A transformação digital tem impacto direto em toda a sociedade, incluindo vida pessoal e setores empresariais.
Veja como a comunicação entre marcas e pessoas se transformou completamente e quais etapas as empresas devem cumprir para atender às demandas da transformação digital.
O que é transformação digital?
A transformação digital pode ser entendida como um processo natural pelo qual todos nós passamos nas últimas décadas.
Trata-se de uma mudança que mexeu na estrutura da sociedade, assim como nas organizações e na forma como se desenvolvem as tecnologias.
Com pessoas e empresas migrando para o ambiente digital, a transformação faz com que uma marca precise estar na internet para alcançar bons resultados.
Ou seja, aceitar e passar pelo processo de transformação digital é o que pode manter sua empresa viva e alinhada às mudanças e demandas do mercado.
Evolução da transformação digital
Para entender melhor como se deu a transformação digital, vamos falar um pouco de história. Durante os anos 1990, as empresas passaram a investir cada vez mais em publicidade e meios de comunicação em massa, o que acabou sendo os primeiros passos de toda a transformação.
Mas foi durante os anos 2000, com a chegada da internet no Brasil, que as primeiras plataformas de mídias sociais proporcionaram uma mudança radical na forma como as pessoas (e empresas) se comunicam.
Hoje, o ambiente digital é um dos aliados mais poderosos de uma marca e ações de marketing digital se tornaram o “arroz com feijão” de empresas que desejam vender mais (e pela internet).
Quais são as etapas para uma transformação digital?
A decisão de migrar para o ambiente digital é permeada por etapas que não podem ser ignoradas. Acompanhe a seguir.
Traçar objetivos
A empresa precisa ter objetivos e metas bem-traçados antes de abraçar a transformação digital.
Nesse primeiro momento, a busca é por ganhar reputação na internet? Aumentar as vendas? Criar um sistema omnichannel? Criar ofertas diferenciadas? Ou melhorar o atendimento?
Mais de um objetivo pode ser alcançado no meio on-line, e determiná-los é parte de um planejamento essencial à organização.
Descobrir quais são as tecnologias vigentes
As tecnologias mudam a cada momento no ambiente digital, e estar alinhado ao que vem se mostrando mais promissor no mercado é uma ótima oportunidade de conseguir benefícios para o negócio.
Nesse sentido, é preciso estudo e determinação para saber quais tecnologias se adaptam melhor ao nicho do negócio.
Determinar a arquitetura
Uma das primeiras etapas para estar alinhado à transformação digital é determinar como será feita a oferta de um produto ou serviço.
Ou seja, mais do que pensar nos produtos ou serviços propriamente ditos, é preciso saber como será a estruturação da presença on-line e quais plataformas serão adotadas.
Implementar jornadas ágeis
Em muitos casos, a arquitetura mais adequada para um determinado negócio demanda a utilização de uma rede altamente distribuída de provedores.
Na prática, é preciso investir em formas de otimizar a infraestrutura da plataforma, garantir uma boa experiência ao usuário e simplificar o gerenciamento.
Pode ser um processo bastante complexo a priori, e por isso é aconselhável contar com a ajuda de especialistas no assunto para entregar uma experiência responsiva, interativa e flexível ao usuário.
Quais são os impactos da transformação digital para a sociedade?
Em geral, os impactos da transformação digital podem ser vistos todos os dias na agilidade de troca de informações e no volume de dados, que não param de crescer.
O excesso de agilidade faz com que as pessoas estejam mais imprevisíveis e exigentes do que nunca. O comportamento on-line muda o tempo todo.
Pelo lado positivo, a vida das pessoas ficou mais fácil e a cada dia elas têm preferido fazer suas compras pela internet devido à comodidade do e-commerce.
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