O TikTok, uma das grandes apostas para o mercado digital em 2021, passa a banir vídeos falsos e alertar sobre “conteúdo não verificado”. Ou seja, a partir de agora, o aplicativo vai informar sobre vídeos que não puderam ser submetidos aos verificadores de fatos.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (3) pela própria empresa, e tem como intuito combater a disseminação de fake news, isto é, notícias falsas que são disseminadas principalmente entre redes sociais. Assim, o TikTok pretende reduzir o número de informações compartilhadas que não tem um compromisso com a verdade.
O que muda?
A partir de agora, os conteúdos produzidos dentro da plataforma serão submetidos a um mecanismo de verificação de fatos, que analisa os dados contidos em determinado vídeo curto e que mostra se são de origem verdadeira ou falsa.
Os que forem classificados como enganosos serão removidos da plataforma, já que agridem o princípio da informação, e aqueles com informações com suspeita de não estarem certas terão como aviso “Caution: video flagged for unverified content”, que traduzindo para o português quer dizer “Cuidado: vídeo sinalizado com conteúdo não verificado”. Os donos dos vídeos vão receber uma notificação alertando que determinado clipe foi sinalizado. A mudança já está sendo implementada nos Estados Unidos e Canadá e, nos próximos dias, já deve funcionar em outros países em que o TikTok atua.
Apesar da existência do aviso de sinalização, o clipe poderá ser compartilhado, mas será acompanhado por uma notificação, alertando sobre a impossibilidade de checagem. Um pop-up perguntará “Are you sure you want to share this video?”, isto é, “Tem certeza de que deseja compartilhar este vídeo?”. O intuito, além de tudo, é fazer as pessoas pensarem sobre como proceder antes de compartilhar algum conteúdo, segundo o próprio TikTok.
O que os números dizem
O TikTok ainda compartilhou que, após a adesão da medida, os conteúdos que não puderam ser verificados – e, assim, sinalizados –, apresentaram uma queda de 7% no total de curtidas. Além disso, o compartilhamento dos clipes com o aviso apresentou uma queda de 24%.
Segundo o The Verge, a rede social não apresentou um número sobre a quantidade de clipes que são analisados diariamente e nem como eles são escolhidos, mas alguns temas como política, vacina e clima estão no rol das análises. Além disso, também foi divulgado que não é necessária popularidade para determinado vídeo ser verificado.
Twitter e o combate às fake news
Outra rede social que já adota um sistema de combate ao compartilhamento de informações falsas é o Twitter. A plataforma avisa ao usuário caso ele tente curtir algum conteúdo com informações de procedência duvidosa, e marca os conteúdos de perfis com grande circulação, como influenciadores e presidentes, com informações que são claramente enganosas.
Tais tweets sinalizados não aparecem mais nas buscas orgânicas e desaparecem das linhas do tempo. Além disso, os usuários do Twitter também contam com a possibilidade de realizar denúncias para o aplicativo em relação à identificação de spam e fake news.
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