Taxa de Engajamento, o que é, como vive e como se reproduz?
Você sabe avaliar se uma rede social de alguém tem resultado, atrai resultados ou então é uma possível prospect para anúncio? Você sabe como usar as redes sociais de outras pessoas para anúncios sem que haja perda de tempo e dinheiro? No post de hoje vamos falar de engajamento nas redes sociais, por que você deveria ficar atento a isso e por fim como descobrir e analisar essa tal taxa de engajamento.
Quando avaliamos uma rede social, a primeira coisa que batemos o olho é se ela tem muitas curtidas ou então seguidores.
E pasmem para muitas empresas isso já é mais que suficiente. O que é uma escolha bem “inteligente” para essas empresas, afinal, o ideal é julgar o livro pela capa. Só que não!
Hoje em dia existem verdadeiras fábricas de curtidas e seguidores para as mais diversas redes sociais. Então é mais do que fácil forjar os números que temos do que ir atrás de pessoas reais.
O que atrai diversas empresas sedentas por perder tempo e dinheiro.
O que quero dizer é que um único número não é tudo, já que afinal, podemos forjar. Mas então o que levar em consideração?
As redes sociais só permitem seguir a pessoa como interação?
Podemos seguir, curtir, comentar, compartilhar, marcar, entre outras N possibilidades que as redes sociais de hoje em dia nos oferecem. Então por que olharíamos só para seguidores?
É esse punhado de coisas que você tem que olhar na hora de avaliar uma rede social.
Uma conta necessária para economizar dinheiro: Essa é a tal taxa de engajamento
Se você, pessoa de marketing tem interesse em saber de números e fatos, vamos lá:
A conta depende muito, não há um padrão no mercado. Eu gosto de utilizar a seguinte conta, lembrando que depende da interação de cada rede social:
Ou então uma outra conta que se costuma usar é a conta abaixo:
Leva-se em consideração que: Curtida tem peso 1, Comentário peso 2 e Compartilhamento peso 3.
Espera-se naturalmente que os seguidores de uma marca, empresa ou pessoa estejam seguindo a mesma por ter algo que as interessa.
Logo espera-se que esses seguidores interajam com as publicações.
Isso é meio lógico, não? Por isso número não é tudo.
Com a taxa de engajamento você pode ver que algo errado não está certo
Se por exemplo temos uma marca de sutiã, porém os 1500 seguidores são homens, tem algo de muito errado aí! E muito provavelmente esses 1500 não vão interagir, afinal, não há relação de interesses nenhuma.
Mas a taxa de engajamento não é só para pegar os espertinhos que estão tentando passar a perna no seu negócio.
A taxa de engajamento também uma forma de medir o que está dando certo.
Você tendo um controle bem feito de tudo que é divulgado nas redes sociais permite que você pontue as coisas e veja o que trás mais engajamento, o que atrai mais compartilhamentos e o que também não atrai nada.
Separe sempre um tempo para experimentar coisas novas e vá pontuando de acordo com o engajamento, você entrega um conteúdo mais relevante, sua audiência agradece…. E seu bolso também!
Ah, um adendo muito importante para fechar tudo com chave de ouro:
Quando for avaliar a rede social de alguém veja também se as curtidas e comentários também não são forjados.
Por tudo isso e muito mais, não tenha preguiça de analisar absolutamente tudo.
Taxa de engajamento, consultoria de SEO e muito mais.
Já conhece a Consultoria Digital? Somos uma agência especialista em Marketing Digital. Confira a Agência Consultoria Digital, nossos principais serviços: otimização de site e consultoria SEO.
Sobrou alguma dúvida? Deixe nos comentários! Sua dúvida pode ser a dúvida de outra pessoa.