espaços que o seu público-alvo para obterem a performance desejada.
Conforme outra pesquisa que se dedica sobre o tema, Mensageria no Brasil, a qual foi realizada em fevereiro de 2020, 76% dos brasileiros utilizam o WhatsApp para contatar as empresas, seja para tirar dúvidas, obter informações, solicitar suporte técnico, receber promoções ou adquirir produtos e serviços.
Nesse sentido, faz-se necessário o planejamento e a execução de estratégias de Marketing Digital, como as oferecidas pela Consultoria Digital, para que as empresas estejam mais bem preparadas para interagir com o público-alvo e atender as necessidades atuais que ele demanda, de modo a captar mais clientes, fidelizar aqueles que já a conhecem e, consequentemente, manter-se competitivas no mercado.