Mesmo muito antes da pandemia, o volume de pesquisas online já demonstrava tendências de crescimento no Brasil. Por isso, a agência de SEO Hedgehog Digital, com apoio da SEMrush, idealizou a pesquisa State of Search Brasil, um relatório inédito sobre o comportamento de pesquisa do brasileiro.
O estudo foi conduzido entre os dias 12 e 21 de maio de 2020, quando mais de 3.000 pessoas foram entrevistadas. O demográfico correspondia a homens e mulheres brasileiros, todos acima dos 16 anos, que tinham feito buscas online nos últimos 3 meses.
No texto abaixo, você poderá entender melhor quais foram os achados deste estudo e o que eles dizem sobre a realidade das pesquisas online no País.
Quais os principais hábitos dos brasileiros durante pesquisas online?
Achados da pesquisa corroboram com o que profissionais da área sabem já há algum tempo: o mobile é o favorito. Enquanto 85% das pessoas utilizaram um smartphone ou tablet em suas pesquisas, 75% dos entrevistados usaram o desktop. Grande parte deles realizou de duas a cinco pesquisas por dia, o texto foi utilizado na maioria delas.
Esse dado enfatiza ainda mais a importância da otimização de sites e páginas para usuários de dispositivos móveis. A maior parte das pessoas busca por informação sobre assuntos diversos, e é seguida por aquelas que usam a pesquisa para comparar e descobrir preços.
O Google ainda continua sendo o canal preferido pelos usuários, contando com 91% das pesquisas. Essa é uma outra grande oportunidade para pequenos empresários, principalmente para aqueles que não têm sites, afinal, o Google Meu Negócio pode servir como um cartão de visitas para a empresa.
Leia mais: Google oferece sugestões com base no histórico de pesquisa do usuário
Como a pesquisa influencia na compra?
O estudo evidencia que a pesquisa online é um importante fator de decisão para compras, mesmo as que ocorrem fora dos e-commerces: 28,9% daqueles que compraram em lojas físicas tiveram como decisor de compra uma pesquisa no Google ou em outro buscador.
As redes sociais também despontam como um importante personagem nessa equação, uma vez que 7% dos entrevistados visitaram as páginas das empresas nessas plataformas antes de realizar a compra.
Qual é o comportamento dos usuários no Google?
Os resultados da pesquisa mostram também a importância do bom rankeamento na página de resultados do Google. Enquanto 36% das pessoas clicam no primeiro resultado após os anúncios, apenas 21% vão até a segunda página.
Aqui vai um número ainda mais interessante: 44% dos usuários preferem os resultados orgânicos, em contrapartida, apenas 10% relatam clicar nos anúncios frequentemente.
A importância do SEO
Pense da seguinte maneira, toda pesquisa realizada traduz uma intenção. Segundo dados da State of Search Brasil, 36% dos usuários passam pelo Google antes de realizar uma compra. Sua empresa, portanto, precisa estar preparada para atender seus potenciais clientes, principalmente durante uma pesquisa.
O SEO é o conteúdo otimizado para aparecer nas primeiras posições da página de resultados dos buscadores, principalmente o Google. Tal conteúdo é especialmente pensado e produzido para atender aos critérios dos algoritmos de indexação, garantindo informações relevantes ao cliente.
Essa é uma estratégia importante a ser adotada cujos resultados consistentes começam a aparecer a médio e longo prazo. O SEO é uma prática indispensável para abastecer sites de conteúdo orgânico e aumentar significativamente a credibilidade, relevância e a taxa de conversão de uma empresa.
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