Os usuários de aplicativos de mensagens estão buscando alternativas, visto que o mais famoso de todos, WhatsApp, anunciou mudanças em sua política de privacidade. A partir de fevereiro, o WhatsApp vai compartilhar dados dos usuários com o Facebook de forma obrigatória. A iniciativa pode ter incomodado alguns usuários.
O app Signal acabou ganhando destaque nessa história juntamente com o Telegram, ambos se tornaram parte dos aplicativos mais baixados nas lojas do Google e da Apple em diversos países. No Brasil, o Signal e o Telegram entraram para o top 10.
Até o momento, o WhatsApp é o aplicativo que os brasileiros mais utilizam diariamente, porém, os usuários que se negarem a compartilhar seus dados com o Facebook terão que apagar sua conta. Com isso, os concorrentes, como o aplicativo Signal e o Telegram, voltaram a ser baixados por vários usuários que planejam substituir o WhatsApp.
Uma semana antes da notícia sobre a atualização dos termos de uso do WhatsApp, o Signal não estava entre os aplicativos mais baixados em nenhum país. No domingo, 10 de janeiro, o app Signal liderou a App Store em 44 países. Atualmente, o aplicativo Signal ocupa a segunda posição do ranking da loja do Google. Na Apple Store, o app Signal ainda não chegou a liderar o ranking de apps mais baixados, porém, está bem próximo disso, ficando na terceira posição de acordo com o Sensor Tower.
Por que o Signal é uma boa alternativa?
O aplicativo Signal é um mensageiro que oferece privacidade e segurança para os usuários, atraindo os usuários do WhatsApp que sentiram ter perdido isso com a nova atualização. A empresa responsável pelo Signal comemorou em seu Twitter oficial o fato de estar em 1º lugar no ranking de apps mais baixados na Alemanha, Índia, Finlândia, França, Áustria, Suíça, Hong Kong e de estar subindo em vários outros países.
Edward Snowden, denunciante dos programas de vigilância em massa dos Estados Unidos e ex-analista da Agência de Segurança Nacional Americana (NSA), recomenda o Signal, afirmando que o app possui código aberto, criptografia de ponta a ponta, não exibe anúncios, não faz rastreamentos e não vende os dados de seus usuários.
O Signal é financiado por meio de apoiadores da privacidade e por doações dos próprios usuários, além disso, conta com o trabalho de profissionais da tecnologia da informação.
Telegram também está entre as alternativas para substituir o WhatsApp
O aplicativo concorrente do WhatsApp teve um aumento impressionante de downloads nas últimas semanas. Na Play Store, o Telegram liderava o ranking de mais baixados em 20 países. No Brasil, o aplicativo Telegram se mantém entre os 50 apps mais baixados, mas, agora, ele saltou para o topo do ranking.
Para 2021, o Telegram está investindo em melhorias e atualizações, diferentemente do WhatsApp, sendo mudanças para favorecer a plataforma, e não para prejudicar. O Telegram vai explorar novas maneiras de monetizar com anúncios este ano, no entanto, a empresa afirma que a mudança será sutil e nada invasiva.