Conhecer bem o seu público-alvo e o que ele espera da sua empresa é um ponto fundamental para elaborar estratégias precisas e eficientes. Sendo assim, diversos estudiosos realizam pesquisas que visam avaliar a experiência do consumidor para encontrar tal resposta.
Desse modo, empreendedores e gestores devem se manter atualizados sobre esses estudos, de modo a permanecerem à frente de seus concorrentes. Nesse sentido, separamos, neste artigo, as principais tendências apontadas pelos estudiosos para 2021, bem como dados levantados em uma pesquisa recente sobre o que os consumidores esperam das marcas durante a pandemia.
Durante a leitura, você perceberá que ambos os estudos apresentam convergência de informações, as quais poderão proporcionar interessantes insights para aprimorar o planejamento de seu negócio para 2021.
Leia também: Pesquisa do Google apresenta as prioridades dos brasileiros em 2021
Painel Key Trends 2021
O painel do Key Trends 2021 contou com a participação de Bruno Mello (CEO e editor-executivo do Mundo do Marketing), Fábio Mariano (PhD em Antropologia e Sociologia) e Renato Meirelles (especialista em comportamento e presidente do Instituto Locomotiva) para debaterem sobre o comportamento e a experiência dos consumidores e o que eles mais esperam das marcas em 2021.
Durante o painel, Fabio Mariano indicou cinco tendências para este ano. A primeira delas é a digitalização da vida por meio da adoção de recursos digitais para satisfazer diversas necessidades cotidianas.
A segunda diz respeito à maior inclusão de diferentes perfis de consumidores, tais como pessoas idosas e negras, por exemplo.
Já a terceira é sobre a cultura do cancelamento, que visa “cancelar” pessoas ou marcas por não agirem adequadamente ou com transparência.
A quarta tendência é o maior engajamento do público consumidor, que, consequentemente, irá se refletir em um maior ativismo por parte das empresas ao apoiarem causas sociais.
Por fim, a quinta tendência diz respeito a uma linguagem e apresentação de produtos e ambientes com aspecto mais lúdico.
Relatório Especial do Edelman Trust Barometer 2020: confiança nas marcas
O estudo realizado pela agência global de Relações Públicas Edelman também visou identificar o que os consumidores esperam das marcas no contexto de pandemia. Segundo o relatório, os entrevistados esperam que as marcas se unam às autoridades governamentais e a associações para sanar a crise ocasionada pela pandemia do novo coronavírus (96%) e assegurem o bem-estar e a segurança financeira de colaboradores e fornecedores durante a pandemia, mesmo que isso acarrete prejuízos financeiros para a empresa (93%).
Além disso, conforme os dados levantados, 43% dos entrevistados creem que as marcas auxiliarão na recuperação econômica do país e 48% identificam que as marcas estão mais engajadas em questões sociais.
A pesquisa também aponta que os próprios consumidores estão mais engajados: 52% afirmaram que começaram a consumir produtos de uma marca em especial devido à inovação ou ações solidárias realizadas por ela durante a pandemia, bem como 41% persuadiram outras pessoas a pararem de comprar de uma determinada marca por causa de uma postura interpretada como inapropriada para o momento de crise.
Convergência entre os dados
Como você pôde perceber, tanto no painel Key Trends como no relatório da agência Edelman, os quais visavam captar a experiência do consumidor, é perceptível identificar que o público está mais engajado em questões sociais e, consequentemente, está demandando uma postura mais ativa das marcas.
Sendo assim, as empresas que irão se destacar em 2021 serão aquelas que, principalmente, investirem em uma abordagem mais humanizada e sensível às questões sociais e divulgarem as suas ações perante o público consumidor, de modo a terem as suas ações amplamente reconhecidas.
Leia mais: Digital First muda o comportamento do consumidor e influencia o marketing das empresas