O Telegram, aplicativo de mensagens que atualmente declarou que vai explorar novas maneiras de monetizar com anúncios a partir de 2021, vem ampliando, gradativamente, sua legião de seguidores no país. O aplicativo alcançou uma nova marca: encontra-se em 45% dos smartphones brasileiros. O dado foi retirado do estudo Panorama sobre mensageria móvel, realizado pelo Mobile Time em parceria com a Opinion Box. A pesquisa foi realizada com um pouco mais de dois mil brasileiros, entre os dias 20 e 27 de janeiro deste ano.
Essa análise foi realizada durante o período em que o WhatsApp anunciou o lançamento da nova política de privacidade, que teve sua data alterada para maio. Apesar do Telegram já vir mostrando um aumento na base de usuários há alguns anos, tal mudança nas políticas do WhatsApp fez com que o aplicativo tivesse esse crescimento alargado. O fenômeno também aconteceu com outros aplicativos, como o Signal, que se tornou o app de mensagens mais baixado da Play Store no Brasil.
Em relação aos números referentes ao crescimento do Telegram, em 2018, o aplicativo era usado apenas em 15% dos smartphones brasileiros. Em 2020, essa porcentagem aumentou para 27%. Esses dados foram coletados pela mesma pesquisa.
WhatsApp segue na liderança
Apesar dos números surpreendentes do crescimento do Telegram, o WhatsApp ainda reina entre os celulares brasileiros. Embora tenha apresentado uma queda de 1% no último ano, o aplicativo de mensagens continua sendo usado em 98% dos celulares no país, ou seja, um número superior ao dobro do Telegram. Ainda de acordo com a pesquisa Panorama sobre mensageria móvel, 86% dos usuários utilizam o WhatsApp pelo menos em algum momento do dia.
A utilização diária do Telegram, em contrapartida, é bem menor, ainda ocupando, portanto, o segundo lugar do pódio. A pesquisa mostra que apenas 22% dos usuários abrem o aplicativo frequentemente, o que é um ponto positivo para o WhatsApp. O Telegram, todavia, de tempos em tempos, continua ganhando novas funções.
WhatsApp para de avisar se áudio foi ouvido em conversas
Outra novidade envolvendo o WhatsApp é em relação aos áudios enviados pelos usuários do aplicativo. O WhatsApp passou a não notificar mais se determinado áudio foi reproduzido, o que era feito por meio de um microfone azul ao lado do arquivo de voz.
A novidade já está em funcionamento no iOS e não é obrigatória para todos os usuários, podendo ser desativada. A função só será validada para os usuários que desativarem também a função de mensagem lida, ou seja, os dois símbolos de visto azulados. O microfone de mensagens em áudio ganha uma cor nova (o cinza), não mostrando se tal áudio foi reproduzido ou não. Lembrando que a nova funcionalidade pode ser usada apenas no iOS por enquanto, na versão 2.21.40.13 do WhatsApp.
Para ativar, é necessário ir, no próprio aplicativo, ao menu de reticências. Logo após, é necessário clicar em Conta > Privacidade > Confirmação de leitura. Desativando a função, os áudios também estarão inclusos.
Leia também: WhatsApp lança função de carrinho de compras nas conversas com lojas