Investir no ambiente digital é uma prioridade para qualquer empresa que se preocupa com o próprio futuro e com a conquista de novos clientes.
E não basta apenas estar na internet: é necessário ser visto!
Ser visto está diretamente relacionado a aparecer na primeira página do Google. É na primeira página que estão as opções mais viáveis que possíveis consumidores vão escolher no momento de resolver algum tipo de problema – principalmente nas primeiras posições.
Pensando nisso, nós, da Consultoria Digital, produzimos este artigo no intuito de ajudar a sua empresa a entender como é o processo para aparecer na primeira página do buscador mais famoso do Brasil.
Continue a leitura e fique por dentro!
Mas, afinal, o que é SEO?
Search Engine Optimization, ou SEO, traduzindo para o português, significa “otimização de sites para mecanismos de pesquisa”.
É um compilado de estratégias que têm como finalidade otimizar páginas da internet, para que elas tenham um aumento de visibilidade ao alcançarem um melhor posicionamento no mecanismo de busca.
O Google é o mecanismo de busca mais utilizado no Brasil. Segundo o StatCounter, em abril deste ano, 96,72% das buscas no Brasil foram realizadas no Google.
O SEO, todavia, não tem a ver com estratégias de mídias pagas e links patrocinados, mas sim com as buscas orgânicas do Google, isto é, aquelas que não são subsidiadas por recursos financeiros.
Essa visibilidade proporciona às marcas um maior número de cliques, gerando aquilo que conhecemos como autoridade. Assim, a empresa se torna uma referência no nicho em que está inserida.
Para estar na primeira página do Google, é indispensável investir em técnicas de SEO, uma vez que, para a plataforma, os melhores resultados sobre determinado conteúdo estão nessa página – isso também é levado em consideração pelos seus futuros clientes.
Os três pilares do SEO são: o on page, o conteúdo e o link building.
Confira sobre cada um deles a seguir!
SEO on page
O on page diz respeito aos fatores de rankeamento que são otimizados dentro de uma página.
Saiba quais são os pontos que sua empresa deve investir para uma otimização on page:
Site responsivo
Um dos pontos dentro do SEO on page é ter um site responsivo.
Sites responsivos são aqueles pensados estrategicamente, para que consigam se adequar à qualquer resolução sem que haja prejuízos.
Um exemplo de site não responsivo é aquele que, quando você acessa por um tablet, por exemplo, o seu design aparece completamente distorcido e fora de ordem, impossibilitando a navegação.
Um design responsivo tem a capacidade de se adequar a qualquer dispositivo (notebooks, celulares e tablets, por exemplo), entendendo qual é a largura específica de cada um e dispondo os elementos do site da melhor forma.
Outros elementos, como imagens e fontes, também são dispostos da forma correta, sem acarretar danos ao layout original.
Investir em um site responsivo é essencial. Uma razão para isso é o grande avanço do uso de celulares por parte dos consumidores, por exemplo.
URLs amigáveis
As URLs também estão diretamente ligadas a um bom desempenho no ranqueamento de páginas.
É necessário, além de apresentar qual é o objetivo da página, submetê-la a um processo de otimização para auxiliar na leitura dos robôs e no entendimento de possíveis clientes sobre o que é aquele conteúdo.
Sua empresa deve investir em URLs amigáveis!
Confira o vídeo no nosso canal do YouTube sobre URL amigável!
Tag canonical
A tag canonical tem como objetivo apresentar aos mecanismos de busca que existe uma “versão oficial” de determinada página.
Isso faz com que os robôs do Google saibam qual é a versão a ser indexada.
Todas as páginas do site da empresa devem ter uma tag canonical para que o processo de indexação seja correto.
A sintaxe da tag se dá desta forma:
<link rel=”canonical” href=”http://www.meusite.com/pagina”/>
Ou seja, ao acessar a página sobre otimização de sites da Consultoria Digital, por exemplo, – https://www.consultoriadigital.com.br/otimizacao-de-sites/ – em seu código HTML, deve existir a seguinte tag:
<link rel=”canonical” href=”https://www.consultoriadigital.com.br/otimizacao-de-sites/”/>
Heading tags
As heading tags se referem ao título e subtítulos no código de uma página.
Elas determinam uma escala de prioridade dentro do conteúdo, variando da tag h1 (indicada ao título do conteúdo), h2, h3… até a h6 (que representam os intertítulos).
Assim, as heading tags são indicadas por <h1>, <h2>, <h3>, <h4>, <h5> e <h6>.
O adequado é utilizar apenas uma h1 dentro de uma página, variando múltiplos de h2 e h3.
Neste conteúdo aqui produzido por nós, estamos utilizando essa estratégia, sabia?
Quer saber mais? Assista ao nosso vídeo sobre heading tags!
Palavras-chave
As palavras-chave têm ligação com os termos que são procurados na caixa de pesquisa do Google.
São termos (apesar do nome) que dizem respeito ao que os usuários procuram, no intuito de encontrar respostas para algum tipo de problema.
As palavras-chave são essenciais para a empresa, já que elas apresentam qual é o produto oferecido por você, auxiliando em um bom posicionamento da marca no ambiente digital e facilitando que possíveis clientes te alcancem.
Em suma: elas te ajudam a ser encontrado na internet!
Saiba tudo sobre palavras-chave! Leia nosso e-book: Tudo o que você precisa saber sobre palavras-chave e SEO.
Title tag
A title tag (Tag title SEO) é uma marcação no código HTML que apresenta o título de determinada página, apresentando aquilo que seu possível cliente vai encontrar lá.
Ela é mostrada na página de resultados do Google (SERP), nas abas do navegador e nas redes sociais.
Por exemplo:
É indicado incluir um texto que sirva de atração, além de incluir a palavra-chave que deve ser utilizada.
Assista ao nosso vídeo sobre title e fique por dentro dessa estratégia!
Meta description
A meta description relata o conteúdo da página, como um resumo. Esse resumo vai ser mostrado na SERP, em conjunto com a URL e o title.Para atrair novos clientes para a sua página, aumentando os seus cliques, é recomendado criar um resumo atrativo, utilizando a palavra-chave escolhida, além de informar sobre o conteúdo que vai ser encontrado ali.
Quer saber mais? Assista ao nosso vídeo sobre a meta description!
Alt text
O alt text (texto alternativo ou atributo alt) é a descrição de determinada imagem feita em formato HTML.
O texto alternativo tem a função de descrever os elementos visuais de uma página, proporcionando uma navegação mais acessível, uma vez que é esse elemento que aparece caso as imagens não possam ser carregadas, porexemplo. Isso também influencia os buscadores e acarreta um bom posicionamento.
Veja um exemplo de alt text nesse artigo produzido por nós da CD.
Imagens
Um conteúdo bem-otimizado é aquele que usa imagens.
Na visão do Google, as imagens oferecem uma experiência ainda mais completa ao usuário, atendendo às suas possíveis necessidades.
Como já dito, as imagens possuem textos que acompanham, além do nome do arquivo, a URL da imagem e a legenda.
É importante que contenha na descrição o conteúdo nela apresentado e a palavra-chave.
Assim, é importante estar atento a três pontos: o nome do arquivo, o alt text, o tamanho do arquivo e o contexto.
É necessário investir em nomes objetivos e em uma imagem otimizada para diminuir o seu peso e o tempo de carregamento da página.
Saiba como otimizar imagens. Assista ao nosso vídeo!
Rich snippets
Rich snippets, traduzido, significa “fragmento rico”
Esse snippet (o que é snippet), ou seja, esse fragmento, tem como objetivo mostrar ao usuário o que ele vai encontrar na página da empresa (geralmente, composto pelo título, URL e meta description). Um rich snippet, por sua vez, são informações adicionais apresentadas na interface do Google aumentando a qualidade da navegação e agregando valor. Um exemplo de rich snippet são as estrelas de avaliação de determinado produto.
Saiba mais sobre rich snippets.
Tempo de carregamento
O tempo de carregamento serve como indicador sobre o tempo que um conteúdo gasta para ser exibido, por completo, em uma página específica.
Páginas velozes acarretam, diretamente, uma experiência do usuário de maior qualidade, o que é essencial para a atração de novos clientes para a empresa.
Além disso, o tempo de carregamento é um ponto importante para o ranqueamento do Google e para a taxa de conversão – páginas lentas levam possíveis clientes a desistirem do conteúdo apresentado pela empresa e até mesmo de uma possível compra.
Há diversas ferramentas para conferir o tempo de carregamento de uma página. Algumas delas são, por exemplo:
- Google PageSpeed Insights;
- GTmetrix;
- WebPageTest.
Compactação dos arquivos (gzip)
O gzip é um formato de compactação de dados. É utilizado para compactar arquivos web enviados para o navegador no intuito de aumentar a velocidade em que os arquivos são transmitidos.
Geralmente, é utilizado apenas para textos, em formatos HTML, CSS e JavaScript.
Cache
Cache são informações que ficam depositadas em uma parte do sistema operacional.
Nesse armazenamento, encontram-se partes de sites visitados com frequência. Isso causa um acesso mais rápido, por parte do sistema, a esses dados.
O navegador pode, dessa forma, carregar páginas de uma forma mais veloz a partir desses dados armazenados.
Vale ressaltar que o cache é temporário, sendo alimentado com novos dados frequentemente.
CDN
Content Delivery Network (CDN), que no português significa “rede de distribuição de conteúdo”, é uma rede de servidores (pontos de presença) que guardam cópias de um conteúdo de outros sites no cache e, posteriormente, os entrega aos usuários.
O mecanismo leva em consideração a localização dos usuários para que a conexão ao servidor seja feita de forma mais veloz, com um tempo de transferência de dados reduzido.
Um conteúdo que não tenha sido guardado anteriormente em cache também é entregue pela CDN.
Essas redes de distribuição de conteúdo são utilizadas para fornecer conteúdo aos consumidores.
Conteúdo
Invista em um conteúdo que possa ser facilmente escaneável, priorizando os elementos descritos acima e parágrafos curtos.
Além disso, é importante citar a palavra-chave durante o conteúdo, mas tomando cuidado para não usá-la em excesso.
É recomendado utilizá-la na H1 e repeti-la algumas vezes ao longo do texto.
Em alguns momentos, use termos relacionados à palavra-chave ou sinônimos. Pode-se usar, por exemplo, termos no singular ou no plural.
Além disso, leve em consideração o tipo de linguagem do seu público-alvo, o que ele está buscando e a relevância do conteúdo.
Outro ponto importante sobre o conteúdo é a linkagem interna.
Os links internos fazem o direcionamento do usuário para outras páginas da empresa, o que facilita o rastreamento dos robôs do Google e a hierarquia das páginas.
Assista ao nosso vídeo e saiba mais sobre links internos.
Link building
O link building é uma estratégia que visa conseguir links externos que levam às páginas da empresa os chamados backlinks.Essa estratégia de backlink influencia o aumento da autoridade, porém, os links devem ser de qualidade. Essa qualidade é averiguada, por exemplo, quando o link vem de um site que também possui certa autoridade, é confiável, tem um texto âncora alinhado e está dentro do mesmo nicho da empresa.
Veja também sobre link building no nosso vídeo.
Ativos linkáveis
Um ativo linkável é um valor agregado, isto é, o que a página da empresa tem de interessante, o que chama atenção, trazendo links de qualidade.
Esses ativos linkáveis acabam por gerar links por conta própria, pois, por serem interessantes, são compartilhados de forma orgânica e acabam gerando backlinks.
Eles são conteúdos com qualidade elevada, como e-books, vídeos e infográficos.
Assessoria de imprensa digital
A assessoria de imprensa, além de pensar na imagem que a empresa quer passar, também tem como função a criação de estratégias para fortalecer as relações da companhia com a imprensa, fazendo com que o alcance da marca cresça.
Com o fortalecimento do ambiente digital nos últimos anos, a assessoria de imprensa perpassa os veículos de comunicação impressos, e até mesmo a TV e o rádio, alcançando o universo on-line.
A assessoria de imprensa digital leva em consideração, por exemplo, as menções que a empresa recebeu em sites e blogs. Isso faz com que o nome do negócio circule com mais abrangência, conquistando um maior número de visitantes para a página.
Leia também: Como aparecer no Google sem anúncios | guia de SEO completo
A Consultoria Digital pode te ajudar!
Como podemos perceber, muitos pontos estão envolvidos quando o assunto é aparecer na primeira página do Google! A Consultoria Digital está disponível para te ajudar a colocar todos eles em prática de forma eficiente e estratégica. Entre em contato com a gente!