O TikTok foi o aplicativo que ganhou mais destaque no mundo todo. O crescimento do aplicativo foi bem expressivo este ano, o que fez com que o TikTok se tornasse o aplicativo mais baixado em 2020, superando o Facebook e o WhatsApp. O TikTok atingiu a liderança do ranking de apps mais baixados diversas vezes.
O sucesso do aplicativo é tão grande que outras redes sociais lançaram ferramentas semelhantes em suas plataformas, como o Reels do Instagram e o Spotlight do Snapchat, ambos, inspirados no famoso TikTok.
TikTok, uma tendência forte e consolidada
O crescimento do TikTok é constante e, por esse motivo, o app se mantém cada vez mais relevante, sendo baixado por vários usuários diariamente. Os dados do estudo da agência de análises de tendências e aplicativos, App Annie, afirmou que o TikTok manteve seu reinado no topo dos mais baixados durante o maior período de 2020.
Os dados dos últimos meses mostram que o TikTok foi o aplicativo que mais ocupou a primeira posição de baixados nas lojas virtuais (Android e iOS). De acordo com as informações divulgadas pela pesquisa do Sensor Tower, o aplicativo ultrapassa mais de 28,8 milhões de downloads por mês.
Lista dos 10 aplicativos mais baixados no ano
Como citado anteriormente, o TikTok foi o aplicativo mais baixado do mundo no primeiro semestre de 2020. Confira o ranking completo do top 10 apurado pela pesquisa da Sensor Tower.
- TikTok;
- Zoom;
- Facebook;
- WhatsApp;
- Google Meet;
- Instagram;
- Snack Video;
- Messenger;
- Telegram;
- Snapchat.
O Brasil está entre os países que mais baixam aplicativos no mundo
O relatório da Sensor Tower, Store Intelligence Data Digest, mostra que o Brasil é o terceiro país que mais baixou apps no mundo. São aproximadamente 8 bilhões de downloads ao decorrer do ano. Como é possível observar a partir dos dados apresentados, o brasileiro tem o hábito de passar grande parte de seu tempo online.
Quanto ao uso do TikTok, a mesma pesquisa aponta que o app agrada ao perfil dos usuários brasileiros, pois oferece interações curtas, rápidas, divertidas e dinâmicas. O novo modelo de conteúdo curto, com o formato de 15 segundos a 1 minuto, atrai pessoas e marcas, o que contribui diretamente para a expansão do aplicativo.
Muitos vídeos da plataforma se tornam virais, chegando até mesmo a serem usados nas plataformas concorrentes. Segundo os responsáveis pelo TikTok, o aplicativo incentiva a criatividade, ou seja, é uma rede social diferente, que não tem como objetivo socializar e conhecer pessoas, mas, sim, criar conteúdos diferenciados e divertidos.
Por algum tempo, o TikTok foi o único aplicativo a oferecer o formato exclusivo de conteúdo curto, com edições e efeitos, e isso impulsionou e disparou o uso da plataforma. Hoje em dia, a plataforma tem concorrentes, mas continua sendo uma das mais usadas e engajadas no mundo todo.
O que pode impressionar ainda mais é que o TikTok é um app recente. Lançado em 2016, o aplicativo teve altos e baixos até tornar-se a tendência que é hoje. O que poucos sabem é que o TikTok teve que se reinventar e passar por reformulações e muitas atualizações para alcançar o sucesso.
A pandemia da Covid-19 também contribuiu com o crescimento do número de downloads e usuários do app. Segundo a pesquisa da Kantar Ibope no Brasil, o uso do TikTok aumentou cerca de 35% entre os usuários brasileiros durante a quarentena, sendo o aplicativo mais usado para distração e entretenimento.