Nesse episódio falamos sobre qual é o ROI ideal para os seus investimentos em Marketing Digital.
Basicamente o que você precisa é que o seu CAC (Custo de Aquisição de Clientes) seja relevante para o seu negócio, levando em consideração o LTV (Lifetime Value), ou seja, quanto o seu cliente recém adquirido vai investir na sua empresa durante toda a vida de interações que ele tem com o seu negócio.
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Imagine o seguinte cenário: você tem 2 mil reais para investir no seu Marketing Digital. Por meio de todas as suas campanhas, você acaba adquirindo dois novos clientes, ou seja, o Custo de Aquisição do Cliente, o CAC, foi de mil reais para cada cliente. Mas será que vale a pena esse investimento? Será que está muito alto o seu Custo de Aquisição?
E a resposta é: depende. Depende do que você vai vender para esse cliente durante o período de interação, o lifetime value, ou seja, o valor que você vai conseguir oferecer a ele em vendas durante todo o período em que ele vai poder ficar ativo com você.
Vou dar um exemplo até mais prático para você poder imaginar como que isso pode acontecer e ser lucrativo, mesmo investindo mil reais para adquirir um único cliente.
Exemplo de ROI ideal
No caso da Consultoria Digital, que nós temos clientes que são decorrentes, eles contratam uma consultoria e pagam mensalmente. Um cliente que fecha um contrato de 12 meses conosco pode ser que invista mais de 20 mil por ano em média.
Isso quer dizer que, com mil reais que eu investi para trazer esse cliente, nos próximos 12 meses vou ter um retorno de aproximadamente 20 mil reais, então, vale a pena, sim, investir mil reais para trazer um cliente.
Agora, se você tem um produto que é único, que o cliente vai comprar uma única vez e depois nunca mais, e você está investindo mil reais para adquirir esse cliente, se não for um ticket muito alto, talvez não compense.
Você precisa adaptar suas estratégias de Marketing Digital para que o CAC seja coerente, e o seu retorno sobre o investimento seja positivo, não te deixando no negativo.
Estou trazendo esse tema para o Coisa de Empreendedor porque é comum vermos algum cliente falando: ”nossa, mas eu estou pagando 100, 200 reais, para gerar um novo cliente”, só que temos que analisar justamente quanto esse cliente vai gerar em vendas dentro da nossa empresa durante o período em que passar conosco, seja comprando, seja investindo.
Se você gostou dessa sacada sobre como calcular o retorno sobre o investimento (ROI), pensando no CAC, deixe seu comentário!