Diante da pandemia do novo coronavírus, a Vivo começou a utilizar seus recursos de Big Data para apoiar o Governo de São Paulo no combate à disseminação da Covid-19 no estado. Dessa forma, por meio do uso da inteligência artificial (IA), é possível medir o deslocamento dos habitantes e mensurar os efeitos da quarentena durante o período determinado.
Antecipação da disseminação da Covid-19 no estado de SP
Em um acordo estabelecido entre a operadora telefônica e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), as análises das informações serão fundamentais para o enfrentamento da doença no estado de São Paulo e no País. Com isso, a finalidade da investigação é antecipar os próximos passos da difusão da Covid-19, bem como a revelação de tendências e a eficácia das medidas preventivas de isolamento social.
A tecnologia implementada terá como função apontar maior ou menor concentração populacional por localidade, em diversos períodos, com o auxílio de um mapa de calor. Portanto, a equipe do IPT irá identificar áreas com maior concentração de pessoas, como unidades de saúde, postos de vacinação e hospitais.
Análise do fluxo de pessoas e índices de isolamento social nas cidades
A partir disso, o mapa (mapa de calor site) também poderá mensurar o fluxo de pessoas nas principais vias da cidade, além do deslocamento entre bairros da região, para a verificação dos índices de isolamento social. Essa análise, portanto, será feita por meio de dados disponíveis na rede móvel da Vivo e será analisada a partir das medidas de privacidade autorizadas pelos usuários, sendo possível acessar os dados comuns permitidos a qualquer operadora telefônica do País.