Em outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) firmou parceria com o Google, Twitter e TikTok. Essa iniciativa faz parte da campanha de combate às fake news e à desinformação nas eleições de 2020. De acordo com o presidente do TSE, tal ação é uma maneira de preservar a liberdade de expressão dos cidadãos.
O apoio dessas plataformas é fundamental para conscientizar as pessoas sobre a importância da política, levando-as a participar das eleições deste ano. Além disso, as redes também podem ajudar a combater notícias falsas que são divulgadas na Internet.
A luta contra a disseminação de conteúdo falso sobre o processo eleitoral é um projeto conduzido pela Justiça Eleitoral em união com plataformas digitais relevantes, objetivando circular informações e notícias verdadeiras para ajudar os eleitores a votarem de forma consciente.
Veja qual é a ação de cada plataforma em parceria com o TSE
Para auxiliar os eleitores a acessarem informações verdadeiras de forma simples e rápida, o Google vai disponibilizar, em suas plataformas, recursos para eleitores brasileiros encontrarem conteúdos confiáveis elaborados pela Justiça Eleitoral.
Entre essas ferramentas, existe um painel chamado Como Votar, que entregará respostas no topo das buscas sobre as perguntas frequentes do processo eleitoral. Além disso, a empresa vai promover lives com o TSE para ampliar o acesso dos brasileiros a informações importantes sobre as eleições 2020.
Durante as eleições, a plataforma desenvolveu uma nova função para divulgar informações oficiais da Justiça Eleitoral. Com isso, toda vez que algum usuário pesquisar sobre temas relacionados à eleição, a primeira opção mostrada será a de acessar o site oficial da Justiça Eleitoral.
A parceria também envolve maior facilidade de comunicação entre a Justiça Eleitoral e o Twitter para casos em que seja necessário a exclusão de contas de perfis fakes e o uso indevido de robôs para impulsionar conteúdos ilegais. A rede também anunciou a proibição da compra de anúncios políticos.
TikTok
O aplicativo do momento está oferecendo ajuda sem custo para o cofre público. O intuito é reforçar o combate à circulação de fake news sobre as eleições de 2020. O app também proibiu a compra de anúncios políticos e se comprometeu a criar uma página para concentrar informações confiáveis sobre as eleições.
O diretor de Políticas Públicas do TikTok no Brasil explicou que a missão da plataforma é incentivar as pessoas a se interessarem pelo conteúdo político de forma educativa e confiável. Além disso, o aplicativo terá um canal direto com o TSE para denúncias de conteúdos duvidosos que podem prejudicar as eleições.
Assim, o Tribunal Superior Eleitoral não está medindo esforços para ajudar os eleitores a terem acesso a informações verdadeiras, reduzindo ao máximo fake news; afinal, o voto consciente é um pilar da democracia. O Tribunal também pode usar as parcerias com essas plataformas para alertar os eleitores sobre cuidados e medidas para prevenção da Covid-19. Pensando nisso, o TSE está testando o sistema de votação pela Internet.