O redirecionamento 301 no WordPress, ou redirect 301, mostra ao usuário que a página onde ele se encontra mudou de endereço e evita o famoso erro 404.
Assim, por meio do redirecionamento 301, você melhora a experiência do usuário que havia encontrado uma determinada página que não existe mais e evita sofrer penalizações do Google com o erro 404.
Saiba tudo sobre o redirect 301 e como ele é feito no WordPress.
O que é redirecionamento 301?
O redirecionamento 301 é aplicado quando um endereço foi movido de forma permanente, mostrando que o endereço anterior foi desconsiderado em detrimento de um novo.
Com o redirecionamento, o Google consegue atualizar seu índice e desconsiderar o antigo, assim como transferir a autoridade e outras especificações.
Portanto, o redirecionamento 301 é muito importante para trocas permanentes, como uma migração de site.
Quando é necessário?
Supondo que você tenha uma página ativa no seu site e por algum motivo não vai mais utilizá-la, é preciso prezar pela experiência do usuário.
O redirecionamento 301 é necessário justamente para que, ao entrar nessa página que será descontinuada, a pessoa seja direcionada a uma nova página automaticamente.
Além disso, com o redirect 301, você transfere toda a autoridade e backlinks que conquistou com a página antiga para a nova.
Como o redirecionamento 301 é feito no WordPress?
A forma mais fácil de fazer o redirecionamento 301 no WordPress é pela área de plugins. Lá, basta adicionar o plugin Redirection, considerado o mais simples e fácil para esse serviço.
Leia também: Dicas para melhorar a legibilidade do Yoast SEO no WordPress
Veja o passo a passo no vídeo que desenvolvemos mostrando como fazer o redirect 301 no WordPress:
Em “Ferramentas”, clique no plugin Redirection. Nele, você precisa fazer algumas configurações:
- Adicionar novo redirecionamento: na frente de “Redirecionamentos”, clique no botão “Adicionar novo”.
- URL de origem (antiga): no primeiro campo, é preciso adicionar a URL de origem, ou seja, o endereço antigo que será descontinuado.
- URL de destino (nova): em seguida, é preciso adicionar a URL de destino, isto é, a página para a qual o usuário será redirecionado.
Então, basta clicar em “Adicionar redirecionamento” para concluir a operação. Observe que um registro desse redirecionamento vai aparecer na tela, logo abaixo dos campos de preenchimento.
Como saber se o redirecionamento 301 deu certo?
Ainda que a operação ocorra de acordo com o esperado, é importante testar se o redirecionamento 301 deu certo.
Para isso, vá à página de origem (URL antiga) e clique no botão de atualizar – ou tente carregá-la novamente.
Se o redirecionamento deu certo, você será automaticamente direcionado à página de destino (URL nova).
Ferramenta WebSniffer
Se você faz questão de ver o código 301 para ter certeza de que está tudo certo, pode utilizar a WebSniffer, uma ferramenta gratuita que faz esse teste.
Essa plataforma faz uma análise do cabeçalho http e te mostra o que a máquina “vê” ao carregar a página.
Para isso, basta adicionar a URL antiga no primeiro campo de preenchimento da página. Assim, a ferramenta vai emitir o cabeçalho na íntegra, incluindo o código 301.
Veja também: Dicas para melhorar a legibilidade do Yoast SEO no WordPress
O que acontece se não for feito o redirecionamento 301 em um site?
Se você possui um site e mudar seus links e não fizer um redirecionamento 301, poderá sofrer essas consequências:
- Perda de tráfego: Se caso algum usuário do seu site tentar acessar a URL antiga e ela não ter um redirecionamento 301, ele irá direto para uma página 404, gerando assim a perda deste visitante e outros futuros.
- Impacto no SEO: O redirecionamento 301 é muito importante para transferir a autoridade e o valor de SEO da URL antiga para a nova. Sem o redirect, o site pode perder posições nos resultados de busca, já que a nova URL não receberá o valor acumulado pela antiga.
- Experiência do usuário prejudicada: Ao deixar de fazer um redirect, você passa ao seu visitante uma péssima experiência, afinal, ele irá cair em uma página 404 em qualquer link que tentar acessar.
- Dificuldade na indexação: Os mecanismos de busca vão ter dificuldade em entender que a URL foi alterada, resultando em uma indexação inadequada e na possibilidade de que a nova URL não seja indexada corretamente.
- Perda de backlinks: Se a URL antiga tiver backlinks, sem o redirecionamento 301, esses links não vão passar valor para a nova URL, perdendo tráfego e autoridade.
Conte com especialistas em desenvolvimento de site
Se você precisa fazer o redirecionamento 301, conte com os especialistas em desenvolvimento de site da Consultoria Digital, que é uma agência de Marketing Digital.
Nossa equipe sabe tudo o que deve ser feito, assim, você não precisa se preocupar e pode focar na parte estratégica do seu negócio.
Conheça o serviço de migração de sites da CD aqui pelo site e aproveite para entrar em contato e tirar suas dúvidas com um de nossos especialistas.
Saiba a importância do SEO para WordPress