Muitas pessoas têm se perguntado como o mercado financeiro vai se recuperar depois de 2020, e o medo paira no ar quando o assunto é investimento. O ano de 2021 mostra que o caminho do sucesso para empreendedores é apostar em inovação. E, para isso, o modelo das startups tem lugar cativo na plateia do empreendedorismo.
Entenda o modelo startup e o investimento na era digital
Após a queda do mercado de consumo no ano de 2020, vários empreendedores tiveram que migrar para o ambiente digital na tentativa de se adaptar às necessidades do mercado. E quem pensou que isso não duraria, se enganou. A era digital vem se mostrando como uma ótima forma de conquistar bons resultados no mercado financeiro em 2021, mais clientes e vendas.
Aliado a isso, a dica é não ter medo de inovar. E, assim, tudo aponta para a ascensão das startups. Esse tipo de empresa caracteriza-se por ser jovem, com um modelo de negócio repetível, isto é, com capacidade de entregar um produto de forma ilimitada e escalável, ou seja, capaz de triplicar o seu faturamento sem precisar aumentar a sua receita.
Além disso, uma empresa nesse modelo é sinônimo de um cenário de incertezas, já que tem como palavra-chave “inovação” e rompe com as arestas de uma empresa tradicional.
Tipos de startups
Os tipos de startups podem variar, dentre outros, a partir dos nichos em que atuam – e depende de cada empresa definir qual o seu –, mas também levam em consideração o tipo de negócio utilizado, em que se destacam:
- B2B (Business to Business): negócios para negócios, em português. Ou seja, uma empresa que atende a outras empresas;
- B2C (Business to Consumer): isto é, negócios para consumidores, que atendem a um consumidor final;
- B2B2C (Business to Business to Consumer): traduzido para o português, negócios para empresas para consumidores – uma empresa que faz negócios com outra empresa com o objetivo de vender para um consumidor final.
Não há crescimento sem inovação
Esse modelo de empresa encontra o seu lugar ao sol, essencialmente, pelo fato de que se movem por meio da inovação. As tendências do mercado mostram que o medo provocado pelas experiências obtidas em 2020 deve ser deixado de lado, e os empreendedores devem apostar em formas de reinventar o seu negócio, apostando em mecanismos para sair da zona de conforto.
Uma das formas de inovar, por exemplo, está no investimento no ambiente virtual, visto o crescimento de possíveis consumidores em plataformas digitais. O ano de 2020 deu a oportunidade das empresas se posicionarem online, agora, chegou a hora delas fazerem o seu mercado consumidor expandir.
Alguns empreendedores já estão pensando em formas de estarem presentes no ambiente digital, apostando, por exemplo, nas redes sociais como a saída para alavancar o seu negócio ou em estratégias cada vez mais avançadas de e-commerce para aumentar o número de vendas.
Leia mais sobre: Conheça as principais tendências do e-commerce para 2021