O Telegram anunciou que terá novidades em sua plataforma a partir de 2021. De acordo com o CEO da empresa, Pavel Durov, o app de mensagens está planejando gerar receita por meio de anúncios e figurinhas pagas. As novas maneiras de monetização estão sendo estudadas para serem aplicadas no início do ano que vem.
Segundo informações do CEO, a plataforma de anúncios será amigável e vai respeitar a privacidade dos usuários. O novo recurso está sendo financiado há 7 anos, pois, de acordo com Durov, o projeto é grande e precisa de centenas de milhões de dólares por ano para ser concluído.
Mesmo com um orçamento elevado, Durov afirmou que não tem intenções de vender o Telegram como os fundadores do WhatsApp fizeram. Ele citou que o mundo precisa da plataforma para ser independente e ter um aplicativo que respeite os usuários, oferecendo serviços de alta qualidade.
O Telegram declara que não vai inserir anúncios em grupos ou conversas privadas, e seu CEO afirma que a empresa vai conseguir fazer isso de uma maneira não invasiva, de forma que os usuários dificilmente vão notar a mudança.
Veja outros recursos que estarão presentes no Telegram
Para 2021, o aplicativo de mensagens também vai lançar serviços de pagamento que servirão como um financiamento para seu próprio crescimento. A plataforma vai gerar receitas a partir do serviço de pagamento, anúncios divulgados dentro da plataforma e figurinhas pagas.
Essas figurinhas, ou adesivos premium, terão recursos adicionais, e o lucro será dividido com os artistas responsáveis pelas criações. Durov alega que seu objetivo é que as pequenas empresas e os milhões de usuários do Telegram prosperem dentro da plataforma e enriqueçam a experiência de todos os usuários do app.
Outro recurso lançado pelo Telegram é o bate-papo por voz em grupo. Chamado de Chats de Voz, a novidade veio na nova atualização do aplicativo para dispositivos iOS. O bate-papo por voz será integrado aos chats de mensagens existentes e é uma opção adicional para os usuários conversarem ao vivo com familiares e amigos.
Telegram está se tornando cada vez mais competitivo
Segundo o CEO do Telegram, o lançamento das novas funções dá boas-vindas a milhões de novos usuários. Com todas essas novidades, o aplicativo está cada vez mais perto de seus concorrentes, estando muito próximo de alcançar a marca de 500 milhões de usuários.
Apesar do Telegram ser considerado um grande concorrente, o WhatsApp é o aplicativo que os brasileiros mais utilizam diariamente. Mesmo em desvantagem, o app continua investindo em novos recursos para atrair mais usuários e melhorar a experiência dos que já usam a plataforma, e isso o torna cada vez mais relevante no mercado.
Usando o Telegram como ferramenta de atendimento online ao cliente
O aplicativo de mensagens tem sido constantemente usado para criar um canal de comunicação com os clientes, podendo ser utilizado para realizar atendimentos online e oferecer suporte de forma rápida e prática. Veja mais 5 aplicativos gratuitos para atender seus clientes online!