Criar uma base de e-mails gera muitas dúvidas no empreendedor – principalmente quando o assunto é geração de leads para aumentar as vendas.
Ainda que não exista uma fórmula mágica e cada caso tenha suas especificidades, é possível traçar alguns caminhos para montar uma base de e-mail bastante promissora – e é sobre isso que falamos neste texto. Confira!
O que é uma base de e-mail?
A base de e-mail, como o próprio nome indica, é o pontapé inicial para a criação de estratégias envolvendo e-mails marketing.
Na base, consta uma série de endereços e dados de clientes e potenciais clientes. Com ela, pode-se gerar uma comunicação eficiente com os leads por meio de captação e entrega de conteúdos relevantes.
Tendo uma boa base de e-mail, você pode, por exemplo, criar uma newsletter para enviar materiais que nutram os leads, levando em consideração aspectos específicos, como o estágio do funil de vendas em que eles se encontram.
Os e-mails também podem ser personalizados de acordo com as especificidades de cada caso. As pessoas na base de e-mail podem ser cativadas e incentivadas a fechar uma compra, tornando-se clientes fidelizados.
Por que ter uma base de e-mails?
Você pode não saber disso ainda, mas ter uma base de e-mail que contemple seu público-alvo e que tenha pessoas que podem se interessar pela sua marca é uma chance de ouro!
Trabalhar o relacionamento entre marca e usuário por meio de e-mail marketing é uma das estratégias mais visadas e utilizadas para aumentar as chances de vendas.
O mesmo acontece com a fidelização. Se o consumidor já comprou seu produto ou serviço (o que faz com que você tenha o e-mail dele), fica muito mais fácil fazer uma nova venda para esse cliente do que procurar por novos no meio da multidão, certo?
Por isso, se você ainda não investe no relacionamento via e-mail com essas pessoas, passou da hora de rever seus conceitos. Veja por onde começar:
Como iniciar uma base de e-mail?
Para dar início à sua base de e-mail, você precisa estar atento a alguns pontos principais. São eles:
Ofertar algo que realmente chame a atenção
Sabemos que criar uma oferta que engaje o público não é uma tarefa tão fácil assim e o processo pode gerar muitas dúvidas… mas calma!
Comece pensando na sua persona, o que promove o bem-estar dela, qual é a sua dor e o que é preciso para elevar seu status. Sem dúvidas você consegue tangenciar o que essa persona realmente quer ouvir.
Tenha em mente também que, para atrair um potencial cliente e aumentar sua base de e-mail, é preciso entregar um conteúdo que seja considerado realmente relevante. Ele pode ser distribuído em formato de:
- Certificações gratuitas;
- E-books;
- Infográficos;
- Podcasts;
- Webinars;
- Whitepapers.
Importante: o formato ideal depende de variáveis específicas do seu nicho. Por isso, é fundamental que você descubra como seu público-alvo costuma consumir novas informações.
Ter uma landing page bem-feita para conduzir o lead
Se você desenvolveu sua oferta, é chegada a hora de ter uma página de captura, ou seja, uma landing page. Ela deve oferecer algo em troca de um simples contato de e-mail, ou seja, é nela que o usuário se transforma em lead.
Assim, é preciso salientar alguns pontos importantes:
- O objetivo da landing page deve ser o de converter visitantes em leads, então, é necessário ter atenção para não desviar do assunto;
- A landing page não é o local para mostrar a sua marca ou chamar o visitante para conhecer as redes sociais;
- Todos os conteúdos veiculados à landing page devem convencer o visitante a preencher o formulário;
- Por último, a landing page deve ser elaborada com máxima atenção para entregar informações relevantes e sucintas.
Site e páginas com conteúdo relevante
Sites e páginas podem ser otimizados para a conversão do usuário, isto é, visando à geração de leads e à captação de endereços para formar a sua base de e-mails. Mas, para isso, é preciso entregar um conteúdo de qualidade.
O primeiro passo é ter um site ou página, como blog, e fornecer conteúdos que esclareçam dúvidas e ajudem o usuário com suas demandas. Os conteúdos devem informar e ajudar a resolver problemas.
Com isso, o usuário vai se interessar verdadeiramente pelo seu site, aumentando o engajamento da marca e criando uma memória na mente do público-alvo. Dessa forma, as chances de ele ceder um endereço de e-mail são muito maiores.
Comprar listas de e-mails é a solução?
Esse é um assunto que já gerou bastante discussão, mas quem entende de Inbound Marketing sabe que comprar listas de e-mails não traz o retorno esperado e pode ser uma grande furada!
O processo de construir a própria base de e-mail, apesar de demandar mais tempo e esforço, é muito mais produtivo, já que você tem em mãos leads quentes, ou seja, qualificados e interessados no que você vende.
Como usar sua base de e-mail de forma eficiente?
Chegou a hora de usar sua base de e-mail na prática? Talvez você tenha dúvidas sobre por onde começar – e é justamente sobre isso que o Daniel Imamura, CEO da Consultoria Digital, falou em um vídeo no YouTube. Confira:
No mais, você pode começar a utilizar sua base de e-mail para:
Conversar com seu lead em datas comemorativas
Por mais óbvio que pareça, ainda hoje, muita gente não dá a devida importância ao envio de e-mail marketing em datas comemorativas, como no Natal ou no aniversário do lead.
Essa estratégia é simples e bastante eficiente, uma vez que nutre o bom relacionamento entre a marca e o consumidor. Fique atento!
Avisar o seu lead sobre promoções
Outra forma de utilizar sua base de e-mail é para enviar uma promoção. Fique atento à parcela de pessoas que já comprou de você alguma vez, pois essa é a chance perfeita de convencê-la a voltar e fechar uma nova compra.
Com relação à fatia que nunca comprou, pode ser uma ótima oportunidade de incentivá-la. Às vezes, uma promoção é o que faltava para essas pessoas serem convencidas.
Promover conteúdos
Não perca a oportunidade para promover os conteúdos relevantes que sua marca tem postado no blog, ou aproveite que sua empresa teve uma conquista (como ganhar um prêmio) para compartilhar com a sua base de e-mail.
Em ambos os cenários, é muito válido enviar um e-mail convidando o lead a conferir o conteúdo, sem necessariamente oferecer o produto, mas, sim, visando gerar um engajamento por meio de informações de qualidade.
Entregar materiais ricos
A partir de um contato preliminar com sua base de e-mail, você consegue identificar quais leads gostam mais do seu conteúdo, o que abre uma porta para trabalhar esse engajamento por meio de materiais ricos.
Aproveite e peça para que eles preencham um formulário para baixar o material. Isso te ajuda a criar uma base de pessoas altamente qualificadas – além de atualizar dados cadastrais.
Tire todas as suas dúvidas sobre base de e-mail
Aqui na CD, nós contamos com um time de especialistas em Inbound Marketing. Então, que tal aproveitar para marcar uma conversa e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto?
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