O Search Engine Optimization (SEO), ou otimização para os mecanismos de busca, envolve um conjunto de técnicas que visam melhorar o posicionamento do seu site ou loja virtual em uma página de pesquisa do Google.
Mas será que vale a pena investir em SEO no seu caso? Vamos te mostrar por que a otimização de sites pode ser decisiva para o seu negócio.
O que é SEO e para que serve?
Como dissemos, o SEO diz respeito a uma série de técnicas que têm como objetivo principal mostrar o seu site para o usuário que faz uma pesquisa no Google.
Ao contrário dos links patrocinados, com o SEO, seu site pode aparecer entre as primeiras colocações do Google de forma orgânica – ou seja, totalmente gratuita.
Mas, para isso, é preciso investir em diversas frentes do marketing digital, como criação de conteúdo, link building, experiência do usuário, entre outras.
Como o SEO funciona?
Por meio de técnicas de SEO, seu site passa a receber mais cliques e visitas de forma gratuita, sem a utilização de mídias pagas.
É importante entender que, para estar entre as primeiras colocações em uma página de pesquisa, o Google precisa escolher o seu site e considerá-lo relevante e de confiança – e é exatamente pensando nisso que o SEO atua.
A credibilidade dada pelo Google ao seu site é transferida ao consumidor, que vê nos primeiros colocados (abaixo dos anúncios) uma fonte de informações sérias ou, no caso de um e-commerce, uma loja confiável para fazer compras.
Quer entender mais sobre SEO e seus termos técnicos? Confira nosso Guia Completo de SEO.
SEO não funciona do dia para a noite
A otimização de sites demanda um certo tempo para trazer resultados significativos. É importante salientar que o planejamento de SEO deve levar em consideração uma espera de 3 a 6 meses até ver um crescimento de tráfego orgânico de fato.
Investir em estratégias de SEO pode ser fundamental para alcançar bons resultados em médio e longo prazo. Ainda que demore um pouco, o retorno é recompensador tanto no posicionamento do site quanto na percepção que o consumidor tem da sua marca, o que influencia diretamente as conversões.
Importante: além de trabalhar o SEO constantemente, é preciso ficar atento às novidades e alterações dos algoritmos. Por isso é muito recomendável contratar um especialista no assunto.
Leia também: O papel do SEO no marketing digital
Por que investir em SEO vale a pena?
Se você tem dúvidas se vale a pena investir em SEO, assista ao vídeo abaixo em que Daniel Imamura, especialista em SEO e considerado o melhor profissional da área pela ABRADi nos anos de 2020 e 2021, explica os objetivos por trás das estratégias de otimização de sites:
O SEO pode trazer muitas vendas para você, mas é preciso aplicar melhorias contínuas no site. Se ele for feito de forma adequada, rende ótimos resultados e muitas vantagens.
Resultados
Imagina seu site recebendo milhares de visitas de forma orgânica das buscas do Google? Esse é um dos principais resultados de uma otimização de sites bem-feita.
Por meio de um amplo trabalho estratégico, envolvendo pesquisa de palavras-chave, posicionamento desses termos e técnicas de otimização, seu site ganha visibilidade.
Com isso, ele é mostrado pelo Google para usuários que estão pesquisando pelas palavras-chave trabalhadas, incentivando-os a comprar um produto ou entrar em contato.
Ou seja, é só imaginar que o SEO te deixa muito bem posicionado em uma vitrine (no caso, o Google) e as pessoas que passarem por ali terão interesse em conhecer a sua loja.
Saiba o que faz um profissional de SEO
Vantagens
- O e-commerce está crescendo cada vez mais, principalmente após a pandemia, e os investimentos em geração de tráfego orgânico nunca foram tão benéficos às marcas quanto agora.
- Hoje em dia, as pessoas estão muito conectadas à internet. Quando precisam de um produto ou serviço, instintivamente fazem uma busca no Google. Se o seu site aparecer entre os primeiros resultados, as oportunidades de vendas serão absurdamente maiores.
- Quanto mais posicionamento você tiver, maior será sua autoridade dentro do nicho em que atua. As pessoas que te veem entre os primeiros colocados consideram o seu site uma referência e atribuem mais credibilidade ao que você tem a oferecer.
- As estratégias de SEO são consideradas de baixo custo se comparadas aos links patrocinados. Além disso, quando aplicadas com o Inbound Marketing, trazem leads muito mais qualificados ao seu site.
- O SEO é considerado uma estratégia de alta durabilidade. Quando os resultados começam a aparecer, tendem a gerar receita por um longo período até terem que passar por algum tipo de atualização.
No mais, é possível dizer que as principais vantagens do SEO incluem:
- Aumento do ROI (retorno sobre investimento);
- Aumento de oportunidades e vendas;
- Aumento na visibilidade orgânica da marca;
- Diminuição do CAC (custo de aquisição de clientes);
- Facilidade na hora de mensurar os resultados;
- Geração de leads mais qualificados;
- Aumento da credibilidade da marca no mercado.
Importante: a otimização de sites vem sendo cada vez mais buscada por empresas de todos os setores, em todo o mundo. Por isso, é recomendável contar com o trabalho de quem realmente entende do assunto.
Conheça a Consultoria Digital
São inúmeras oportunidades que você pode adquirir graças à otimização de sites, então vale muito a pena investir em SEO agora para colher seus frutos daqui a algum tempo. Quanto antes você começar o SEO do seu site, mais cedo verá os resultados.
O retorno é garantido se você tiver paciência e souber como implementar as técnicas de SEO de maneira correta e contínua.
Dessa forma, nós te convidamos a conhecer a consultoria de SEO da CD, que visa melhorar o posicionamento das suas palavras-chave, assim como a visibilidade da sua empresa no ambiente digital.
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