No início do mês de junho, a popular empresa SEMrush entrou em uma polêmica quando adicionou um serviço que ia de encontro às diretrizes do Google. O resultado, como era de se esperar, foi a retirada do serviço de seu site. Um famoso analista do Google, John Mueller, disse em seu Twitter o seguinte: “Esse é um link não natural – do tipo em que a equipe de spam pode agir.” (tradução livre para o português).
Enquanto a página de guest blog post pago estava no ar, a mensagem dizia que “o serviço de Guest Posting do SEMrush Marketplace fornece links naturais de alta qualidade para o seu site, aumentando sua classificação e ajudando a obter mais tráfego orgânico. Sem fazer nenhuma pesquisa, você pode solicitar conteúdo exclusivo com um backlink integrado ao seu site, que é colocado em um site relevante dentro do seu nicho.” (tradução livre para o português).
Após a polêmica, o SEMrush retirou a página de guest posts de seu site e interrompeu a venda desse serviço, não havendo como comprar colocações em blogs. O Google afirmou que a venda de links pagos em blogs é contra suas diretrizes e, além disso, a empresa pode agir contra quem utiliza esse tipo de serviço.
Em contrapartida, o SEMrush declarou que não vende links e inseriu um pop-up em seu site com o seguinte aviso: “Estamos fazendo uma pausa no teste de nossa veiculação e serviço de guest blog post, o que exigirá mais tempo para ser implementado, devido ao volume de pedidos recebidos e ao nosso compromisso com a excelência. O serviço é sobre desenvolvimento de conteúdo e coordenação editorial. Não pagamos aos editores pelos artigos publicados e não cobramos por links.” (tradução livre para o português).
Para especialistas em SEO, a mensagem deixada pelo SEMrush em seu próprio site, somente após o pronunciamento negativo do Google, é “um clichê que todos os outros que tentaram vender posts em blogs usam”. A dúvida que fica é se o SEMrush será penalizado. John Mueller disse que muitas vezes não denuncia esses acontecimentos à equipe de spam, pois, provavelmente, não demora muito até que a equipe descubra sozinha.
A oferta desse serviço pelo SEMrush surpreendeu, pois todos sabem do histórico de penalidades do Google para serviços como esse. O abandono desse recurso foi a decisão certa. Agora, a empresa precisa reconsiderar sua estratégia.
O ocorrido não deve afetar a empresa de forma irreversível, o conjunto de ferramentas de SEO do SEMrush é bastante popular e isso tem certo peso. Espera-se que quem usou o serviço de venda de links/posts não seja multado ou receba qualquer outro tipo de sanção.
O CEO do SEMrush declarou a seguinte mensagem ao site Search Engine Land: “enfrentamos controvérsias em torno do serviço editorial/de divulgação do guest blog post, oferecido no Content Marketplace. Gostaria de me desculpar por qualquer estresse ou confusão. Algumas pessoas no Twitter e em outras mídias sociais nos acusaram de vender links. Isso é falso. Dito isso, entendemos que nossa comunicação de lançamento de produtos poderia ter sido melhor.” (tradução livre para o português).
É importante tomar conhecimento acerca da idoneidade das estratégias de SEO em relação às diretrizes do Google para não cair em técnicas de Black Hat, que são passíveis de punição e até banimento.