O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pretende criar um sistema de votação online em que seja possível votar pela Internet por meio de smartphones, tablets e computadores. Esse sistema ainda é um plano futuro, mas que já passará por testes nas eleições deste ano. Tal iniciativa faz parte do projeto Eleições de Futuro, que tem o objetivo de usar a tecnologia para favorecer o cidadão e transformar o sistema de votação do Brasil.
O edital publicado recentemente pelo Tribunal faz uma chamada para empresas de tecnologia que tenham interesse em fazer uma parceria para a implantação do serviço. Assim, as interessadas deverão apresentar alternativas de sistemas tecnológicos capazes de permitir que a votação online seja feita com segurança e probabilidades de auditoria.
Como serão os testes do sistema de votação online?
Os testes serão feitos com eleitores selecionados, que votarão em candidatos fictícios, e toda a ação será monitorada pela Justiça Eleitoral. Assim, serão avaliadas e consideradas as sugestões de sistemas que demonstrem segurança no processo de voto, prezando pelo sigilo. Além disso, será necessário que tais sistemas apresentem a identificação de cada eleitor e contabilizem o voto corretamente.
Outra questão a ser considerada pelas empresas é o fato de que nem todos os brasileiros têm acesso à Internet e a smartphones. Dessa forma, devem ser apresentadas soluções que garantam a votação dessa parcela da população.
Todas as propostas de votação online serão avaliadas, e caberá ao TSE definir a melhor estratégia para essa mudança. O presidente do Tribunal diz que sua intenção é que seja criado um sistema de votação online moderno e de baixo custo. Ademais, os ministros responsáveis pelas eleições de 2022 estarão cientes da intenção de mudança para conduzir e organizar o novo processo.
Os benefícios da tecnologia e os empecilhos para sua inclusão
Ter um sistema de votação online seria uma maneira de evitar que os eleitores saíssem de casa para votar, já que o distanciamento social e a pandemia não têm prazo para acabar. Assim, essa seria uma medida mais prática, rápida e barata, evitando aglomerações. Portanto, é necessário buscar soluções como essa, que se adequem ao delicado cenário de restrições de contato.
Já no caso da votação presencial, algumas pessoas precisam se deslocar para lugares distantes a fim de votar em sua zona eleitoral, o que pode ser bastante difícil – problema que a votação virtual cessaria de forma simples.
Como obstáculo, no entanto, o TSE também citou o acesso à Internet. Apesar da rede no Brasil ser razoavelmente boa, ainda existem muitas instabilidades de acesso. Além disso, nem todos os cidadãos brasileiros possuem Internet de qualidade e um smartphone compatível com as tecnologias mais modernas.
As rotinas estão sendo transformadas pela tecnologia
O processo de votação online é mais uma das inovações que a tecnologia oferece para facilitar as atividades do dia a dia. Algoritmos, assistentes virtuais e Inteligência Artificial se tornaram parte da nossa vida e estão presentes em quase tudo o que consumimos.
A tecnologia abre um mundo de opções e possibilidades para criações e invenções que podem gerar impactos diretos na sociedade e no modo como as coisas são feitas. Dessa forma, saiba mais sobre a tecnologia pré e pós-pandemia.