Temos certeza de que você já ouviu a sigla SEO, afinal, essa é uma das metodologias mais populares do Marketing Digital. Ainda que ela seja extremamente importante, está longe de ser o único recurso na caixa de ferramentas dos analistas de Marketing.
O SMO, SEM e SMM também têm o seu papel dentro de estratégias de comunicação para empresas, podendo potencializar resultados e trazer taxas de conversão melhores. Mas, se você não sabe a diferença entre essas siglas, não se preocupe. Nos próximos tópicos, falamos mais profundamente sobre cada uma delas.
Que tal expandir os seus conhecimentos conosco ao longo deste artigo? Vamos lá.
SEO
O Search Engine Optimization, ou apenas SEO, diz respeito a um conjunto de técnicas de otimização de sites que tem como objetivo levar páginas ao topo dos resultados de pesquisa de buscadores como o Google ou o Bing.
Um site que segue as boas práticas do SEO pode figurar entre os primeiros resultados para buscas que contêm palavras-chave determinadas. Tudo isso sem precisar investir em anúncios – ou seja, é gratuito.
Qual é a importância do SEO?
Diversos estudos do mercado apontam que, quanto mais alto o seu site figurar na página de resultados de pesquisa, maiores são as chances de que sua página receba cliques.
Além disso, em um contexto em que grande parte dos veículos estão saturados de anúncios, posicionamentos orgânicos carregam um valor muito maior para os usuários, aumentando a credibilidade das empresas que figuram entre as primeiras posições.
Outra grande vantagem do SEO está em sua durabilidade. Enquanto anúncios cessam os acessos uma vez que o pagamento é suspenso, os cliques orgânicos tendem a continuar crescendo (desde que as estratégias de SEO sejam atualizadas com regularidade).
SMO
O Social Media Optimization, ou SMO, objetiva aumentar a quantidade de visitantes em perfis de mídias sociais. Por vezes, o SMO é referido como o “SEO das mídias sociais”.
Para trabalhar o SMO com excelência, é preciso ter métricas de sucesso bem definidas, já que elas guiarão boa parte dos esforços. Algumas das técnicas mais populares de SMO são a criação de conteúdo compartilhável, oferecimento de recompensas mediante interação e criação de conteúdos em diferentes formatos.
Qual é a importância do SMO?
Atualmente, as redes sociais são uma parte importante do cenário digital. Por isso, o papel dessas plataformas em estratégias de crescimento é crucial. Além disso, o tráfego de redes sociais pode ajudar a impulsionar os resultados do SEO e vice-versa, criando uma rede de conteúdos interdependentes.
SEM
O Search Engine Marketing, ou SEM, diz respeito a um conjunto de boas práticas que têm como objetivo aumentar a visibilidade de sites em páginas de mecanismos de busca.
Se achou o SEM parecido com o SEO, você está certo! A otimização para mecanismos de busca também faz parte do SEM, mas divide o espaço com estratégias pagas, tais como os anúncios da rede de pesquisa, display, dentre outros posicionamentos.
Qual é a importância do SEM?
Estratégias SEM (consultoria SEM) são pagas, e isso pode espantar empresas com orçamentos apertados. No entanto, elas oferecem resultados mais imediatos do que a otimização para buscas orgânicas. Isso acontece porque os anúncios são veiculados logo após a sua criação, gerando cliques e conversões muito mais rapidamente.
Essa é uma excelente estratégia para empresas que têm um pouco mais de orçamento e desejam resultados em curto prazo. Além disso, a exposição da sua marca entre os primeiros resultados de pesquisa (antes mesmo dos resultados orgânicos) pode ajudar em objetivos de branding e awareness.
Leia também: SEO e SEM: como usar e suas diferenças
SMM
SMM é a sigla para Social Media Marketing, e diz respeito a estratégias voltadas para ações em redes sociais. Muitas vezes, empresas que utilizam o SMM têm como objetivo ganhar mais autoridade entre seus respectivos públicos e aumentar o engajamento de suas postagens.
Além das ações orgânicas previstas no SMO – tais como a criação de conteúdos compartilháveis, por exemplo –, o SMM também engloba esforços patrocinados, um importante passo para companhias que realmente desejam ver seus perfis crescerem de forma rápida.
Qual é a importância do SMM?
Estar presente nas redes sociais é mais do que uma mera escolha para muitos negócios… é uma questão de sobrevivência! No entanto, para que seus seguidores tenham o sentimento de credibilidade em relação à empresa, sua presença nesses ambientes deve ser muito bem-planejada.
Ter um plano de ação bem estruturado é a única maneira de colher bons resultados de estratégias de SMM.
Como fazer essas ferramentas trabalharem em conjunto?
Como você pôde perceber, o SEO, SMO, SEM e SMM são partes importantes de estratégias para melhorar a performance de empresas em mecanismos de busca e sites de redes sociais. Ainda que cada uma delas tenha suas particularidades, elas oferecem resultados melhores quando integradas.
Se você precisa de ajuda para colocar em prática alguma dessas estratégias, conte com a Consultoria Digital e seu time de especialistas para pensar em planos de ação personalizados para o seu negócio. Visite nosso site e entre em contato conosco!