Você já parou para pensar quais são as intenções de buscas dos seus potenciais clientes quando eles estão fazendo alguma pesquisa no Google relacionada ao seu nicho de atuação? – isto é, o que esses usuários esperam encontrar como resultado quando fazem uma busca no Google?
Veja como analisar a intenção de busca dos seus potenciais clientes e, dessa forma, converter mais ao entregar um conteúdo útil, certeiro e de qualidade.
O que é intenção de busca?
A intenção de busca, como dissemos, representa o que o usuário espera encontrar após clicar em um resultado exibido na página de pesquisa do Google.
Nós, da Consultoria Digital, ajudamos empresas a venderem mais pela internet. Pensando nisso, fizemos um vídeo explicando direitinho como você pode analisar a intenção de busca do seu público-alvo. Confira:
Dica: sempre se coloque no lugar do usuário e reflita sobre o que ele espera de um conteúdo ao realizar uma pesquisa na internet.
Como validar a intenção de busca do usuário?
Para validar a intenção de busca do usuário, selecione uma palavra-chave que ele costuma utilizar e realize essa mesma pesquisa no Google, como se você fosse parte do seu público-alvo.
Separe os dez primeiros colocados nos resultados da sua pesquisa e faça um estudo apurado dos conteúdos que eles entregam e do que foi feito para conseguirem aparecer na primeira página do Google.
Pergunte-se: que tipo de informação é entregue? Qual é o material (vídeo, blog post, notícia, imagem etc.)? Como é o formato da página desses sites? Tudo isso é importante para compreender qual é a forma ideal de entrega para os clientes.
Quais são os principais tipos de intenção de busca?
Há alguns formatos de busca considerados principais. A seguir, vamos falar um pouco sobre eles para que você possa começar a pensar no que precisa para entregar os seus conteúdos.
Buscas informacionais
Nesse tipo de busca, o usuário está à procura de uma informação específica sobre um produto ou serviço. Assim, em um primeiro momento, ele quer se informar.
Mas atenção: não basta criar um texto e adicioná-lo a uma página do seu site. É fundamental verificar qual formato de conteúdo melhor atende às expectativas desse usuário.
Tenha em mente que da mesma forma que uma pessoa consegue validar o melhor tipo de conteúdo, os algoritmos do Google também possuem essa capacidade. Então, a sua página não será mostrada entre os melhores resultados se não estiver à altura das expectativas.
Por exemplo, você pode acreditar que o melhor formato para entregar uma receita de bolo seja em forma de vídeo, mas, ao abrir os primeiros colocados no Google, percebe que a maioria entrega artigos de blog, listando os ingredientes, explicando o modo de preparo em detalhes e exibindo imagens da receita.
Sendo assim, o formato do conteúdo precisa ser muito bem analisado e escolhido para um site obter uma melhor performance nos resultados orgânicos.
Buscas transacionais
Nas buscas transacionais, o usuário realiza uma pesquisa já com a intenção de adquirir um produto ou serviço, pedir alguma informação mais específica, solicitar um orçamento ou, ainda, fazer uma transação on-line.
Quem digita no Google “comprar iPhone 13”, por exemplo, claramente está esperando um conteúdo que vá além do informacional. Até mesmo uma pesquisa mais indireta, como “creme hidratante”, também resulta em páginas de e-commerce oferecendo esse tipo de produto.
Desse modo, a pessoa que faz pesquisas assim tem um potencial maior de fechamento de compra. Então, ao realizar uma análise de intenção de busca, fica muito fácil identificar qual é o tipo de conteúdo que precisa ser entregue para contemplar esse público.
Identifiquei a intenção de busca do usuário, mas como consigo vender mais?
O primeiro passo foi feito: sua empresa já entendeu a intenção de busca do público-alvo. E agora? Bom, para vender mais pela internet, você precisa considerar o tipo de busca.
Se for uma busca transacional, por exemplo, é altamente recomendável investir em SEO (otimização de sites) para posicionar organicamente a página do e-commerce que oferece esse produto ou categoria.
Outras opções de estratégias envolvem:
Anúncios
Um caminho é anunciar a página final do produto e a página da categoria (com uma listagem de produtos). A partir disso, é possível realizar um teste para validar qual página converte mais.
Dica: ao fazer a pesquisa de intenção de busca, se os concorrentes que posicionaram entre as primeiras colocações do Google oferecem a página de categoria, é um sinal claro de qual conteúdo agrada mais aos usuários, por exemplo.
CTA
No caso de buscas informacionais, especificamente, é preciso considerar que o processo até conseguir fechar uma compra será um pouco mais longo, afinal, o usuário ainda não está pronto para o momento da compra nem totalmente convencido de que precisa da solução oferecida pela sua empresa.
Nesse momento, a pessoa apenas deseja se informar e deve receber conteúdos que sejam úteis e atendam essa necessidade dela.
No caso, utilizando uma call to action (CTA), é possível convidar esse usuário a consumir outros conteúdos sobre o assunto e, dessa forma, guiá-lo no processo que chamamos de funil de vendas.
Assim, ao longo de conteúdos informacionais, uma relação de confiança vai sendo construída com esse lead. Com bons argumentos, ele pode ser convencido de que o produto ou serviço oferecido pela empresa solucionará sua dor.
Sendo assim, aproveite e adicione alguns banners e CTAs para que a pessoa também tenha a oportunidade de visitar a página do produto ou serviço.
Intenção de busca da palavra-chave
A intenção de busca de palavras-chave específicas é muito importante para tangenciar o que o seu público-alvo espera de determinados conteúdos.
Isso porque, ao cometer qualquer erro de estratégia na intenção de busca, é praticamente impossível posicionar o conteúdo entre os primeiros colocados. Os anúncios não vão converter bem e os resultados vão ficar abaixo do esperado, uma vez que o erro aconteceu no começo do processo.
Dessa forma, para não errar na intenção de busca, desenvolva um trabalho minucioso e pesquise as palavras-chave no Google, analisando se o seu público deseja conteúdos mais informacionais ou mais transacionais. Compreenda quais estruturas e formatos agradam a esses usuários e quais informações são cruciais para a sua estratégia em prol de excelentes conversões.
Precisa de ajuda para analisar a intenção de busca dos usuários?
Como comentamos neste artigo, analisar a intenção de busca do usuário é primordial para aumentar as vendas on-line. E a equipe de especialistas da Consultoria Digital, que é uma agência de Marketing Digital, pode te ajudar a implementar essa estratégia em sua empresa. Solicite um orçamento sem compromisso e converse conosco!