O TikTok, aplicativo mais baixado do mundo em 2020, realmente vem ganhando força a cada dia que passa. Sua popularidade entre os usuários aumenta gradativamente, causando reverberações nos diferentes tipos de mercado.
Em análise realizada pela Winnin, por exemplo, foi observado o impacto que a rede social de vídeos curtos tem causado na indústria musical. De acordo com o estudo, o aplicativo tem uma potência avassaladora de viralizar músicas a partir das trends lançadas, sejam coreografias, challenges, covers ou algum outro mecanismo de pulverização do conteúdo.
A partir disso, cada vez mais pessoas são envolvidas por determinado assunto, fazendo com que a trilha em destaque seja procurada em outras plataformas de música. Hoje, os gêneros mais reproduzidos pelos usuários são k-pop, rap e hip-hop, músicas latino-americanas, pop e funk brasileiro.
Conquista do mercado publicitário
Além do mercado musical, a rede social também vem ganhando espaço no mercado publicitário, e já se tornou uma das apostas por parte dos empreendedores para 2021. Cada vez mais marcas estão investindo em estratégias de Marketing Digital para conquistarem um bom espaço no ambiente on-line e expandir o mercado consumidor também na Internet.
A partir disso, estratégias de Marketing utilizando o TikTok estão sendo pensadas para que o aplicativo esteja cada vez mais sendo usado como ferramenta de atração de possíveis clientes. Nesse sentido, é importante entender quais são os pontos positivos dessa ferramenta para uma boa estratégia de Marketing Digital. Alguns deles são:
Público definido e direcionamento de investimentos
O aplicativo conta com muitos usuários na faixa etária de 16 a 24 anos, o que serve como facilitador para a definição de uma persona.
Viralização
Os vídeos curtos produzidos pela plataforma possuem alto índice de circulação, chegando a um número muito alto de pessoas em pouco tempo. Além disso, os conteúdos produzidos no TikTok também costumam ser compartilhados pelos usuários para outras redes sociais, como o Instagram e WhatsApp.
Baixo custo de produção de conteúdo
O caráter mais “amador” dos vídeos produzidos na plataforma servem como estratégia para aproximar o público do dia a dia das marcas. É importante ressaltar a mudança de comportamento dos consumidores em relação a conteúdos publicitários, já que eles não se sentem mais atraídos por conteúdos muito descolados do convívio individual. Ou seja, é importante gerar identificação mais do que nunca.
Praticidade
Os mecanismos de produção da rede são muito simples e de fácil apreensão.
Além desses pontos, é importante relembrar a sua popularidade crescente. De acordo com a Sensor Tower, em dezembro de 2020, o aplicativo contou com quase 83 milhões de instalações, 14% a mais do que em relação a dezembro de 2018. Os países que mais realizaram downloads foram a Índia (37%) e o Brasil (10%). O aplicativo vem crescendo, principalmente, entre a Geração Z.
Assim, vale entender que, cada vez mais, o investimento em redes sociais por parte dos empreendedores cresce exponencialmente, e plataformas como o TikTok já se encontram na lista de estratégias de Marketing Digital adotadas por algumas marcas.
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