A gente sabe o quanto os posts para o Instagram, stories, conteúdo para LinkedIn, artigos no blog, vídeos para YouTube e tantas outras atividades envolvendo mídias sociais são importantes, certo?
Pois bem. Muitas vezes, há uma dificuldade em organizar todas essas demandas, e esse déficit pode resultar em atrasos, conteúdos pendentes e, consequentemente, prejuízos nos resultados.
Se você busca organizar a lista de coisas a serem feitas, saiba que o calendário editorial é considerado uma das soluções mais eficientes.
Acompanhe o conteúdo que montamos para nortear como fazer o calendário editorial no Trello!
Para começar: o que é o calendário editorial e por que fazê-lo no Trello?
Um calendário editorial traz uma visão mais completa de toda uma linha de produção de conteúdos, indicando o que ainda precisa ser feito ou quando será publicado determinado post, por exemplo.
E um calendário editorial fica ainda melhor se for feito no Trello, que é uma ótima ferramenta para organizar tarefas.
Com ele, você consegue ter uma visão geral do cronograma de conteúdo, o que significa ter acesso e gerenciar cada parte do processo de publicação. Tudo isso é feito de forma bastante dinâmica por meio dos quadros da plataforma.
Confira também: Como usar trello
Mas, afinal, como fazer calendário editorial no Trello?
Veja, a seguir, o passo a passo de como fazê-lo:
- Acesse o Trello e faça seu login. Caso não tenha uma conta, basta criá-la. O serviço é gratuito.
- Crie um quadro chamado “Calendário Editorial”.
- Dentro desse quadro, faça listas de todos os canais e redes sociais em que o seu negócio está (ou quer estar) presente. Alguns exemplos: Instagram, YouTube, LinkedIn, blog, etc.
- Instale um power-up dentro do seu Trello para ter uma visão do calendário editorial em formato de calendário. Para isso, clique em “Power-ups” e, na barra lateral esquerda, procure por “Calendário”.
- Encontrou? Basta clicar em adicionar. Agora, veja que apareceu um novo botão na barra superior direita escrito “Calendário”. Clique e tenha uma visão de todas as demandas no formato de calendário.
- Adicione os cartões, isto é, conteúdos que a equipe deve criar. Vá no dia em que o conteúdo deve ser publicado, clique com o botão direito, coloque um título, o horário da publicação e a qual lista ele pertence.
- Abra esse cartão e o preencha com as principais informações, como uma descrição ou briefing do que precisa ser feito. Aproveite também para criar etiquetas que te ajudem a sinalizar algum status (exemplo: se a tarefa ainda está em aguardo de aprovação, se está em andamento e para qual canal deve ser destinada).
- Faça uma checklist. Ela é outro recurso bastante interessante dentro do cartão. Se a produção do conteúdo para redes sociais contar com várias etapas, você pode utilizar uma checklist para se organizar melhor e sinalizar o que já foi concluído.
Exemplo de checklist:
- Criação de pauta;
- Redação;
- Revisão;
- Realização de agendamento;
- Emissão de relatório.
Quer uma explicação mais dinâmica? Confira o passo a passo que o Daniel Imamura, CEO da Consultoria Digital, fez para quem quer organizar o calendário editorial no Trello:
Fazer calendário editorial no Trello é um dos passos fundamentais para estruturar um bom trabalho de engajamento nas redes sociais.
Paralelo a isso, é crucial chamar a atenção para a gestão das redes e como ela é um dos pilares de qualquer negócio que visa a ganhar competitividade no ambiente digital.
Para expandir e solidificar a presença do seu negócio na internet, é preciso que a gestão de redes seja eficiente. Por isso, recomendamos que você conte com o trabalho de quem realmente entende do assunto e pode te ajudar com uma consultoria de redes sociais, como é o caso da nossa equipe aqui da CD!
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