A pandemia da Covid-19 impactou também nas formas em que os pagamentos são realizados, provocando uma aceleração em relação às inovações, fazendo com que o mercado adote tecnologias e outras formas de se comportar nas relações de consumo.
De acordo com entrevista realizada pela consultoria McKinsey, quase 900 líderes de diversas empresas disseram que as mudanças previstas para acontecer apenas nos próximos anos foram implementadas já no último ano. Assim, em 2021, esse movimento em busca de inovação, por parte do mercado, deve continuar em ritmo quente, uma vez que a crise, inaugurada pela pandemia, ainda assola o mercado financeiro de alguma forma.
Algumas tendências nas formas de pagamento
Para 2021, as tendências são, por exemplo:
Cibersegurança
O grande avanço do mercado digital, influenciado, principalmente, pela pandemia da Covid-19, expôs os consumidores a riscos em sua segurança on-line. De acordo com a Accenture Interactive, especializada em tecnologia da informação, em 2019, os gastos causados por ataques iriam chegar à marca de US$ 5,2 trilhões em cinco anos, um valor equivalente a US$ 150 por perda.
Em nível mundial, a cada 11 segundos, uma corporação sofre um ataque cibernético. Levando em consideração esses dados e o grande desenvolvimento do e-commerce e suas tendências para 2021, investimentos em cibersegurança são fundamentais, uma vez que, ainda segundo a empresa Accenture Interactive, 60% dos consumidores comprariam em empresas que foram vítimas de algum ataque.
Pagamentos em tempo real
Estudo realizado pela Mastercard, em parceria com a Kantar, em junho de 2020, mostrou que 75% dos brasileiros desejavam pagar em tempo real e 53% queriam fazer esses pagamentos utilizando alguma rede social ou aplicativos de mensagem. O estudo ainda apresentou que, até 2030, 55% das pessoas entrevistadas tinham esperança de que todas as movimentações financeiras seriam feitas de forma instantânea. Os dados apresentados pelo estudo revelam que os pagamentos em tempo real já são uma realidade, com o Pix, por exemplo, e uma forte tendência para 2021.
Social commerce
O social commerce é mais uma tendência para este ano. De acordo com pesquisa realizada pela Mastercard com a Americas Market Intelligence, em 2020, 46% dos brasileiros compraram mais pela internet, e 7% realizaram, pela primeira vez, uma compra on-line, influenciando diretamente em um aumento no varejo.
Além de apresentar crescimento, o e-commerce também conseguiu seu lugar nas redes sociais, como, por exemplo, no WhatsApp, que lançou a função de carrinho de compras nas conversas com lojas. De acordo com análise realizada pela MindMiners, em outubro de 2020, 33% dos consumidores utilizam o aplicativo de mensagens para conseguir respostas sobre possíveis aquisições, 27% usam para comprar algo e 24% usam para a contratação de algum tipo de serviço.
Meios de pagamento que os brasileiros mais usam
Em pesquisa realizada pela Opinion Box, em fevereiro de 2021, 78% dos brasileiros utilizam o dinheiro como principal meio de pagamento. Além disso, 73% optam pelo cartão de crédito; 66%, pelo cartão de crédito; 59%, pelo boleto bancário; 50% usam o Pix; 48% fazem transferências bancárias (como TED, DOC e outros); 46% utilizam carteiras digitais (Mercado Pago, PicPay, etc.); 39% ativaram o débito automático em conta; 27% usam cartões de lojas (como C&A, Submarino, etc.); 23% usam o QR Code e, dessas, 13% pagam com cheques. Foram realizadas pouco mais de 2 mil entrevistas.
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