A vida profissional e a vida pessoal sempre estiveram em constantes conflitos, e se não houver administração e planejamento, não tem jeito, tudo vai por água abaixo.
Assim como qualquer empresa que possui estabelecimento físico, promover estratégias é fundamental para o empreendimento. No mundo digital não podia ser diferente. Definir e medir os resultados para conseguir números atraentes é o mínimo a se fazer para manter o “coração” do seu e-commerce batendo. E o primeiros passo é delimitar os propósitos da empresa: saber qual é a meta que deseja atingir, margem de retorno (R$) que pretende ter, qual é o público-alvo, e a partir de então, traçar o melhor caminho.
O monitoramento do varejo on-line é muito importante, pois através dele você consegue saber se suas ações estão sendo convertidas em vendas. Veja abaixo algumas dicas que separamos.
Métricas por redes sociais – Seguidores geram compartilhamentos, curtidas, novos seguidores, que geram comentários, reclamações, sugestões, dúvidas, etc. Esses dados são decisivos para medir os resultados da sua empresa.
Métricas por taxas de cliques em campanhas publicitárias – Esse tipo de métrica mostra como anda a performance do seu e-commerce. Através dela é possível enxergar o ranking. Ou seja, se você assume, ou se mantém em primeiro lugar, consegue definir estratégias mais precisas para cercar este “pódio”. Mas se está abaixo, significa que tem concorrente se destacando, e isso não é nada bom.
Métricas por acesso – Saber o número de pessoas que visitam sua página, ajuda a segmentar o público-alvo. São ações deste tipo que possibilitam definir estratégias para o e-commerce continuar se destacando. Por exemplo, digamos que os maiores acessos vem de um determinado grupo com a mesma faixa etária de idade, você consegue dimensionar junto com o seu marketing, estratégias de campanhas publicitárias com propósitos mais focados.
Métricas por permanência – É muito importante saber por quanto tempo um usuário permaneceu visitando sua loja virtual. Esta medida possibilita identificar se o consumidor percorreu a página por muito tempo, e isso pode significar que ele comparou preços, fez escolhas, analisou os produtos, etc. Agora, se tem um número alto de usuários entrando e saindo rapidamente, algo de errado pode estar acontecendo.
Métricas por SEO e Links patrocinados – Os sites de buscas tornaram-se um forte aliado para gerar resultados na internet, e não é à toa que os e-commerces estão apostando cada vez mais.
A sigla inglesa SEO (Search Engine Optimization), que quer dizer, Mecanismo de Pesquisa e Otimização, nada mais é que uma tática de manter o site nas primeiras páginas do Google. Em outras palavras, é uma forma de aprimorar e intensificar o segmento.
Se souber realizar um bom trabalho, o desempenho da empresa aparece de forma rápida e contínua, pois este tipo de estratégia ajuda a localizar a loja virtual através de palavras-chaves, como por exemplo: “roupas”, “brinquedos”.
Os Links Patrocinados são responsáveis pela quantidade de visitas em sua página pelo valor pago em mídia, que podem resultar em vendas. Atua com as divulgações do e-commerce por clique nos links.
Qual é a diferença entre SEO e Links Patrocinados?
O SEO é um tipo de estratégia que requer paciência. São resultados que virão a médio e longo prazo, e investimento é baixo. Uma vez conquistados, os frutos são constantes.
Já os Links Patrocinados é uma ótima opção para quem tem pressa, pois agilizam os resultados, possibilitando conversões de visitas em vendas, o que fará sua empresa se destacar frente às concorrentes, porém precisa investir bastante capital.
Não existe fórmula mágica, existem táticas. Não importa qual é a métrica escolhida, pois nenhuma garante 100% de retorno. Mas se tiver uma boa gestão e souber conduzir o negócio, uma coisa é certa, seu e-commerce estará sempre à frente!