O SEO e o SEM estão entre as principais ações de marketing digital, mas, para obter bons resultados com elas, é preciso saber qual estratégia usar: SEO ou SEM?
Se você tem dúvidas quanto a esse assunto, confira o artigo de hoje e aprenda como e quando usar cada uma delas. Vamos lá?
Diferença entre SEO e SEM
Antes de explicarmos como e quando usar o SEO e o SEM, é importante que você saiba qual é a diferença entre essas duas estratégias. O SEO – Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca, em português – é um conjunto de técnicas que visa aumentar a visibilidade on-line de uma marca por meio do tráfego orgânico.
Se você deseja saber mais sobre o que é SEO, não deixe de ver o vídeo que Daniel Imamura, nosso especialista em SEO, fala sobre o assunto:
Quanto ao SEM – Search Engine Marketing ou marketing nos motores de buscas –, vale destacar que não há consenso sobre sua definição entre os profissionais de marketing digital.
O termo começou a ser usado por Danny Sullivan, porta-voz da Google, em 2001, para se referir a qualquer estratégia que tivesse o objetivo de aumentar a visibilidade de uma página nos motores de busca, fosse ela de SEO ou de PPC (Pay Per Click ou pagamento por clique). Nesse sentido, o SEM seria um conceito mais abrangente, que englobaria tanto as táticas de SEO quanto as de anúncios pagos.
Contudo, com o passar dos anos, a sigla SEM passou a ser usada para se referir especificamente ao conjunto de técnicas que se destinam a aumentar a visibilidade on-line de uma página com base no tráfego pago.
Como a maior parte dos especialistas em marketing digital entende que o SEO está relacionado ao tráfego orgânico e o SEM, ao pago, partiremos dessa distinção para tratar sobre o assunto, ok?
Quais são as principais estratégias do SEO?
As estratégias de SEO podem ser divididas em dois grupos: SEO on-page e SEO off-page. Veja cada uma a seguir!
SEO on-page
Como o próprio nome sugere, o SEO on-page (SEO na página) corresponde às estratégias aplicadas no domínio on-line do site, a fim de que os algoritmos do Google o posicione entre os primeiros resultados exibidos aos usuários. As principais ações de SEO on-page são:
Palavra-chave
Representa um termo ou frase que usualmente é utilizada pelos usuários para fazerem consultas nas ferramentas de busca. É fundamental identificar as palavras-chave vinculadas ao seu produto ou serviço para compreender o que o público-alvo deseja saber sobre o assunto. Assim, aumentam-se as chances dos potenciais clientes encontrarem seu site ao efetuar uma pesquisa na web.
É válido utilizar a palavra-chave:
- Na title tag;
- Na meta description;
- Na URL;
- Nas heading tags;
- Na identificação dos arquivos de imagens;
- No início e final do artigo.
Cabe dizer que é preciso ter cautela na hora de mencionar a palavra-chave, visto que, quando se descobriu que os web crawlers (rastreadores dos motores de busca) consideravam esse fator para ranquear as páginas, muitos profissionais começaram a repetir a palavra-chave indiscriminadamente ao longo do texto, de maneira exaustiva e artificial.
Quando essa prática foi identificada, os algoritmos começaram a detectar e a penalizar as páginas que fizessem uso dessa estratégia chamada de keyword stuffing, considerada um black hat. Portanto, trabalhe com a palavra-chave de forma natural e sem exageros, tá bom?
Title tag
Consiste no título que aparecerá nos resultados exibidos pelos motores de busca, aquele que você clica para acessar a página. Ah, e não necessariamente é o mesmo título do artigo.
Recomendamos que os primeiros 60 caracteres da title tag sejam otimizados de modo que fiquem atrativos, pois são eles que aparecerão na página de resultados do Google.
Meta description
Refere-se ao pequeno texto exibido logo abaixo da title tag e da URL da página. Formalmente, não é um fator de ranqueamento, mas como influencia na taxa de cliques, é levada em consideração no momento de elaborar a estratégia de SEO. Dessa forma, recomenda-se criar um texto que desperte o interesse dos usuários.
Do mesmo modo que há um limite de espaço na exibição da title tag na SERP do Google, a meta description apresenta uma limitação de 160 caracteres para ser exibida na íntegra, sem que o excedente fique ocultado por reticências.
URLs
Esse é um importante fator de ranqueamento, porque os algoritmos dos motores de busca utilizam as URLs para identificar o conteúdo da página e exibi-lá aos usuários interessados no assunto.
Design responsivo
Uma página com design responsivo se adapta tanto às telas de computador quanto às de smartphones. Trata-se de outro fator relevante para o ranqueamento de páginas, dado que, quanto mais agradável for a experiência do usuário ao navegar pelo site, mais tempo ele passará o acessando.
O tempo de permanência do usuário na página indica aos web crawlers que o conteúdo oferecido corresponde às expectativas do público-alvo, resultando no melhor posicionamento do site.
Velocidade de carregamento
Do mesmo modo que o design da página, o tempo de carregamento contribui para a experiência do usuário, fazendo-o passar mais tempo no site.
Linkagem interna
Possui o mesmo objetivo que as duas estratégias acima, tendo em vista que os links internos direcionam os usuários para outras páginas do mesmo domínio, fazendo com que eles passem mais tempo no site.
Heading tags
Equivale ao título e aos intertítulos de um texto, os quais auxiliam na organização das informações do conteúdo. As heading tags também são conhecidas como H1, H2, H3, H4, etc. Para criar uma boa estratégia, mencione a palavra-chave no H1 (título principal) e nos H2 de maior destaque, a fim de facilitar a identificação do conteúdo da página por parte dos algoritmos dos mecanismos de pesquisa.
Conteúdo
Assim como um design responsivo e uma velocidade de carregamento rápida, um conteúdo de qualidade também contribui para manter os usuários mais tempo navegando pela página. Nesse sentido, é primordial investir em um artigo bem-escrito, com informações relevantes, que auxilie de fato o leitor a sanar suas dúvidas e que seja objetivo, a fim de que ele não desista da leitura no meio do caminho ou se depare com informações desnecessárias.
Certos estudos da área indicam que quanto maior o texto, mais bem-ranqueada será a página, uma vez que os rastreadores tendem a interpretar artigos longos como mais aprofundados. Contudo, não existe um número mágico. Não é porque seu texto possui um tamanho específico que ele posicionará nos primeiros resultados do Google. O conteúdo precisa ser suficiente, completo, atraente e de qualidade, desenvolvido com o objetivo de ser útil para pessoas.
Arquivos de imagens
Infográficos, fotografias e ilustrações tornam a leitura de um texto muito mais atrativa e agradável. No entanto, para que os arquivos de imagens não sabotem sua estratégia de SEO on-page, é importante seguir algumas recomendações.
Tais arquivos devem conter o alt text, que nada mais é do que o texto que aparece no lugar da imagem quando ela não carrega. O alt text auxilia os algoritmos a identificarem o conteúdo da figura por meio de sua descrição e a indexarem no Google Imagens.
Além disso, para não prejudicar a velocidade de carregamento da página, priorize arquivos leves e não se esqueça de incluir a palavra-chave neles.
Rastreabilidade
Mais uma importante estratégia de SEO é tornar seu site o mais rastreável possível para os motores de busca. Para isso, utilizam-se técnicas que visam diminuir o tempo de indexação de uma nova página, como a criação de um Sitemap.xml, que é uma espécie de mapa do site que informa aos web crawlers quais páginas devem ser armazenadas pelos seus servidores.
Outra técnica utilizada para melhorar a rastreabilidade do site é a inserção do certificado HTTPS, o qual atesta a segurança da página para os usuários.
SEO off-page
Refere-se às estratégias de SEO que têm o objetivo de promover a menção e linkagem da sua página por sites de terceiros. Os algoritmos dos motores de busca interpretam que, se uma página é referenciada por outras, logo ela é uma autoridade no assunto e merece ser exibida aos usuários.
Há pessoas que recorrem à compra ou troca de backlinks (links de uma página que direcionam para outra), mas os rastreadores dos mecanismos de pesquisa já foram atualizados para detectar esse tipo de prática e penalizar o site dos responsáveis. Então, como conseguir um backlink sem burlar as regras?
A dica é oferecer conteúdos de grande relevância e ferramentas gratuitas que otimizem a realização de determinadas tarefas. Entre os conteúdos mais referenciados, é possível citar relatórios com resultados de pesquisa e guias completos sobre determinado assunto.
Saiba como essa estratégia é aplicada no SEO B2B
Quais são as principais estratégias de SEM?
As estratégias de SEM mais utilizadas são: anúncios de pesquisa, do Google Shopping, da rede display, do Gmail e do YouTube. Saiba mais sobre cada uma logo abaixo!
Anúncios de pesquisa
Correspondem aos anúncios exibidos nos resultados de pesquisas dos motores de busca. Eles sempre aparecem antes dos resultados orgânicos e são identificados pela palavra “anúncio” ao lado do domínio da página.
Anúncios do Google Shopping
Os anúncios exibidos no Google Shopping contêm uma imagem do produto, título, preço, nome da loja, entre outras informações. Eles também são os primeiros a aparecer nos resultados de busca do Google quando um produto específico é pesquisado.
Anúncios da rede display
Trata-se dos anúncios exibidos em sites de terceiros, os quais se associam ao Google Ads para monetizar o espaço livre em sua página, a fim de divulgar uma marca, produto ou serviço. Para que a estratégia dê certo, é preciso selecionar sites que o seu público-alvo possivelmente acessa.
Anúncios do Gmail
Referem-se aos anúncios exibidos nas abas “Promoções” e “Sociais” do Gmail. A seleção dos anúncios é personalizada de acordo com a atividade on-line do usuário.
Anúncios do YouTube
São aqueles anúncios exibidos no início ou ao longo de um vídeo publicado no YouTube. Funciona da mesma forma que os anúncios da rede display, visto que os youtubers monetizam seus vídeos, permitindo a divulgação de uma marca, produto ou serviço para o público que o acompanha.
SEO ou SEM: quando usar?
Nenhuma estratégia se sobrepõe a outra, já que cada uma atende a finalidades distintas e, por vezes, complementares. Como o SEM gera resultados quase imediatos, ele é indicado para:
- Aumentar a visibilidade de um site, até que ele conquiste bons posicionamentos orgânicos;
- Divulgar o lançamento de um novo produto ou serviço;
- Impulsionar as vendas.
Já o SEO gera resultados no longo prazo, visto que o acúmulo de conteúdos que seguem as boas práticas de SEO oferecem benefícios duradouros e aumentam a autoridade do site, posicionando-o entre as primeiras páginas exibidas organicamente – ou seja, sem a necessidade de pagar por cada clique.
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