O Internet Explorer, navegador da Microsoft, pode estar caminhando para seu fim. A empresa está divulgando seu novo e mais moderno navegador, o Edge. A Microsoft possui uma lista com aproximadamente 1.156 sites que não estão funcionando no Explorer – entre eles, o YouTube, o Instagram, o Facebook e o Twitter.
Os usuários que insistirem no antigo navegador serão redirecionados pela Microsoft para o Edge. Ou seja, ele abrirá de forma automática quando o usuário for acessar um dos sites que não rodam mais no Internet Explorer. Essa ação da Microsoft pode empurrar ainda mais o bom e velho navegador para o esquecimento; no entanto, ele não será definitivamente excluído.
A forma como o Explorer está sendo bloqueado é silenciosa, e acontece por meio de atualizações no Edge ao decorrer dos últimos meses. Apesar disso, a Microsoft vai manter a versão corporativa do sistema, em que o estabelecimento de políticas de grupo continuará possibilitando o seu uso.
Ações recentes da Microsoft com relação ao Internet Explorer
Atualmente, o usuário que tenta acessar um site incompatível para o Internet Explorer recebe uma mensagem solicitando a instalação de um browser atualizado – mas isso vai mudar em breve! Quando a versão 87 do Edge for lançada, o usuário será redirecionado automaticamente para o novo navegador.
A estratégia da empresa é privilegiar o Edge, e o redirecionamento é justamente para mostrar que a ela possui um navegador melhor e mais moderno, o que, de certo modo, mostra a preocupação da Microsoft em melhorar a experiência do usuário.
Como o novo Microsoft Edge funciona?
O novo Edge foi criado com base no Chromium e tem a proposta de reconquistar o território, aposentando o Internet Explorer. O novo navegador promete mais produtividade e velocidade para o usuário, e a Microsoft acredita que existem muitas vantagens em migrar para a plataforma.
Os diferenciais do Edge o tornam um navegador de alto nível e projetado para competir com seus concorrentes. Além de recursos de personalização e modo de leitura, sua página inicial otimiza a navegação do usuário e apresenta layouts com sites recentes, além de uma integração com o Office 365.
Outra grande vantagem é a assistente pessoal virtual Cortana! A Inteligência Artificial está cada vez mais presente no dia a dia, e o Microsoft Edge traz essa opção para seus usuários. O recurso funciona na barra de endereço como um atalho, mas, até o momento, a Cortana está disponível apenas em inglês.
A Microsoft recomenda o uso do Edge para uma navegação com mais desempenho, velocidade e segurança. Por isso, a empresa não permite que os usuários evitem o aviso de instalação, tendo como opção transferir os dados para o Edge e defini-lo como navegador padrão.
Existem muitos navegadores bons no mercado atual – até mesmo outros que também foram criados com base no Chromium, tornando-se semelhantes ao Edge e ao Chrome –, porém a Microsoft garante que só o Edge reúne todos os principais recursos atuais com excelente desempenho.
A otimização de SEO é o conjunto de estratégias necessárias e essenciais para melhorar a relevância de um site. Na área de otimização de sites, existem muitas ferramentas para auxiliar a validação de conteúdo, a mensuração e o acompanhamento de resultados. Assim, veja 5 ferramentas de SEO para analisar seu site.