A importância do SEO tem sido cada vez mais destacada por profissionais de marketing. Isso acontece por conta da ampla utilização da ferramenta de otimização, que permite alcançar ótimos resultados a partir da busca orgânica por produtos e serviços. Tanto é que, de acordo com um estudo publicado pela Microsoft, a otimização de mecanismos de busca está no topo da lista das tendências mais importantes de Marketing Digital para 2020.
Além disso, é possível conferir os resultados da análise sobre as principais atribuições que um profissional de marketing deve incluir em seu currículo nos próximos anos:
- SEO;
- Análise de dados;
- Redação;
- Análise comportamental;
- Automação;
- Habilidades interpessoais.
Indicados como a primeira e segunda habilitações principais, com o SEO e a análise de dados, é possível observar que uma vai de encontro à outra. Isso significa que a interpretação de dados é uma peça fundamental para medir o resultado de uma determinada campanha.
Ainda assim, pode-se observar que a análise de dados fornece informações sobre o comportamento dos usuários, buscando entender os motivos pelos quais estão pesquisando sobre determinado assunto, produto ou serviço. A redação, portanto, não fica muito atrás quando o assunto é SEO, visto que a criação de conteúdo constante e corretamente otimizado pode classificá-lo nos principais resultados de pesquisa.
Em resumo, todas as habilidades são complementares às outras, tendo em vista que, ao se conectarem em prol da otimização da página, estabelecem o site no ranking, permitindo a visualização de diversos usuários.