Nesse episódio falamos sobre como usar SEMRUSH para o seu trabalho de SEO ou Links Patrocinados.
Através deste tutorial do SEMRUSH você vai verificar se vale a pena contratar a SEMRUSH segundo os recursos que Daniel Imamura mostra neste vídeo.
Neste vídeo você vai encontrar informações sobre:
- Como analisar um domínio
- Palavras-chave que o seu site já posiciona
- Como descobrir os seus principais concorrentes nas buscas do Google
- Qual o volume de pesquisas mensal de cada palavra-chave
Quantos backlinks seu site ou de seus concorrente possui agora - Análise de textos âncoras dos backlinks
- Descubra quais são os anúncios que seus concorrentes estão veiculando
- Estimativa de tráfego de um site
- Como ver o histórico de evolução de posicionamento e anúncios de um site
A SEMRush é uma das ferramentas mais completas do mercado e ajuda profissionais de marketing digital a analisarem os dados de um domínio em busca de informações e insights sobre termos que o site já posiciona nas pesquisas orgânicas do Google (SEO) e também como estão os investimentos em tráfego pago (Google Ads / Adwords).
Não citamos o valor da ferramenta no vídeo, pois este pode mudar. Porém vale ressaltar que a SEMRush é uma ferramenta cobrada em dólar, ou seja, será necessário fazer seus cálculos para converter para REAL. Lembrando que a ferramenta possui um acesso gratuito para quem deseja testar.
Neste vídeo foram apresentadas as informações básicas para análise de tráfego orgânico (SEO) e tráfego pago (Ads). Caso você tenha dúvidas sobre alguma funcionalidade específica que não foi abordada neste tutorial, por favor, deixe seus comentários para que possamos adicionar sua sugestão como pauta para futuros tutoriais sobre a SEMRush.
Este não é um vídeo patrocinado pela SEMRush. É a opinião de nossa agência de marketing digital sobre a utilização a ferramenta.
Transcrição do vídeo: SEMRush Tutorial
Neste vídeo, vou mostrar um tutorial para você ver como que se usa a SEMRush, o que é e se vale a pena contratar.
A SEMRush é uma ferramenta que nos ajuda a analisar a posição de um site nos mecanismos de busca, tanto na parte orgânica quanto nos anúncios (na parte paga), principalmente se referenciando aos dados do Google.
Vou mostrar todos os recursos que a ferramenta oferece e vou utilizar o nosso cliente Portal Solar para que você possa entender aqui quais são os dados que essa ferramenta vai trazer de posicionamento orgânico, questão dos anúncios e tudo o que você pode extrair dos seus clientes e, também, de seus concorrentes, o que é uma das grandes sacadas de se ter essa ferramenta.
Na ferramenta, coloquei para ter uma visão geral do domínio portalsolar.com.br.
A SEMRush me traz algumas informações, começando pelas pesquisas orgânicas. Você pode ver uma estimativa de tráfego orgânico de 165 mil visitas por mês.
Por que é uma estimativa? Porque, com base nos posicionamentos que a ferramenta pegou, ela faz um cálculo de estimativa e traz a informação da média do Portal Solar, que é de 165 mil sessões.
Como nós cuidamos desse site, sabemos que ele recebe um pouco mais. Já teve meses que atingiu 250 mil sessões orgânicas. Então, podemos constatar que a estimativa tem uma certa defasagem, mas ela é bastante próxima da realidade na maioria dos casos. É só uma questão de não levar a ferro e fogo que o dado ali apresentado seja um número absoluto. É uma estimativa.
Também, podemos ver o tráfego pago que a ferramenta detectou através dos anúncios que ela identificou no Google.
Podemos ver também os dados sobre backlinks, ou seja, os links que apontam para o site que está sendo analisado. No caso do Portal Solar, a SEMRush encontrou 39,9 mil backlinks apontando para o site do Portal Solar.
Outro recurso que podemos ver é a distribuição das palavras-chave por país. Neste caso, mais de 85% é para o Brasil. Esse tipo de informação também está disponível para os anúncios.
Um dos recursos mais legais da ferramenta é a possibilidade de ver um histórico da evolução dos acessos pagos e orgânicos.
Quando começamos o trabalho de SEO para o Portal Solar, vemos que o site começou, em setembro de 2014, com 555 visitas orgânicas, segundo dados da ferramenta e sem dados de anúncios.
Com o passar dos anos, com o trabalho de SEO que a Consultoria Digital veio desenvolvendo, vemos que o tráfego ultrapassou a casa dos 100 mil acessos orgânicos, segundo a estimativa. Além disso, a ferramenta começou a coletar dados de tráfego pago.
Aqui podemos extrair uma sacada, que é observar como está a evolução em nossos concorrentes.
Coloque, no topo da ferramenta, o domínio de seu concorrente, a fim de analisar essas informações, e veja se ele está crescendo e se está investindo em mídias pagas, fazendo anúncios.
E não é só isso! Descendo um pouquinho mais nesse relatório inicial, é possível ver as principais palavras-chave orgânicas do Portal Solar. Elas já são mais de 15 mil.
O Portal Solar posiciona para mais de 15 mil palavras-chave, e a ferramenta fornecerá essas 15 mil palavras com as seguintes informações:
- Posicionamento na busca do Google;
- Volume de pesquisa médio mensal;
- Custo Por Clique (CPC).
Além de ter toda a relação de palavras-chave, ao clicar no botão de “Visualizar relatório completo”, é possível ver como está a distribuição dessas 15 mil palavras-chave de acordo com o Top 3, de 4 a 10, de 11 a 20 (que já é a segunda página) e assim por diante.
No caso das 15 mil palavras-chave do Portal Solar, eu vejo que ele está com 1253 palavras-chave entre 1º e 3º lugar e com 1053 de 4º a 10º, que, somando, indica que na primeira página de resultados do Google existem mais de 2300 palavras-chave posicionando. É por meio dessas palavras-chave que são geradas as mais de 250 mil visitas que o site tem hoje.
Uma outra informação bem legal que a SEMRUSH oferece são os principais concorrentes orgânicos, com base nessas palavras que o site posiciona. A ferramenta compara quais são os outros sites que concorrem com a gente, e traz uma lista dos sites que têm concorrido conosco nessas 15 mil palavras-chave, mostrando o total de palavras.
Ao lado, é possível ver um mapa com relação ao posicionamento. Vemos que o Portal Solar é o maior de todos, e depois vem esses outros concorrentes com as suas quantidades de palavras e tráfego estimado.
Desta forma, é possível ter uma noção da expressividade de um site na pesquisa orgânica desse nicho através desse mapa de posicionamento competitivo.
Mais um recurso valiosíssimo é o gráfico que mostra as pesquisas por marca. A ferramenta consegue identificar qual é a sua marca, e então lhe informa o percentual das pesquisas que vêm através de termos que têm relacionado o nome da sua marca. No caso do Portal Solar, temos 97,8% das pesquisas sem a marca e apenas 2,2% das buscas estão associadas à marca. Então, as visitas que vêm para o site realmente são de termos relevantes os quais posicionamos.
Na parte da análise das visitas pagas, também podemos descobrir quais são os termos que o site anuncia, juntamente com a informação da posição média que os anúncios aparecem no Google. Aqui também temos um mapa de posicionamento competitivo.
Além você saber as palavras que um site está anunciando, você também terá acesso aos anúncios veiculados. Desta forma, será possível saber qual é exatamente o texto do anúncio que está sendo veiculado pelo seu concorrente, por exemplo, e então você poderá analisar a estratégia dele.
É possível, também, analisar os anúncios gráficos para você ver o que está publicado em questão de mídia de display, ou seja, dá para você ver os banners dos anúncios dos concorrentes.
Em seguida, vemos a ferramenta de análise de backlinks, na qual veremos quais são as páginas que estão linkando para o seu site, juntamente com a informação do título da página e para qual página o link aponta. Todas essas informações podem ser exportadas e baixadas em seu computador.
Outra coisa bem legal, ainda sobre os backinks, que a ferramenta fornece, são os textos âncora, para que você possa saber em quais palavras-chave os links foram criados e quantas vezes foram utilizados.
Nesta parte da ferramenta, também é possível ver um gráfico com a relação entre links Follow, ou seja, que influenciam no algoritmo do Google, e os No Follow, que são aqueles links que não influenciam no algoritmo do Google.
Você também pode analisar os tipos de backlinks, isto é, ver quais são links de texto, links de imagem e assim por diante.
Outra coisa que a ferramenta também fornece são domínios de referência, ou seja, onde estão distribuídos os links.
A SEM Rush é uma ferramenta bastante completa, e nós, da Consultoria Digital, a utilizamos diariamente. Ela é paga em dólar. Se você quiser testar, é possível fazer isso gratuitamente, mas com dados reduzidos.
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