Neste artigo vou mostrar para você empresário que é dono de um website tudo o que você precisa saber sobre SEO para otimizar o seu site, no menor tempo possível, e o melhor de tudo, economizando dinheiro.
Eu sou especialista na área de SEO, já atuei com diversos projetos e estudo sobre otimização de sites a mais de 5 anos. Neste tempo aprendi muitas coisas que vão além da parte técnica, pois como o trabalho de SEO é voltado para a melhorar a conversão de um site, eu me tornei também um bom analista de negócios.
Isso me permitiu ver quais são os melhores caminhos para ter um site otimizado e que gera receita para seus donos.
O maior erro que todo empresário comete ao pensar em SEO
Praticamente em todos os projetos pelos quais eu passei, principalmente os de pequenas e médias empresas, o empresário descobre que precisa ficar bem posicionado no Google para receber mais visitas e faturar mais.
Então, começa suas pesquisas ou solicita que um de seus funcionários comece a estudar SEO. Até aqui tudo bem, porque conhecer SEO é fundamental, ainda mais se você tem um site, mas quando você decide fazer a otimização sozinho e sem experiência, você está cometendo o maior erro e o mais arriscado de todos.
Como disse acima, eu estudo SEO a mais de 5 anos e para aprender tudo o que sei eu já fiz dezenas de sites para testes, participei de cursos, eventos, palestras, etc. Tudo para aplicar técnicas realmente eficientes nos sites de meus clientes.
Quando alguém sem experiência decide aplicar técnicas de SEO no site da sua própria empresa, o risco de perder o seu posicionamento atual é gigantesco, além do que você pode ser punido chegando a máxima de ser excluído do Google.
Já pensou se o seu site desaparecesse do Google hoje?
Se você pensa que este cenário é raro, muito pelo contrário, ele é mais comum do que você imagina. Já recebi diversos e-mails de pessoas que tiveram seus sites banidos do Google e precisam urgentemente de um especialista em SEO. Afinal, quando um site desaparece do Google, suas visitas caem e consequentemente a sua receita diminui.
É por este motivo que eu recomendo a você empresário que antes de pensar em aplicar SEO sozinho em seu site você avalie o risco que está correndo. Pare e pense: Você está preparado para perder toda a receita gerada pelos mecanismos de busca em seu site caso cometa um erro?
Por que meu site precisa de SEO?
Hoje em dia temos acesso à internet em praticamente qualquer lugar, sendo assim quando temos uma dúvida ou precisamos de algo basta acessarmos o Google e fazer uma pesquisa para sanar nossos problemas.
Cada dia que passa estamos mais dependentes dos mecanismos de buscas. Provavelmente você já utilizou o Google hoje. Isso nada mais é do que o hábito do século 21.
Pensando como empresário, você deve ver essas buscas constantes como parte do seu processo de conversão, ou seja, o primeiro passo para alguém comprar o seu produto ou serviço é uma busca no Google, Bing ou Yahoo.
Continuando nossa análise do comportamento humano percebemos também que quase ninguém avança para segunda página de resultados de uma busca e que os primeiros resultados que aparecem, normalmente, são os que nós clicamos.
A lição que podemos levar é que ficar entre as primeiras posições para as buscas relacionadas ao seu site é indispensável para que você receba mais visitas e venda mais.
E é aqui que entra o trabalho de SEO, onde será analisado o seu nicho de mercado e serão desenvolvidas todas as estratégias necessárias para colocar o seu site no topo das buscas.
Retorno sobre o investimento (ROI) de um projeto de SEO
Agora que você já sabe que SEO é importante e que aplicar técnicas de otimização sem experiência é um risco, vamos entender como é calculado o retorno sobre investimento de um projeto de SEO.
A primeira coisa que você empresário precisa saber é que SEO traz resultados em médio a longo prazo. Isso quer dizer que provavelmente você precisará trabalhar por 6 a 12 meses para ver resultados expressivos do seu trabalho de SEO.
Porém quando você alcançar a maturidade do seu projeto você perceberá que o Custo Por Aquisição de Novo Cliente é muito menor do que os pagos em suas campanhas do Adwords ou Facebook Ads.
Chegando ao ponto de você diminuir os seus investimentos em alguns canais.
Portanto, você terá mais clientes por um custo de aquisição mais baixo, seu faturamento irá aumentar e você ainda poderá diminuir seus investimentos em outros canais.
Contratar Analista de SEO ou uma Consultoria de SEO
Um hábito que é mais encontrado em empresas de médio para grande porte é justamente contratar novos funcionários quando certas demandas aparecem.
Não estou falando que é uma prática errada, mas para a maioria das empresas pequenas e médias, isso é um mal investimento.
Abaixo seguem as vantagens e desvantagens que o empresário deve colocar na ponta do lápis:
Analista de SEO: Vantagens e Desvantagens
Vantagens
- Você terá um analista de SEO exclusivo para sua empresa trabalhando 40h semanais
- No caso de reuniões estratégicas você terá um analista de SEO sempre à disposição
Desvantagens
- Funcionários ficam doentes (afinal são pessoas)
- Funcionários podem se atrasar
- Cada funcionário tem um custo devido aos impostos, 13º salário, etc.
- É necessário um gerente para administrar as atividades do analista
- Em caso de demissão existem multas
- Para contratar um profissional experiente será necessário um salário alto
Consultoria de SEO: Vantagens e Desvantagens
Vantagens
- Empresas não podem ficar doentes (sempre alguém irá entregar o trabalho)
- Em caso de atrasos podem existir multas a serem aplicadas na consultoria
- Os impostos são pagos pela consultoria
- Não existe 13º
- Caso o serviço não seja satisfatório você poderá cancelar sem multa (vide contrato)
- Você poderá exigir o máximo de experiência e qualidade
- O custo pode ser menor do que o de um funcionário sênior
Desvantagens
- Trabalhos com a consultoria precisam seguir um cronograma
- Participações em reuniões estratégicas precisam ser agendadas com antecedência
Colocando todos estes itens na ponta do lápis, fica claro que contratar um funcionário gera um custo que pode superar o investimento em uma consultoria de SEO.
Case comprova eficiência de uma Consultoria de SEO
Sempre que você for contratar uma consultoria de SEO, solicite alguns cases para que você empresário tenha a certeza de que está contratando uma agência séria.
Um case que nós da Consultoria Digital podemos mostrar neste artigo é o de um site especializado na venda de cursos sobre importação.
Veja o comparativo antes e depois da consultoria. Saltamos de 1048 visitas orgânicas por semana em Julho para 4851 visitas orgânicas na primeira semana de Janeiro, ou seja, em apenas 5 meses de trabalho aumentamos seu potencial de visitas semanais em 363%.
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