O Twitter é muito popular e conta com milhões de usuários do mundo todo. Por muitos anos, essa mídia social recebeu críticas sobre disseminação de informações erradas ou falsas. Diante disso, agora, o Twitter vem lançando algumas atualizações para melhorar sua plataforma.
Novos recursos estão sendo inseridos, e um deles, em especial, chamou a atenção de muitos usuários. O Twitter vai verificar se os artigos são lidos antes de serem compartilhados. Com isso, o objetivo é incentivar os usuários a ler os artigos antes de retuitar algo sem saber o real conteúdo. Por enquanto, esse recurso está disponível apenas para Android, e o Twitter não informou quando planeja levar o recurso a outros sistemas operacionais.
O que os usuários estão falando sobre o novo recurso?
Tudo o que é novo levanta curiosidades e suposições. Nesse caso, algumas pessoas indicaram a hipótese de que o Twitter quer rastrear os cliques dos usuários com essa nova ferramenta, o que causa preocupação na questão da privacidade dos usuários.
Alguns tuítes mostram os usuários incomodados com esse novo recurso, além disso, parece que a ferramenta já apresentou problemas. Um dos mais comentados foi que, ao clicar em um artigo por meio do link na plataforma, o Twitter não exibe o aviso, mas, se clicar em um link de artigo fora do Twitter, a plataforma exibe o aviso para leitura do artigo.
Declaração do Twitter
Nada melhor do que o próprio Twitter fazer um tuíte explicativo sobre suas intenções com o novo recurso. Assim que os usuários começaram a especular sobre a ferramenta, o Twitter declarou que o objetivo desse recurso é melhorar a troca de tuítes, deixando a discussão mais “saudável” e bem-informada. Além disso, a rede social ressaltou sobre a importância de os usuários lerem um artigo antes de compartilhá-lo e levantar um debate na plataforma.
Os compartilhamentos feitos no Twitter, na maior parte dos casos, rendem conversas, e a intenção do Twitter é ajudar a promover uma conversa mais esclarecida entre os usuários.
Muitos conteúdos são compartilhados sem serem lidos. Desse modo, por meio do novo prompt, o Twitter pergunta se o usuário deseja abrir e ler o artigo antes de retuitar. O recurso se aplica apenas a links oriundos de domínios de notícias e foi limitado ao sistema Android para solucionar prováveis bugs, pois é um teste e está em fase experimental.
Problema recorrente
O Twitter está tentando resolver um problema antigo e frequente. Um estudo realizado por cientistas da Computação da Universidade Columbia e do Instituto Nacional Francês mostrou que 59% dos links compartilhados nas mídias sociais nunca foram realmente clicados, ou seja, a maioria das pessoas compartilha notícias sem saber do que se trata de fato, sendo atraídas, basicamente, pela manchete.
Olhe pelo lado bom!
O objetivo por trás do novo recurso é pertinente e devemos valorizar a boa intenção do Twitter, já que o conteúdo das conversas na plataforma realmente pode melhorar se o recurso funcionar de forma eficaz.
O esforço do Twitter para enfraquecer a disseminação de informações falsas e incentivar discussões lúcidas e significativas na plataforma é uma boa iniciativa que pode melhorar a experiência do usuário. Afinal, ninguém gosta de se deparar com notícias falsas e erradas espalhadas pela internet, não é mesmo!?