Oferecer diferenciais competitivos certamente é o desejo de muitas empresas, pois eles ajudam a dar mais destaque frente à concorrência, permitindo que a empresa aumente a relevância em seu segmento de atuação.
No entanto, algumas empresas continuam apostando nos benefícios genéricos que os clientes já nem dão tanta importância. Para que um benefício seja um diferencial competitivo, ele deve ser impactante para o cliente e diferente do que já existe no mercado.
Para entender como criar diferenciais verdadeiramente competitivos e ainda saber como divulgá-los corretamente, leia nosso artigo!
Diferenciais competitivos
Segundo Michael Porter, reconhecido professor de Harvard, para que um benefício seja considerado um diferencial competitivo, é necessário que ele preencha alguns requisitos, como exclusividade, sustentabilidade e aplicabilidade variada, além de precisar ser melhor quando comparado ao mesmo aspecto dos concorrentes.
Para entender melhor cada um desses critérios, veja o exemplo abaixo:
Uma empresa oferece o serviço de entrega rápida em até 24h para os clientes do estado de São Paulo.
Essa característica é um diferencial competitivo se outras empresas não oferecem esse tipo de entrega rápida (exclusividade), se esse tipo de entrega conseguir se manter viável ao longo do tempo (sustentável), se é possível fazer entregas rápidas de produtos diversos (aplicabilidade variada) e se, ao comparar com outras empresas, o prazo da entrega não é maior do que outras opções já oferecidas no mercado.
Por que é importante se diferenciar?
As empresas que buscam se diferenciar da concorrência tendem a aumentar o seu market share, ou seja, o seu espaço no mercado. Ao trazer mais benefícios para os clientes, eles não precisam se contentar apenas em comprar em locais em que já estão acostumados, por exemplo.
Os clientes podem aproveitar os diferenciais oferecidos pela sua empresa para fazer uma compra pontual e assim conhecer melhor o negócio. É exatamente aí que a organização ganha a oportunidade de conquistar e encantar um novo cliente, o que aumenta os negócios e a relevância no mercado.
Como criar um diferencial competitivo em relação à concorrência?
Para criar um diferencial competitivo que realmente chame a atenção do cliente, é possível escolher entre algumas estratégias. Confira seis diferenciais competitivos para se destacar no mercado e vender mais que a concorrência:
Preço
Há muito tempo o preço é considerado um dos principais diferenciais competitivos entre as empresas. Ter o melhor preço do mercado em um produto ou serviço certamente pode alavancar as vendas e atrair um público mais diverso.
O que acontece é que nem sempre é possível fazer grandes modificações nos preços cobrados, até porque muitos produtos são praticamente “tabelados” e acabam tendo um preço muito similar em qualquer site confiável da internet. Nesse momento, é preciso recorrer a outros diferenciais competitivos, os quais vamos trabalhar nos próximos tópicos.
Facilidade de compra e frete
O mundo está cada vez mais corrido e dinâmico, fazendo com que um diferencial muito importante seja o tempo de entrega dos produtos. Quando um celular utilizado para o trabalho não funciona mais ou quando precisamos fazer uma refeição rápida para poder sair para algum compromisso, por exemplo, focamos na facilidade da compra.
Sites que oferecem um frete com custo baixo, gratuito ou com tempo bem reduzido de entrega, restaurantes em apps de delivery que fazem a entrega mais rápida e até mesmo a escolha por um motorista de aplicativo ao invés de esperar um ônibus são fatores que evidenciam a preferência dos clientes pela agilidade.
Condições de pagamento
Condições de pagamento variadas ou mais flexíveis também podem ser um diferencial competitivo da empresa. Algumas opções que vale a pena considerar são:
- Pagamento à vista com desconto;
- Parcelamento com mais de um cartão;
- Pagamento com desconto via Pix;
- Pagamento com aplicativo.
Existe um vasto público que aproveita descontos em determinadas formas de pagamento. Muitas vezes o preço não muda tanto para a empresa, mas só de ela contar com esse diferencial o cliente opta por fazer a compra no local.
Qualidade
Para usar a qualidade como diferencial competitivo, não basta apenas destacar essa característica genericamente. É preciso provar que o seu produto realmente tem a qualidade que você menciona. Isso pode ser feito por meio de prêmios, certificados, testes comprovados e assim por diante.
Além disso, quando alguma autoridade do mesmo nicho fala bem do seu produto em um vídeo ou em um depoimento escrito, isso traz mais credibilidade para a empresa e faz com que o público confie mais na qualidade do produto. Algumas autoridades para você fazer parcerias como essa são os profissionais da área, os influenciadores digitais e os estudiosos do segmento.
Garantia
Outro diferencial muito interessante das empresas tem relação com a garantia e assistência técnica que oferecem em seus produtos. Empresas que vão além da garantia legal, ou que possuem uma política de assistência técnica mais flexível, certamente podem divulgar esse aspecto nas suas mídias como um grande diferencial competitivo.
Tempo de empresa
Mencionar que a empresa possui anos de experiência no mercado não atesta nada no que tange à qualidade do produto. Conhecemos muitas empresas que estão em atividade há anos, mas que não entregam resultados satisfatórios em seus produtos, não é mesmo?
Nem por isso a experiência da empresa não deve ser destacada como um diferencial. Essa informação pode e deve constar nas suas mídias, mas ela deve vir em conjunto com provas de que a história da sua empresa traz consigo um rol de clientes satisfeitos e dispostos a expressar isso por meio de depoimentos nas mídias digitais do negócio.
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