As palavras-chave são extremamente importantes no planejamento estratégico de SEO para alcançar bons resultados em um projeto.
Atualmente, existem agências de Marketing Digital que impõem um limite de palavras-chave a serem trabalhadas, o que reduz o potencial de sucesso do cliente, mas esse não é o caso da Consultoria Digital. Para nós, o seu resultado é muito mais importante. Em todos os nossos projetos de SEO, trabalhamos o máximo de palavras-chave possíveis, visando sempre maximizar seus resultados.
Entenda melhor o que são as palavras-chave, por que elas são tão importantes e como a Consultoria Digital desenvolve o trabalho de SEO sem impor um limite de palavras-chave.
O que são palavras-chave?
As palavras-chave são palavras, termos ou pequenas frases que, de tanto serem utilizadas pelos usuários para fazer pesquisas nos buscadores (como o Google), acabam ganhando destaque.
Dentro de um mesmo tema, algumas palavras são mais utilizadas do que outras, fazendo com que esses termos sejam considerados chave para chegar a um determinado resultado. Daí o nome “palavra-chave”.
As palavras-chave para o Marketing Digital
Para quem trabalha com Marketing Digital, as palavras-chave ajudam a direcionar a criação dos conteúdos que serão veiculados em blogs, sites e redes sociais.
Ao definir a palavra-chave exata em uma página, o Google passa a mostrá-la ao usuário que fizer uma pesquisa referente ao termo. Mas, para que isso dê certo, é fundamental realizar ações de otimização para mecanismos de busca (SEO) de forma adequada.
Por que as palavras-chave são tão importantes para o SEO?
O uso de palavras-chave em estratégias de SEO é fundamental, recorrente e altamente eficiente. Isso porque as palavras-chave são essenciais para a otimização e no consequente ranqueamento nos resultados de pesquisas.
Dentro do SEO, as palavras-chave precisam ser usadas de forma estratégica, ou seja, é fundamental contar com o trabalho feito por especialistas que saibam traçar um planejamento estratégico de SEO e conduzir as ações levando em consideração as demandas e especificidades de cada caso.
No SEO, as palavras-chave podem ser utilizadas:
- algumas vezes ao longo do conteúdo;
- na URL;
- nas imagens (Alt);
- no título do conteúdo;
- na meta description;
- nos títulos e intertítulos do conteúdo (H1, H2, H3…).
Quais são os tipos de palavras-chave?
As palavras-chave se dividem em long tail e head tail.
- Long tail: diz respeito às palavras-chave mais específicas, que tornam a pesquisa mais refinada, como “iPhone 12 com 128GB”, por exemplo.
- Head tail: são palavras-chave mais generalistas, como “iPhone”, que devem resultar em mais opções e não necessariamente apresentam exatamente a que mais interessa ao usuário.
Como definir quais palavras-chave devo usar no meu conteúdo?
Para definir as palavras-chave, é necessário realizar uma pesquisa, começando por:
- Definição do tema: o que deve encabeçar a pesquisa.
- Seleção da ferramenta: há diversas ferramentas de SEO que efetuam a pesquisa de palavras-chave. Elas mostram quais delas têm maior volume de buscas dentro de um determinado tema e, a partir disso, você pode selecionar as melhores.
- Identificar as melhores oportunidades e concluir a pesquisa: ao passar pelo processo de pesquisa, é preciso criar um relatório que indique os resultados que geram melhores oportunidades ao negócio para, assim, dar continuidade ao trabalho de Marketing de Conteúdo e SEO.
Importante: é fundamental contar com especialistas em SEO para a seleção das palavras-chave. Há diversas variáveis que devem ser levadas em consideração na hora de selecionar aquelas que são mais estratégicas. Muitas vezes, é mais produtivo trabalhar uma palavra-chave que possui um volume de 800 buscas do que uma com 15 mil.
Como a Consultoria Digital trabalha com as palavras-chave?
Na Consultoria Digital, não há limite de uso de palavras-chave, e a quantidade de termos a serem trabalhados depende intrinsecamente do que for definido no planejamento estratégico de SEO.
A equipe da CD leva em consideração:
- Quantas palavras-chave e qual é o volume de busca que cada uma precisa ter, levando em conta as necessidades de cada negócio. Nesse momento, não impomos um limite de palavras-chave a serem trabalhadas no SEO, pois nosso objetivo é possibilitar excelentes resultados para nossos clientes;
- Uma listagem preliminar com ideias de palavras-chave para posteriormente fazer uma validação;
- A seleção, dentro da lista, das palavras-chave que realmente fazem sentido para o negócio e para a estratégia de SEO;
- A utilização de ferramentas para descoberta e análise de palavras-chave. Trabalhamos com ferramentas de qualidade – como Semrush, Ubersuggest e Google Search Console – para desenvolver análises orientadas a dados;
- Uma análise das páginas do site, verificando qual palavra-chave faz sentido ser otimizada em cada uma delas;
- O trabalho com palavras-chave informacionais e transacionais, sendo a informacional uma palavra que indica que o usuário está procurando algum tipo de informação e não deseja comprar naquele momento. Ex.: como funciona o sistema operacional iOS. É importante trabalhar as palavras-chave no blog ou em conteúdos em geral para atrair usuários engajados com o nicho. Com o tempo, é possível nutrir esses usuários e convertê-los em clientes. A transacional é uma palavra-chave utilizada pelo usuário que tem o desejo de compra. Ex.: comprar iPhone. Esses termos são mais utilizados nas páginas de serviços, produtos ou na loja virtual, visando aproveitar as oportunidades de vendas.
Tem interesse em saber mais sobre palavras-chave no planejamento de SEO? Baixe nosso e-book sobre esse assunto ou aproveite para marcar uma conversa com a equipe da Consultoria Digital.
Veja também: Ferramentas de SEO para 2024