Em 2017, o Twitter pausou o programa de verificação de contas; três anos depois, a empresa noticiou em seu blog oficial que vai voltar com o recurso de verificação do Twitter em 2021. A equipe do Twitter afirmou que deseja “garantir que suas regras reflitam as vozes das pessoas que usam a plataforma”.
O sistema de verificação havia sido pausado para concentrar esforços em questões mais relevantes e importantes, como, por exemplo, a veracidade de informações divulgadas e compartilhadas no Twitter. Pensando nisso, a plataforma lançou um novo recurso que verifica se o usuário leu o artigo antes de compartilhar.
De acordo com as informações do blog oficial do Twitter, antes de relançar a verificação, a equipe da plataforma vai atualizar a política para definir melhorias no sistema e retomar o processo de verificação.
Como funciona a verificação e o que pessoas/empresas precisam fazer para receber o selo de verificação
O ícone de verificação tem o propósito de informar que uma conta pública é autêntica, e, para conseguir o selo azul, a conta deve ser ativa e notável. Os perfis que podem receber o selo são: marcas, notícias, ONGs, governos, entretenimentos, esportes, companhias, ativistas, organizadores e pessoas influentes.
Para que uma pessoa ou empresa tenha o selo de verificação do Twitter, é necessário seguir alguns passos:
- Todos os dados pessoais da conta devem estar preenchidos, por exemplo: endereço de e-mail, número de telefone, biografia, foto de perfil, data de nascimento (para contas pessoais), site e tweets públicos;
- Preencha o requerimento para verificação de contas em verification.twitter.com;
- Especifique o endereço da conta que você deseja verificar e forneça as informações solicitadas, descrevendo o motivo da conta ser aplicável para o selo. Antes de enviar, confira as informações e aguarde o processo de análise do Twitter.
A partir dessas informações, o Twitter vai determinar se a conta deve ou não ser verificada.
Twitter vai atualizar as regras e políticas de uso
Como citado anteriormente, em 2021 o Twitter vai trazer uma política com novas regras e critérios, um deles é que a equipe pode remover uma verificação automaticamente se a conta estiver incompleta ou inativa.
Além disso, o selo de verificação também pode ser retirado de contas qualificadas, mas que costumam violar com frequência os termos de uso da empresa. De acordo com o Twitter, muitas contas são verificadas, mas não deveriam ser. As novas regras prometem ajustar isso.
Os usuários do Twitter podem dar um feedback sobre a volta da verificação na plataforma usando a hashtag #VerificationFeedback em seus tweets ou preenchendo uma pesquisa da própria empresa.
Por que o selo de verificação do Twitter é importante?
Ter uma conta com o selo de verificação atesta a legitimidade do perfil e mostra aos usuários que a conta é certificada na comunidade online, aumentando o destaque do perfil.
Além disso, o Twitter costuma liberar em primeira mão novos recursos e funções para contas verificadas. A rede social tem mais de 320 milhões de usuários, destes, apenas 187 mil possuem o selo de verificação até então.