A encontrabilidade é a possibilidade que um site tem de ser encontrado de forma fácil pelo usuário na internet por meio das plataformas que fazem mais sentido para a empresa.
Não faz sentido a sua empresa estar na internet se o seu público-alvo não consegue achá-la com facilidade.
Seja em qual plataforma for, é essencial que o seu negócio seja encontrado com facilidade por potenciais clientes que precisem resolver um problema.
A encontrabilidade também pode ser vista como um conceito de qualidade interativa entre a interface e o usuário, além do conceito de findability, ou seja, a facilidade com que determinadas informações de um site podem ser achadas.
Além de investir em encontrabilidade e facilidade, a empresa deve manter o site ativo e com conteúdos atualizados e de qualidade. Essas estratégias são essenciais, por exemplo, para a atração de clientes qualificados junto com outras ferramentas de Inbound Marketing.
Plataformas em que a encontrabilidade pode ser trabalhada
A escolha da plataforma ideal para que a sua empresa invista em encontrabilidade depende de uma análise de cenário que faça mais sentido.
Separamos algumas plataformas que podem ser escolhidas. Confira!
É a mais conhecida de todas as plataformas e é aqui que os maiores esforços de Search Engine Optimization (SEO) estão.
No Google, podem ser aplicadas diversas estratégias de SEO a fim de aparecer no topo das buscas orgânicas do buscador.
Essas estratégias pode ser dividas em 3 grandes pilares:
- On-page (código-fonte);
- Conteúdo (todo o conteúdo do site);
- Link building (link externos).
YouTube
O YouTube é a segunda plataforma mais utilizada para a realização de buscas pelos usuários.
O trabalho de otimização no YouTube também é conhecido como SEO: o SEO para o YouTube.
Aqui é trabalhado, principalmente, os metadados disponibilizados pela plataforma, que são:
- Título do vídeo;
- Descrição do vídeo;
- Tags;
- Thumbnails chamativas com o intuito de melhorar o CTR.
Redes sociais
As redes sociais são grandes ferramentas para que sua empresa possa ser encontrada pelos seus potenciais clientes.
Alguns recursos que você pode utilizar para ser encontrado são:
- Hashtags;
- Marcadores de localização (cidade e estabelecimento, por exemplo).
Loja de aplicativos
Se a sua empresa é do setor de aplicativos, saiba que existe o App Store Optimization (ASO).
Alguns itens que podem te ajudar a ser encontrado e mais baixado são:
- Imagem do app;
- Título do app;
- Descrição curta;
- Screenshots;
- Descrição longa.
Fatores que fazem a diferença em relação à encontrabilidade
Separamos alguns pontos de atenção em relação à encontrabilidade que sua empresa deve ficar atenta. Confira abaixo!
Redirecionamentos
Todo redirecionamento necessário é capaz de ser com o código 301, o redirecionamento permanente.
O código 302 pode causar uma diminuição na frequência de indexação do site.
É preciso estar atento para que não se faça redirecionamentos sem fim ou com loopings.
Com a remoção de determinado conteúdo, o ideal é que se redirecione o visitante para uma página relacionada ou página de erro personalizada, a fim de não deixá-lo perdido e também para que o robô de busca não fique sem alternativas de navegação.
Confira o nosso artigo técnico sobre os redirecionamentos e saiba mais!
Canonização de URLs
A canonização de URLs é uma forma de escolher apenas uma maneira de acessar determinado conteúdo.
Por exemplo: a maioria dos sites dá permissão para que o usuário acesse determinado site de duas formas: pelo www.meusite.com.br ou pelo meusite.com.br.
Isso pode ser problemático, já que pode gerar conteúdos duplicados e dividir a força do site.
Conteúdo duplicado
Para evitar a existência de conteúdos duplicados, é necessário organizar estruturalmente os links e URLs de forma única para cada conteúdo, evitando que a força de uma página seja dividida para duas com conteúdo iguais e levando a uma melhora no posicionamento de determinado site nas buscas.
Leia nosso artigo técnico sobre conteúdo duplicado e fique por dentro de mais detalhes!
Elementos de navegação
Elementos de navegação que são simples e acessíveis são ideais tanto para o usuário como para os robôs de busca. Menus organizados, com a presença de links em HTML e em texto, são exemplos desses elementos.
Sitemaps
A utilização de sitemaps em XML e em HTML (versão para usuários) são boas práticas para que o robô de busca encontre e realize a indexação das páginas. Páginas indexadas causam mais visitas.
Outras dicas para ajudar a encontrabilidade
Algumas outras dicas que influenciam positivamente a encontrabilidade são:
- Usar palavras-chaves que atraiam e que tenham relação com o conteúdo (não sabe o que são palavras-chave? Descubra!);
- Apostar em conteúdos atuais e de qualidade para que o usuário retorne mais vezes;
- Usar chamadas que despertem o interesse;
- Fazer postagens que envolvam os usuários;
- Ser transparente para conseguir a confiança do usuário;
- Usar uma linguagem que gere identificação por parte do cliente;
- Criar conteúdos que promovam outros conteúdos;
- Conhecer o concorrente.
Continue aprendendo: Confira nosso e-book sobre SEO para Conteúdo
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