Para entrar na competição entre o TikTok e o Instagram Reels, o Snapchat criou o Spotlight, a mais nova função do aplicativo para criação e visualização de vídeos. Como motivação, a empresa afirmou que vai dividir US$ 1 milhão entre os criadores de conteúdo mais populares e frequentes do aplicativo até o fim de 2020.
Sendo assim, o usuário que postar regularmente e viralizar pode ganhar uma grande parte do US$ 1 milhão. A relevância será medida em visualizações, e não por número de seguidores da conta. Além disso, é possível continuar ganhando prêmios em dinheiro no aplicativo mantendo o vídeo em alta por vários dias seguidos.
Saiba mais sobre o lançamento do Snapchat: o Spotlight
Dentro do Snapchat, o Spotlight terá uma seção própria e os vídeos poderão ter até 60 segundos. As marcas d’água estão proibidas! Ou seja, não será permitido baixar vídeos gravados pelo TikTok e fazer o upload no Snapchat. Ao acessar a nova guia do aplicativo, os vídeos exibidos no feed serão baseados nos algoritmos do Snapchat, porém é possível navegar em todos os tópicos disponíveis.
O Spotlight será lançado em 11 países, entre eles, Estados Unidos, Alemanha, Austrália, França, Canadá, Irlanda, Noruega, Reino Unido, Suécia, Nova Zelândia e outros. No Brasil, ainda não existe data para a chegada do lançamento.
Semelhanças do Spotlight em comparação com o TikTok e o Instagram Reels
Muitas foram as comparações do Instagram Reels com o TikTok e, com o Spotlight, isso também foi inevitável. De fato, o lançamento do Snapchat tem muitas funções parecidas com as de seus concorrentes, como, por exemplo, criação e exibição de vídeos curtos e reprodução automática.
O formato do Spotlight é familiar para os usuários do TikTok e do Instagram Reels. No entanto, o Spotlight tem diferenças, como a possibilidade de anonimato e a questão de não existir uma área de comentários públicos. Outra distinção: o Instagram Reels permite que vídeos do concorrente TikTok sejam postados em sua plataforma, já o Spotlight traz a proposta de manter os usuários no aplicativo, incentivando-os a usarem as próprias ferramentas do app para criar vídeos.
Snapchat pretende alavancar o acesso da plataforma com o Spotlight
A promessa de remunerar os usuários é uma estratégia e tanto para trazer os usuários do TikTok e do Instagram Reels para o Spotlight. Por enquanto, a empresa não divulgou quanto os usuários podem esperar lucrar, mas compartilhou que os pagamentos serão uma espécie de recompensa para os usuários com base no número de visualizações únicas obtidas em um dia.
Os vídeos curtos que somem em 24 horas (“histórias”) e os filtros se tornaram populares e conhecidos no Snapchat, o que deixou o aplicativo em alta por muitos anos. Posteriormente, o Instagram decidiu criar filtros e stories, recursos bem semelhantes ao do Snap, que se tornaram grandes sucessos no aplicativo concorrente.
O TikTok foi o aplicativo mais baixado do mundo no primeiro semestre de 2020 e, para aumentar a competitividade, o Instagram ampliou a duração dos vídeos de Reels para 30 segundos. Apesar disso, o Snapchat se mantém confiante no seu lançamento e mostra que a plataforma reconheceu o sucesso dos vídeos curtos e virais do TikTok e Instagram Reels, definindo que este é o momento para entrar na disputa.