Quem trabalha com marketing digital sabe que precisa estar em constante processo de atualização, já que o mercado é extremamente dinâmico e novas práticas podem surgir, assim como desaparecer, repentinamente.
Estar por dentro das tendências e entender bem o comportamento dos clientes pode ser o grande diferencial de uma empresa, ajudando a manter seus concorrentes sempre um passo atrás.
Como se manter atualizado nas tendências de marketing digital?
Todos os dias, a sua empresa ganha novos concorrentes, o que pode tornar o objetivo de se destacar no mercado ainda mais difícil de alcançar. É por isso que estar atualizado é vital para manter a saúde da comunicação de um negócio, assim como expandir os horizontes para novas possibilidades.
Acompanhar todos os movimentos do mercado, no entanto, não é uma tarefa fácil, principalmente se você tem uma rotina corrida (coisa que nós sabemos que os profissionais de marketing têm).
É por isso que elencamos algumas das principais tendências do mercado para que você saia na frente e comece a pensar em como aplicá-las na sua empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.
É a vez da automação
Se você comprou algo pela Internet recentemente, deve ter percebido que a maioria dos sites utiliza chats em suas páginas. Esse é um recurso particularmente útil para incentivar aqueles compradores que ainda têm dúvidas sobre o produto ou que não tomaram uma decisão final.
Muitos sites ainda empregam pessoas para tal função; entretanto, o uso de chatbots — aqueles robozinhos que fazem o primeiro contato — cresce a cada ano. Esse tipo de atendimento é de natureza rápida, dinâmica e, normalmente, é usado para tirar dúvidas pontuais sobre serviços ou produtos.
Engana-se quem pensa que os clientes preferem lidar com humanos nesse primeiro momento: um estudo promovido pela Amdocs, e conduzido pela Consultoria Forrester nas Américas, Europa e Ásia, aponta que 42% dos brasileiros acham o serviço bastante conveniente.
A chave é a personalização
Todos os dias, milhões de compras são feitas pela Internet, mas não aleatoriamente. Cada cliente possui padrões de procura e compra consistentes, cabendo à sua empresa estar atenta aos padrões e tentar prevê-los da melhor maneira possível.
Isso pode ser aplicado em campanhas de e-mail marketing, notificações push e, até mesmo, nos conteúdos que você escolhe produzir para o blog da sua empresa.
Sua empresa ainda não tem um blog? Saiba aqui a importância dessa ferramenta e como você pode aplicá-la na sua estratégia de marketing.
Esse é um ponto extremamente importante se você quer mais conversões para o seu negócio. Uma pesquisa realizada pela Accenture Interactive aponta que 91% do clientes estão mais propensos a comprar de empresas que oferecem soluções alinhadas aos seus interesses.
Já ouviu falar de Mobile First?
Esse é um conceito vital se você quer que o seu site obtenha mais conversões e tenha uma menor taxa de rejeição. Mas, o que é o Mobile First?
Basicamente, essa é uma prática que tem como objetivo oferecer a melhor experiência possível para o usuário que acessa seu site por meio de aparelhos móveis, como tablets ou celulares. Seguindo essa regra, o desenvolvimento de páginas e sites deve primeiro pensar nos acessos via mobile, e só depois adaptá-los para desktop, de forma responsiva.
Segundo relatório da GSM Association, o Brasil é o país com mais telefones móveis na América Latina, contabilizando 234,6 milhões de conexões do tipo. Sites que não oferecem uma boa experiência móvel, portanto, estão perdendo uma grande parcela de clientes, ficando fadados a encarar taxas de conversão mais baixas.
Sua empresa utiliza vídeos na estratégia de comunicação?
Se você respondeu não, é hora de rever o motivo. Vídeos são formatos dinâmicos, de fácil assimilação e alto poder de compartilhamento.
Plataformas como o TikTok e o Reels, a mais recente atualização do Instagram, acumulam milhões de usuários, que crescem em número a cada dia. Isso demonstra a força desse formato e estabelece uma tendência muito forte a ser seguida nos próximos anos.
A hora de agir é agora!
Essas são algumas das tendências mais importantes para o marketing nos próximos anos, mas não são todas. É importante se manter sempre atento aos movimentos do mercado e observar o que as grandes empresas estão fazendo.
Não perca tempo! Estude bem o seu público e comece a aplicar as estratégias mais adequadas o quanto antes.
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