O Fator Velocidade no seu site ou e-commerce é considerado um dos principais pontos para aumento de conversão? Uma pesquisa feita pela Aberdeen Group mostra que, a cada segundo de demora em carregar uma página do seu e-commerce, pode impactar em uma baixa de 7% na conversão.
Gastão Mattos, CEO da empresa Braspag*, comentou em uma entrevista no portal Exame Online que – “Três segundos de espera no comércio eletrônico equivalem a 3 minutos numa loja física”, ou seja, o tempo de impacto para uma tomada de decisão no mundo online é muito mais rápido e você precisa se atentar nesse ponto.
Em um material disponibilizado pela Kiss Metrics, mostra que 47% das pessoas que compram online esperam no máximo 2 segundos antes de abandonar a página, por isso, muitas das vezes o site ou e-commerce tem um excelente layout, excelentes informações, porém uma péssima velocidade o que acaba fazendo com que o usuário não finalize a compra e não recomende seu site ou e-commerce para ninguém.
A gigante Amazon em uma análise interna identificou que a cada um décimo de segundo que suas páginas ficassem mais velozes aumentaria em 1% o faturamento, logo eles procuram melhorar a cada dia esse ponto.
Existem ferramentas que podem te auxiliar a analisar e tomar algumas decisões, vou citar as duas que eu recomendo para fazer esse tipo de análise:
WebPageTest
Essa é uma ferramenta poderosa para analisar o seu site ou e-commerce utilizando um parâmetro fundamental que é a conexão externa de varias localidades do mundo e com esse parâmetro fazer uma varredura para te apontar alguns pontos que seu site ou e-commerce pode melhorar para aumentar a velocidade como, por exemplo: Tempo de Carregamento, Quantidade de Requisições, Tempo de Renderização entre outros pontos.
Google Page Speed Insights
O Google Page Speed Insights é uma ferramenta bem completa que vai analisar o conteúdo de uma página e dar sugestões de melhorias como, por exemplo: Aproveitar o cache do navegador, Compactar JS e CSS entre outros. Além de analisar a usabilidade do seu site em celulares, tablets e desktops.
Eu sei que pode ficar um pouco complicado entender tudo isso sozinho e tomar as decisões por conta própria, por isso nos da Consultoria Digital focamos em atender nossos clientes para que toda a parte técnica fique conosco e você use seu tempo em novas estratégias para melhor atender seu cliente, logística, parcerias, enfim, você coloca 100% de sua energia em seu negócio e deixa o digital e a parte técnica com a Consultoria Digital.
*Braspag (Empresa especializada em pagamentos on-line) Kiss Metrics Infográfico (https://blog.kissmetrics.com/loading-time/?wide=1)