O aplicativo Tik Tok virou tendência em vários países e conta com, aproximadamente, 500 milhões de usuários pelo mundo todo. A empresa fez altos investimentos em publicidade, os anúncios do Tik Tok estão espelhados em todos os canais de comunicação. Até os famosos renderam-se ao aplicativo.
O Tik Tok ganhou popularidade na Índia, tornando-se o aplicativo mais baixado em 2020. No entanto, recentemente, o aplicativo foi banido do território indiano. A decisão judicial solicitou à Apple e ao Google que o download do aplicativo fosse retirado de suas respectivas lojas virtuais na Índia.
Isso aconteceu devido a algumas suspeitas contra o governo chinês, acusado de espionagem, e tensões militares entre a China e índia. A partir disso, a exclusão do aplicativo foi decretada pelo governo indiano. Os Estados Unidos também ameaçaram excluir o Tik Tok do país, porém, até o momento, o aplicativo continua disponível.
O posicionamento da Índia
Os milhões de usuários do aplicativo, provavelmente, ficaram bastante surpresos com a notícia. Além disso, não foi apenas o Tik Tok que foi excluído do país, outros 58 aplicativos também foram banidos, todos pelo mesmo motivo. Confira, a seguir, o que foi dito.
O Ministério de Tecnologia da Índia divulgou que está “invocando seu poder sob a seção 69A da Lei de Tecnologia da Informação, (Procedimentos e Salvaguardas para Bloqueio de Acesso à Informação pelo Público) de 2009, e, tendo em vista as ameaças recentes, decidiu bloquear 59 aplicativos, pois, conforme as informações disponíveis, eles estão envolvidos em atividades prejudiciais à soberania e integridade da Índia, defesa da Índia, segurança do estado e ordem pública”.
Instagram entra em ação
O Instagram, que estava observando a movimentação em torno do Tik Tok, no meio dessa história, enxergou a possibilidade de ganhar força e sair no lucro. Para manter sua competitividade e os usuários dentro da plataforma, o Instagram lançou um recurso bem parecido com o Tik Tok, o Reels.
Essa nova função do Instagram é bem parecida com as ferramentas do Tik Tok. No Reels, é possível, dublar, usar fundo verde (chroma key), acelerar vídeos, unir trechos, colocar músicas, efeitos e filtros em vídeos de 15 segundos.
A exclusão do Tik Tok na Índia, um dos países mais populosos do mundo, deu certa notoriedade para o Instagram e para seu novo recurso, Reels. A novidade gerou comentários por parecer ser uma cópia do Tik Tok, porém, muitos usuários estão usando a nova ferramenta e passando mais tempo no Instagram.
O Facebook, principal site do grupo que envolve Instagram e WhatsApp, sempre procura inserir em suas redes sociais recursos que estão fazendo sucesso no mundo digital, como aconteceu com o Instagram Stories, que foi comparado com o Snapchat assim que foi lançado.
Concorrência entre as redes sociais
No Brasil, o Tik Tok conta com milhões de usuários ativos diariamente, o que leva o público do Instagram para a plataforma concorrente. O Reels surgiu para trazer esses usuários de volta, uma vez que o recurso deixou o Instagram mais completo. Os usuários têm., dessa forma, em um único aplicativo, recursos oferecidos pelos concorrentes.
Além disso, o Instagram criou punições para os usuários que citam o app Tik Tok, visando diminuir a divulgação do Tik Tok dentro de sua plataforma. A disputa entre as redes sociais sempre vai existir e cabe a cada plataforma descobrir maneiras de se reinventar e manter seu público interessado e engajado.