SEO para e-commerce é o conjunto de estratégias de otimização utilizadas para melhorar a visibilidade de uma loja virtual nos resultados de pesquisa orgânica em motores de busca como o Google, Yahoo ou Bing.
O objetivo é aumentar o tráfego qualificado para o site, posicionando melhor as páginas de produtos e categorias, o que potencializa as chances de conversão.
Nossa consultoria de SEO para e-commerce contempla uma estratégia completa de otimização. Veja tudo o que oferecemos dentro da consultoria de SEO para ecommerce:
No mundo digital, o sucesso de um e-commerce depende da sua visibilidade online. O SEO é essencial para garantir que sua loja apareça nos primeiros resultados dos motores de busca. Com um SEO eficaz, seu e-commerce atrai mais tráfego orgânico, melhora a experiência do usuário e aumenta a credibilidade.
Estar no topo das buscas gera mais cliques e conversões, além de oferecer uma vantagem competitiva. Além disso, o SEO proporciona um melhor retorno sobre investimento (ROI) comparado a outras formas de marketing digital, tornando-o uma estratégia indispensável para qualquer loja online.
Implementamos uma estratégia de SEO eficaz começando com a pesquisa de palavras-chave relevantes. Otimizamos os elementos on-page, como títulos e descrições, e melhoramos a velocidade do site. Criamos conteúdo valioso e relevante, corrigimos problemas técnicos e construímos uma rede de backlinks de qualidade. Também otimizamos para buscas locais, caso você tenha lojas físicas.
Utilizamos ferramentas de análise para monitorar o desempenho e ajustar a estratégia conforme necessário, garantindo que seu e-commerce alcance e mantenha os primeiros lugares nos resultados de busca, atraindo mais clientes e aumentando suas vendas.
Atrair novos consumidores de forma constante é uma das principais características de negócios de sucesso, e isso pode ser possível mesmo sem investimento em mídia paga por meio do SEO.
A otimização para mecanismos de busca tem o objetivo de levar páginas relevantes para o topo dos resultados de pesquisa de sites como o Google, onde acontece o principal número de conversões.
Estudos mostram que a grande maioria dos consumidores clica em algum resultado da primeira página. No que diz respeito ao usuário, se o seu site está na segunda página em diante, é como se ele nem existisse, pois não apresenta uma visibilidade significativa.
Nos próximos tópicos, falamos mais profundamente sobre alguns dos pilares do SEO para empresas que desejam alavancar os acessos e as vendas do seu e-commerce. Confira!
Você, melhor do que ninguém, sabe exatamente para que tipo de público o seu produto é destinado, certo? É possível que, quando você pensa em um “cliente ideal”, tenha em mente uma profissão, faixa etária, dados demográficos específicos e, quem sabe, até mesmo um nome.
Bom, isso é o que chamamos de persona: um personagem com características que representam o seu público-alvo. Traçar uma persona ajuda o seu negócio a planejar estratégias mais assertivas e personalizadas, maximizando as chances de alcançar o público certo.
Entender a persona também pode ajudar a vislumbrar como o seu cliente faria uma pesquisa no Google. Então, você pode aplicar esses termos em suas páginas e comunicações para conseguir melhores resultados em SEO para e-commerce.
O e-mail ainda é uma das mais poderosas ferramentas de Marketing disponíveis hoje. Ele pode ajudar a sua empresa a ter mais tráfego, engajar clientes e ainda criar um relacionamento entre a sua marca e todos os leitores.
Não encha a caixa de e-mails dos seus clientes de spams e se certifique de que seus e-mails têm boas ofertas. Esse é o caminho para alcançar boas taxas de abertura.
Fazer uma lista de e-mails de qualidade é um processo longo e árduo, mas gera resultados muito mais significativos do que aqueles gerados por listas compradas. Resista à tentação de tomar atalhos.
Quer saber como conseguir bons e-mails para suas listas? Leia essa próxima dica.
Palavras-chave long tail são aquelas que têm um volume menor de procura, mas também apresentam um nível baixo de competitividade e, usualmente, abrangem termos bem específicos.
Elas fazem parte de uma boa estratégia de SEO para e-commerce porque são capazes de atrair os consumidores que já estão em estágios avançados do funil de vendas e, por isso, as conversões podem aumentar.
Palavras-chave long tail podem incluir, por exemplo, nomes de marcas, modelos, cores e até tamanhos específicos de produtos. Utilize ferramentas de mapeamento de palavras-chave para descobrir os termos mais relevantes para seu negócio.
Essas são apenas algumas das dezenas de estratégias que podem ser aplicadas na otimização de SEO para e-commerce. Lembre-se sempre: uma consultoria de SEO pode te ajudar a encontrar soluções personalizadas para seu negócio e otimizar ainda mais os resultados.
Se você tem um e-commerce, sabe que uma das melhores fontes de visitas para o seu negócio são as visitas orgânicas. Nós, da Consultoria Digital, somos especialistas em SEO para e-commerce e sabemos como aumentar sua visibilidade no Google e fazer suas vendas crescerem.
Independentemente do seu nicho de mercado ou tamanho de negócio, nós temos uma solução sob medida para seu e-commerce.
Seu e-commerce passará por uma auditoria completa para que tenhamos certeza de que não há nenhum problema em relação aos elementos on-page. Ou seja, seu código ficará 100% otimizado para os mecanismos de busca.
Além disso, realizaremos um estudo do seu nicho de mercado e analisaremos seus concorrentes, para que, assim, possamos traçar estratégias para melhorar seus resultados.
Entenda os benefícios de fazer SEO para e-commerce.
Quando queremos procurar por algo, onde é o primeiro lugar ao qual recorremos? O Google, certo? Em nosso mundo moderno, esse é o primeiro recurso usado pelas pessoas para solucionar dúvidas e atender necessidades.
Já é comprovado que os usuários não passam dos primeiros resultados de busca quando procuram por algo, logo, se você estiver bem posicionado, tem mais chances de ganhar o clique.
O SEO pode ajudar a economizar dinheiro em um e-commerce ao reduzir a dependência de anúncios pagos, trazendo tráfego orgânico contínuo e qualificado, o que diminui os custos de aquisição de clientes.
Além disso, ao melhorar a experiência do usuário e a taxa de conversão, o SEO otimiza o retorno sobre o investimento, atraindo o público certo.
Com um site bem estruturado, ele também reduz a necessidade de suporte ao cliente, já que dúvidas podem ser resolvidas diretamente nas páginas de produto ou FAQ, gerando economia a longo prazo.
É notável, após um tempo, o impacto no tráfego do seu site e nas conversões de seu e-commerce. Afinal, o SEO para e-commerce é essencial para qualquer loja virtual que deseja crescer e expandir sua marca nos resultados de pesquisa do Google.