A localização geográfica de um negócio desempenha um papel fundamental nas vendas, especialmente para aqueles com pontos de venda físicos, como lojas, restaurantes, bares, consultórios e afins. Nesse contexto, a implementação de estratégias de SEO local torna-se essencial para destacar sua empresa nas buscas online específicas da sua região.
O SEO Local tem como objetivo, justamente, promover a otimização nos mecanismos de busca levando em conta a geolocalização do seu negócio. Para isso, ele utiliza o Google Meu Negócio, as redes sociais e outros recursos que aumentam a visibilidade da sua empresa.
Entenda direitinho o que é SEO Local, quando investir nessa estratégia, como colocá-la em prática e de que forma a Consultoria Digital pode te ajudar a aumentar a encontrabilidade do seu negócio.
O SEO Local é uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization) que visa à otimização dos mecanismos de busca levando em conta a localização da empresa.
Dessa forma, um usuário que esteja nas proximidades e faz uma busca relacionada no Google, por exemplo, é levado até sua marca.
Com o SEO Local, o seu negócio pode ser localizado mais facilmente por um usuário que fez uma busca em sua cidade. Você pode atrair mais público, gerar novas oportunidades e melhorar a presença on-line.
Se sua empresa conta com estabelecimento físico, você precisa investir em SEO Local!
A cada dia, o Google aprimora seu atendimento ao usuário, fornecendo desde sugestões de restaurantes até lojas onde o cliente pode encontrar uma solução para seu problema.
São justamente essas buscas por informações que tornam o seu negócio local visível para pessoas que estão na mesma cidade.
Com as estratégias de SEO Local, é possível melhorar o posicionamento orgânico do seu negócio e aumentar a encontrabilidade na internet.
Por isso, ao contratar um Consultor SEO Local, sua empresa tem a oportunidade de se destacar e dominar toda a região onde está localizada. Dessa forma, além de atrair clientes do seu próprio bairro e cidade, você será facilmente encontrado por pessoas de outras localidades, ampliando seu alcance e impacto.
Se você ainda não criou seu Google Meu Negócio, saiba que ele é muito importante! Trata-se de uma ferramenta que ajuda os usuários a localizarem a empresa ao fazerem uma busca no Google, e ela é totalmente gratuita.
No Google Meu Negócio, devem constar informações como telefone de contato, endereço, horário de funcionamento, horários de pico, avaliações dos consumidores e algumas respostas para perguntas mais comuns.
Estar presente nas redes sociais e saber como gerenciá-las é o mínimo para ganhar respaldo na internet, e isso também se aplica aos negócios locais.
Hoje em dia praticamente todas as empresas possuem páginas e perfis no Instagram e no Facebook. São as redes sociais preferidas e oferecem inúmeras possibilidades que ajudam na divulgação de dados, como localização.
Se fizer sentido para o seu negócio estar presente no Twitter, esteja certo de que está fornecendo todas as informações necessárias para o seu público.
Essa rede é bastante visada por quem tem um negócio local. A depender do segmento, é possível criar um perfil no TripAdvisor para oferecer informações e receber avaliações dos usuários.
Ao produzir conteúdo para seu site, redes sociais ou e-commerce, lembre-se de reforçar as informações locais. Você pode adicionar o nome da cidade, o endereço da empresa e até mesmo eventos importantes da região.
Contratar uma agência especializada em SEO Local vai transformar o seu site em um grande agregador de conteúdo ao realizar uma otimização completa em busca de melhorar toda a sua estrutura e trabalhar com conteúdos e guias estratégicos que possam atrair um público qualificado, aumentando, assim, a taxa de conversão.
Outros sites de negócios locais podem te ajudar a ganhar notoriedade na internet. Ao criar uma parceria, a outra marca te cita no conteúdo dela, e você pode fazer o mesmo ao mencionar esse parceiro.
Assim, vocês criam links externos e comunicam ao Google que são confiáveis e produzem um conteúdo relevante na internet, o que vai ajudar a melhorar o ranqueamento do seu site.
As avaliações são fundamentais para mostrar ao Google que sua empresa é confiável. Seja no perfil do Google Meu Negócio, seja dentro do seu site, elas são muito importantes para validar o relacionamento com o público.
Por isso, não deixe de pedir avaliações para seus clientes.
Saiba como escolher uma agência de SEO
Uma das principais estratégias de SEO Local é a criação de páginas específicas para cada local, melhorando a experiência do usuário e trazendo um lead qualificado.
Cada uma dessas páginas será otimizada com informações específicas que façam sentido para a localização, como:
Essa estratégia é ideal para atrair um número maior de leads qualificados, ajudando sua empresa a ser encontrada por aqueles que buscam especificamente pelo seu serviço.
O SEO Local é uma forma de fazer com que os usuários descubram marcas e estabelecimentos em suas cidades. Pessoas que nunca ouviram falar na sua empresa podem descobri-la graças às sugestões do Google em uma página de pesquisa.
Ou seja, ao investir em SEO Local, pode ser que você apareça para mais pessoas, atraia potenciais clientes e feche negócios sem nem ter que investir em mídias.
Não só em SEO Local, mas em qualquer estratégia de otimização de sites, a principal vantagem é justamente aumentar a visibilidade da marca na internet.
No caso das pesquisas locais especificamente, a otimização ajuda a melhorar o posicionamento frente aos concorrentes da mesma região, aumentando a encontrabilidade do seu negócio.
A decisão de compra tomada ao longo da jornada do consumidor é uma das etapas mais importantes para o Marketing Digital, e o SEO Local ajuda muito ao sugerir estabelecimentos.
Quem busca por um restaurante italiano, por exemplo, pode estar mais interessado em encontrar opções românticas ou voltadas à família, e até nisso o SEO Local pode ajudar o usuário.
Por meio de resultados de restaurantes locais fornecidos pelo Google, o usuário pode ler avaliações, ver fotos, descobrir como chegar até lá e até mesmo entrar em contato pelo telefone.
O SEO Local representa uma grande oportunidade de otimizar o posicionamento da sua marca, aumentar a visibilidade das informações e gerar resultados satisfatórios.
Aqui na Consultoria Digital, todos os projetos de SEO Local são administrados e acompanhados pelo Daniel Imamura, um dos nomes mais conhecidos no mercado de SEO.
Como dissemos, todos os projetos que chegam para a Consultoria de SEO da CD são supervisionados de perto pelo Daniel, um dos maiores especialistas de SEO.
Além disso, o cliente é acompanhado de perto pela equipe de profissionais de Marketing Digital da CD, atuando na área de desenvolvimento, Webdesign e Criação de Conteúdo. Veja como é estruturado um projeto de SEO dentro da Consultoria Digital:
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