O marketing conversacional, como o próprio nome sugere, preza pela conversa em tempo real com os seus potenciais clientes.
O principal objetivo dessa conversa é auxiliar os visitantes do seu site, tirando dúvidas e os orientando pelo funil de vendas até a decisão de compra.
Mas como o marketing conversacional funciona na prática? E o que você pode fazer para dar os primeiros passos rumo a uma comunicação eficiente no seu negócio?
Preparamos esse artigo para responder essas e outras perguntas sobre o assunto. Confira!
O que é marketing conversacional e como funciona?
O marketing conversacional consiste em estratégias que possibilitam às empresas reduzir o tempo da jornada de compra por meio de uma experiência mais humanizada e personalizada – algo que conseguimos através de uma boa conversa.
Essa estratégia de marketing funciona com o auxílio de plataformas eficientes e de uma boa estruturação de conteúdo para promover uma comunicação que seja imediata, realmente entregando o que o cliente busca – tudo sem ele ter que esperar por um retorno.
Isso significa que o visitante receberá uma resposta, mesmo enviando a mensagem para a empresa após o horário de atendimento encerrar. Com chatbots, por exemplo, essa pessoa pode interagir com sua marca quando quiser, sem a necessidade de ter um atendente on-line.
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Por que o marketing conversacional é tão importante para as estratégias de vendas?
O marketing conversacional é importante por possibilitar:
Automatização do atendimento
Os bots conseguem atender imediatamente um usuário que esteja no site, prestar o atendimento de forma personalizada e estabelecer uma relação entre a marca e o consumidor com agilidade.
Redução do tempo de espera
Um atendimento ágil e eficiente reduz a demanda de atendimento da equipe, soluciona dúvidas pontuais e identifica prospects que estão mais preparados para fechar uma compra, sem demandar tempo de espera.
Identificação de leads qualificados
Ao tirar as dúvidas dos visitantes, a plataforma que promove o marketing conversacional também consegue identificar quais desses leads são os mais qualificados no sentido de representar uma real chance de compra.
Dessa forma, é possível direcioná-los ao atendente da área comercial para realizar a tentativa de fechamento do negócio.
Saiba mais: Como usar a Leadster?
Como aplicar o marketing conversacional ao seu negócio?
Primeiro passo: estude o seu público-alvo
Antes de estruturar o seu marketing conversacional, é preciso estudar o público e responder a questões importantes, como:
- Quais canais esse público mais utiliza para interagir com a empresa?
- Onde essas pessoas moram?
- Quantos anos têm?
- Qual é o seu nível de escolaridade?
- Quais são as principais dúvidas desse público e o que buscam ao entrar em contato com a empresa?
Com as respostas em mãos, é possível elaborar um tom de voz amigável ao público-alvo e utilizar os melhores canais para entregar as informações que ele busca.
Segundo passo: escolha a plataforma de marketing conversacional
Ao escolher uma plataforma para aplicar o marketing conversacional, como um chatbot, por exemplo, preste atenção se ela oferece:
- Linguagem adaptável ao seu público-alvo;
- Atendimento 24h;
- Respostas automáticas para perguntas frequentes;
- Relatórios e análise de dados.
Terceiro passo: faça a análise de dados
A partir dos dados entregues pela plataforma, é possível analisar a quantidade de leads qualificados que chegam ao seu site, a origem desses leads, a taxa de conversão utilizando o chatbot e, até mesmo, a porcentagem de desistência do usuário em fechar a compra.
Lembre-se: o marketing conversacional existe para otimizar a experiência do usuário e, com isso, aumentar as suas vendas on-line. Dê o devido valor a essa estratégia!
Como a Consultoria Digital pode te ajudar?
Para investir em marketing conversacional, é muito importante que você saiba como estruturar os conteúdos que vão compor o atendimento personalizado ao cliente. Assim, uma agência de conteúdo digital, como a Consultoria Digital, pode te ajudar.
Você pode conferir as principais informações sobre como funciona a nossa criação de conteúdo aqui pelo site e entrar em contato com um de nossos especialistas para tirar suas dúvidas sobre o assunto.