A vida na contemporaneidade trouxe diversos facilitadores, principalmente, quando o assunto é consumo. Centros comerciais, por exemplo, que existem na nossa sociedade há séculos, estão sempre sendo repensados e modernizados na tentativa de facilitar ainda mais o processo de compra e venda de mercadorias e produtos.
Hoje, por exemplo, quando pensamos em um centro comercial, logo vem à mente a imagem do shopping center, repleto de lojas, com pessoas entrando, saindo e andando pelos corredores, lotadas de sacolas e embrulhos de presentes. Mas será que é só isso mesmo?
Afinal, o que é o marketplace?
Sem rodeios, o marketplace é exatamente um shopping center, só que online. A dinâmica é a mesma: um espaço em que as marcas dividem atenção e conseguem apresentar seus produtos em vitrines bem elaboradas, só que no ambiente virtual.
É um sistema de negócios, uma plataforma para vender online que tem sua relevância em constante crescimento e já ocupa um bom espaço no e-commerce. A cada dia que passa, mais lojas acham uma opção relevante e a incluem em suas estratégias de vendas. Assim, em vias simples, os lojistas geram uma comissão à plataforma em troca de conquistarem um espaço dentro dela.
Hoje em dia, grandes marcas, como o eBay e a Amazon, já se tornaram umas das referências no modelo.
Algumas vantagens e desvantagens do marketplace
Vantagens
Estar em evidência
Uma das grandes vantagens da adesão é a possibilidade de expor seus produtos em grandes plataformas, com altas taxas de visualizações e acessos, e ainda garantir qualidade e confiança ao seu produto. Hoje, assegurar que o consumidor se sentirá seguro para realizar a compra é uma das estratégias principais para o crescimento do comércio em ambiente virtual, lembrando que o e-commerce cresce em 2020, mas lojas físicas ainda são as mais procuradas pelos consumidores.
Vendas e lucros crescem
Estando em maior evidência e oferecendo um produto seguro, interessante e atrativo, consequentemente, as vendas crescem, exatamente pelo aumento da audiência de consumidores. Conseguir estar presente em ambiente virtual, principalmente em um mundo dominado pelas mídias digitais, e manter um bom relacionamento entre a marca e o público são chaves importantes para o sucesso das vendas.
SEO e público variado
O seu site aparecerá em outros muito bem rankeados, a depender da plataforma escolhida, e poderá gerar mais cliques para o seu próprio negócio, interferindo diretamente em uma melhor otimização. Além disso, pessoas de outros nichos serão atraídas, gerando uma maior diversidade em seu mercado consumidor.
Desvantagens
Gera dependência
As marcas acabam sujeitas a qualquer interferência que possa acontecer com a plataforma escolhida, como, por exemplo, um encerramento de atividades ou até mesmo uma mudança em algumas taxas.
Personalidade em risco
Apesar do nome e, até mesmo, de outros pontos que compõem a identidade visual da marca serem identificados no momento da compra, muitos consumidores aliam tal produto apenas à plataforma de marketplace onde foi realizada a transação. Isso pode afetar diretamente uma boa construção de marca, por isso deve-se pensar em estratégias muito eficientes para driblar o problema.
Tendências do marketplace para 2021
A tendência para 2021 é investir cada vez mais em planos de Marketing eficazes para um bom posicionamento no meio digital, que vem em crescimento acelerado. As chances das marcas de terem sucesso, se aliando às plataformas que prestam esse tipo de serviço, são grandes, dado ao aumento da procura por parte de consumidores por soluções no e-commerce. O ano de 2021, definitivamente, é um bom momento para se investir no mercado digital. Conheça as principais tendências do e-commerce para 2021.