Investir em estratégias de marketing digital é importante para impulsionar os negócios – mas como saber quais táticas são as mais promissoras? É aí que entra o teste A/B.
Se você ainda não conhece esse teste e não sabe como fazê-lo, confira este artigo e saiba mais sobre o assunto.
O que é teste A/B?
O teste A/B é um tipo de verificação que tem como objetivo comparar duas variantes para identificar qual gera o melhor resultado. Muito abstrato? Então vamos lá. Imagine que você tem uma landing page (página de vendas) e deseja otimizá-la para aumentar sua taxa de conversão.
Para isso, você precisa criar uma nova landing page com apenas uma variável diferente em relação à versão original (que nesse exemplo será o título da página) e comparar a taxa de conversão que ambas vão gerar.
Vale destacar que a nova versão deve conter apenas uma variável alterada, ok? Do contrário, não será possível definir qual variante influenciou o resultado, já que o teste A/B não é multivariável, isto é, não analisa diversas variáveis ao mesmo tempo, conseguindo avaliar somente uma de cada vez.
O que analisar com o teste A/B?
Há infinitas possibilidades de aplicação do teste A/B, mas as mais comuns são em anúncios, e-mail marketing, landing pages e outras páginas de um site. As variáveis testadas podem ser:
- Títulos;
- Intertítulos;
- Imagens;
- Vídeos;
- Design;
- Fontes das palavras;
- Tamanho dos componentes;
- Cores;
- Conteúdo escrito;
- CTAs;
- URL;
- Campos de um formulário;
- Posicionamento dos elementos, entre outros.
Como os testes A/B são feitos?
Para realizar um teste A/B, é preciso possuir um software específico. Alguns dos mais utilizados são:
- Google Optimize;
- Optimizely;
- VWO;
- Unbounce.
A maneira exata de aplicar o teste A/B varia de acordo com o programa utilizado, mas, independentemente disso, as plataformas que fazem esse tipo de teste permitem alterar as variáveis que se pretende analisar, colocar o teste para rodar e monitorar o desempenho de cada versão analisada.
Além disso, esses softwares possibilitam que você configure a porcentagem de pessoas que vai receber ou acessar cada versão analisada. Por exemplo: se for testar a taxa de conversão de duas landing pages, você indica ao software quantos por cento do tráfego da sua página vão visualizar cada uma das versões.
Em geral, opta-se por 50% para cada uma, mas se você não quiser arriscar em direcionar metade dos seus visitantes para uma landing page que ainda não sabe se vai trazer bons resultados, é possível transferir apenas 10% do tráfego para ela.
Nesse caso, você terá que esperar um pouco mais para que a landing page que receba apenas 10% do tráfego e atinja uma amostra estaticamente significativa, que corresponde ao número mínimo de pessoas que terá que acessá-la para reproduzir um resultado equiparável ao que ocorreria se a versão testada fosse divulgada para a população total da amostra.
Alguns programas já calculam a amostra adequada, identificam a versão que apresentou o melhor desempenho e a aplicam automaticamente. Em outros, esse processo ocorre manualmente. Nesse caso, você pode utilizar a calculadora de teste A/B, desenvolvida pela empresa de pesquisas on-line SurveyMonkey, a fim de verificar se a amostra já é estatisticamente significativa ou não e qual versão apresentou o melhor resultado.
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