O TikTok, que vem ganhando protagonismo em estratégias de Marketing Digital, irá fazer com que os anúncios personalizados sejam obrigatórios na rede. A nova deliberação entrará em vigor a partir do dia 15 de abril deste ano. Atualmente, a plataforma de vídeos curtos já apresenta anúncios direcionados para os usuários, que levam em conta o comportamento de cada um ao utilizar a rede social. Porém, hoje é possível desabilitar essa função de rastreio.
A partir da nova mudança, o TikTok, eleito o app mais baixado no mundo em 2020, vai tomar consciência das atividade realizadas pelos “tiktokers” durante a utilização da plataforma para que, assim, propagandas sejam escolhidas de acordo com o perfil do usuário.
Os anúncios são pensados levando em consideração as informações dos usuários e, a partir da novidade, serão apresentados a eles combinando com os conteúdos que cada um gosta de consumir. Os anunciantes usam esses dados mapeados para realizar um direcionamento aos usuários mais alinhados com determinado produto.
O aplicativo, que passou a banir fake news, sendo propriedade da ByteDance, já começou a divulgar um aviso sobre a novidade para quem utiliza a rede. O aviso diz que: “baseado em suas configurações, você atualmente vê anúncios gerais e que não são baseados na sua atividade. A partir de 15 de abril, suas configurações mudarão e as propagandas serão baseadas no que você faz no TikTok”.
Além disso, é importante ressaltar que essa novidade da rede se assemelha a outras plataformas, como o Twitter e o Facebook, que também fazem uma busca comportamental dos usuários enquanto navegam. Porém, essas redes ainda oferecem a oportunidade de bloqueio desse tipo de rastreio de forma externa.
A nova deliberação da rede atinge apenas às ações realizadas dentro do aplicativo. Assim, quem utiliza o app ainda pode impedir a rede social de realizar um rastreamento comportamental em outros sites ou apps, na intenção de direcionar a escolha de anúncios. Em anúncio do The Verge, a plataforma disse aos usuários que ainda está levando em conta o respeito à privacidade de cada um e que continuará com uma política transparente sobre os dados que são recolhidos na rede social.
O caso Apple
A novidade do TikTok procede do anúncio da Apple sobre as mais recentes políticas de privacidade do iOS, que dão força ao App Track Transparency (ATT). Os aplicativos da loja da Apple, a App Store, em breve, irão pedir a permissão dos usuários para que seja feito o mapeamento dos dados vindos de fontes externas, no intuito de direcionar os anúncios. As corporações que hoje têm suas receitas originadas em anúncios estão receosas de que essa mudança cause uma redução nos ganhos.
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